Inglês

Pessoal, sei que a maioria dos profissionais de TI tem nivel técnico de inglês

porém, também sei que ter ingles avançado/fluente é um grande diferencial

tenho muito interesse em aprender ingles, queria chegar pelo menos no intermediario de conversação

porém não tenho tempo, na verdade apenas pequenos intervalos, no onibus, no horario de almoço, as vezes no trabalho etc.

vocês que aprenderam ingles na marra sem tempo e sem gastar nada, tem alguma dica?

abraços

Cheguei a fazer 4 anos de curso de inglês pelo CCAA, mas mesmo assim eu ainda me enrolo um bocado. Pra treinar, eu costumo ler jornais americanos, revistas também americanas e livos também em inglês, independente de serem americanos ou não. Estar sempre com um dicionário também é uma boa. Também é bom conversar em inglês com amigos que também falem esse idioma.

Experimente esse site, é ótimo.

Esses dias um carinha nativo me chamou pra uma conversa no skype, um ensinando o outro o seu idioma, é muito produtivo.

No longo prazo, o inglês se mostra um diferencial mais importante do que a certificação para a carreira. Sem ele, você demorará mais a ter acesso a novas tecnologias (o material das novidades chega primeiro em inglês), ficará muito prejudicado ao procurar bugs (não poderá participar de fóruns internacionais), dificilmente terá acesso a especificações oficiais, etc.

Você também tem menos chance de ser contratado por uma multi-nacional e, ainda que seja, terá menos chance de ser enviado para o exterior.

[quote=gqferreira]Experimente esse site, é ótimo.

Esses dias um carinha nativo me chamou pra uma conversa no skype, um ensinando o outro o seu idioma, é muito produtivo.[/quote]

Eu já utilizei e recomendo. O site é ótimo mesmo.

Então, é meio complicado aprender inglês sem ter nenhum gasto.

Para a nossa área eu considero inglês como algo básico, que todos
deveriam saber, pois hoje em dia inglês não pode ser considerado um diferencial mais.

Como o pessoal já falou, uma boa é o livemocha para se aprender, mas eu gosto
muito de fazer algum curso, por isso estou na wizard já faz 4 anos e estudei no cna 2 anos. O gasto financeiro
em um curso vale o resultado gerado, e claro, a vontade da pessoa em aprender é fundamental.

Como você não tem tempo, eu te diria que para pensar em inglês cada palavra que você normalmente pensaria
em português. Isso vai te treinar bem.

livemocha é muito bom mesmo, fora que tem uma porção imensa de idiomas xD

Uma vantagem desses sites livemocha, paltalk, etc… é que você tem contato com nativos da língua, que vão te corrigindo, guiando a medida que você vai tendo contato com eles.

Outra coisa que faço muito também é ver séries/filmes/jornais/livros/músicas em inglês, me amadureceu muito, principalmente na compreensão auditiva (eles também ‘cortam’ muito as palavras, e nos cursos eles não ensinam isso xD) e também nos idioms/gírias, coisa que também não é abordada muito profundamente na maioria dos cursos.

[quote=johnny quest]Então, é meio complicado aprender inglês sem ter nenhum gasto.

Para a nossa área eu considero inglês como algo básico, que todos
deveriam saber, pois hoje em dia inglês não pode ser considerado um diferencial mais.

Como o pessoal já falou, uma boa é o livemocha para se aprender, mas eu gosto
muito de fazer algum curso, por isso estou na wizard já faz 4 anos e estudei no cna 2 anos. O gasto financeiro
em um curso vale o resultado gerado, e claro, a vontade da pessoa em aprender é fundamental.

Como você não tem tempo, eu te diria que para pensar em inglês cada palavra que você normalmente pensaria
em português. Isso vai te treinar bem.

[/quote]

Como não pode ser considerado diferencial?
basta o cara aprender inglês e ele fica na frente de 70 ou 80% do mercado… pra mim isso é um grande diferencial.
( O cara que sabe português já tem um grande diferencial, já entra na frente de quase metade dos profissionais da área)

inglÊs é igual português, a gente vive aprendendo. Agora pegar fluência ou no mínimo chegar ao nível de ser capaz de entender e se expressar em inglês é um passo importante mesmo.

[quote=renanpto][quote=gqferreira]Experimente esse site, é ótimo.

Esses dias um carinha nativo me chamou pra uma conversa no skype, um ensinando o outro o seu idioma, é muito produtivo.[/quote]

Eu já utilizei e recomendo. O site é ótimo mesmo.[/quote]

Um dos melhores que conheço.

Cara, eu vou discordar de você, não que meu ingles seja avançado ou fluente, mas digo que me viro bem, e fiz 6 meses de curso e me arrependi, aprendo mais sozinho que seguindo alguma metodologia idiota que so quer seu $$$ do que te ensinar qualquer merda.

Eu aprendi bastante com músicas, Letras + Audio + Tradução. Podcasts para treinar o ouvido, alguns cursos vc axa pela internet, audio livros ajudam também.

Mas o primeiro passo e treinar os outros e os ouvidos a entender o ingles, esqueça gramatica, e regras idiotas que esses cursos te enfiam goela abaixo.

O que você aprendeu primeiro a falar ou as regras de gramatica?

O podcast do Ingles Online é muito bacana http://www.inglesonline.com.br/ como a autora é brasileira torna a compreensão melhor do que podcasts feitos por pessoal do EUA.

abraços

  • Ouça PodCast;
  • Faça amigos do exterior, nem que seja pra gaming (eu era de um clan de AOE cheio de pessoas que só falavam inglês);
  • Assista séries só em inglês. NO começo é chato demais, depois você começa a entender algumas parte e fica super feliz!!!
  • Leia livros em inglês;
  • Pratique o tempo todo.

Um bom blog: listen-to-english.com

Eu tambem to querendo aprimorar o meu ingles, acho que vou dar uma olhada neste licemocha.

Realmente estes cursinhos são phoda, puts os caras te enrolam 5 anos pra aprender alguma coisa, ja perdi a conta de quantos destes ja entrei e sai por motivos variados.

Basico I e II, intermediario I, ja fiz uma monte de vez, mas nunca fui muito alem disto :lol: Por incrivel que pareca meu ingles deu uma boa melhorada, quando comecei a Jogar WoW, e tinha que ficar falando em ingles com os estrangeiros!

To pensando em fazer aquele curso da Wise-Up, de 18 meses, parece ser interessante.

O negócio é que as pessoas vão mais ou menos seguindo essas etapas :

iniciante - A inicial é onde o cara sabe ums poucas coisas, consegue compreender um texto com certa dificuldade e quase não arrisca escrever.
intermedário - Começa a escrever, consegue compreender texto técnico ou até mesmo um livro inteiro. Compreende algumas coisas do que escuta, consegue até mesmo levar uma conversa com outro estrageiro seja de forma escrita ou de forma falada, mas principalmente de forma escrita. Consegue escrever algumas frases, mesmo que incorretamente, mas arrisca falar muito pouco. Quando fala, fala errado e mal consegue entender o que está errado. Consegue assistir filme com legenda em ingles ou mesmo sem legenda se ele já tiver visto o filme umas 10 vezes. haha
avançado - Não tem medo de livro técnico em inglês. Vai se enrolar ainda se pegar livros de outras área, como ocorreria mesmo se tentasse em português. Consegue assistir filmes, noticias, series com mais facilidades. Ainda vai se perder em uma palavra ou outra mas sempre vai entender o contexto ( ou pelo menos entender pq não está entendendo). Consegue se expressar tanto de forma escrita como falada.
fluente - A pessoa fica a vontade para falar na lingua.

Acredito que para a pessoa se tornar fluente é necessário morar no país. Pra aprender a ler é possível se virar muito bem sozinho. Sem nenhum curso é possível ler e entender um livro técnico com certa facilidade.
O live mocha é mesmo bem interessante (mas os exercicios que existem no site não vão deixar ninguém no nível avançado). Se, por lá, arrumar um amigo e começar a conversar por audio durante bastante tempo, talvez a pessoa vai naturalmente começar a melhorar o entendimento e, talvez, a fala.

Acredito que um curso de imersão, com bons professores seja importante para alguém que quer realmente aprender ingles.

Pelo que vejo o inglês é diferencial mesmo só quando trabalhar com ele for realmente necessário e, sinceramentem, ninguém aprende inglês de uma hora pra outra estudando sozinho trancado em um quarto.
Até se sentir confortavel para interagir pessoalmente com outras, sentir segurança para falar e escrever de forma que pelo menos pareça com um ‘americano’ falando leva um certo tempo interagindo com gente que fala fluente.
Dos profissionais que dizem saber inglês, são poucos aqueles que têm fluência no idioma. O inglês perde boa parte de sua utilidade quando a pessoa não tem fluência.

vc pode comprar um livro que abraange + gramática e depois fazer um curso de conversação, geralmente nas ferias tem uns intensivos. e pode usar os skype ns finais de semana para conversação, no forum do skype tem grupos pra isso…

[quote=Jesuino Master]- Ouça PodCast;

  • Faça amigos do exterior, nem que seja pra gaming (eu era de um clan de AOE cheio de pessoas que só falavam inglês);
  • Assista séries só em inglês. NO começo é chato demais, depois você começa a entender algumas parte e fica super feliz!!!
  • Leia livros em inglês;
  • Pratique o tempo todo.

Um bom blog: listen-to-english.com
[/quote]

Boas dicas! E tudo gratis! +1
Quanto mais voce pratica, melhor voce fica. :wink:

Se tiver uma “Cultura Inglesa” por perto de voce tambem e’ uma boa ideia.
Acho que eles tem cursos no Sabado demanha - fiz e recomendo!

Inglês é fundamental não somente para a leitura de textos técnicos, mas também para a vida em geral. Imagine você chegar nos EUA sem sequer dizer uma palavra.

E situações surpresas. Uma vez uma pessoa importante do mundo JavaFX disse que estava vindo para o Brasil e falou da possibilidade de no encontrarmos aqui para bater um papo. Eu tremi na base, pois tinha falado em inglês somente em meetings por telefone aqui na empresa ou com alguns amigos indianos, com script escrito e fala pausada, sem pressão. Mas por outro lado eu não poderia perder de forma alguma essa oportunidade.

Foi um desafio interessante, dei altos foras, engasguei, falei coisa errada, mas por umas duas horas tivemos que nos comunicar. Ele dizia para eu não me preocupar, pois “eu sabia inglês melhor do que ele sabia português”.

Foi assustador, mas foi uma ótima experiência. Falar pessoalmente e só ter essa pessoa pra falar é bem diferente de uma reunião ou meeting por telefones. Queria ter essa experiência de novo, por isso nas próximas férias vou viajar para algum lugar fora do Brasil.