Inicialização de objetos

Ola pessoal, estou começando a programar em java esse Mês e deparei com uma dúvida. Um programa exemplo que estava estudando tinha o seguinte código:

//Classe de numeros complexos
class Complexo{
	int x,y;   //parte real e complexo

public int Re(){ //retorna parte real
		return x;
	}

public int Im(){ //retorna parte imaginaria
		return y;
	}	

public Complexo Vezes(Complexo c){

Complexo resultado;

resultado.x = x*c.x - y*c.y;
			resultado.y = x*c.y + y*c.x;
			return resultado;
	}
	public void print(){
		System.out.println("(" + x + " + " + y + "i)");                  
	}
}

public class ComplexNum{

public static void main(String args[]){
		Complexo z,w; 
		z.x = 1; 
		z.y = 2;

System.out.print( "O valor de z eh ");
		z.print();
		System.out.println(" A parte real de z eh "+z.Re() );
		System.out.println(" A parte imaginaria de z eh "+z.Im() );
		System.out.print(" z ao Quadrado eh ");
		w = z.Vezes(z);
		w.print();
	}
}

Ao compilar o programa, aparece uma mensagem que as variaveis resultado e z não foram inicializadas.
Ao instanciar um objeto, eu tenho que obrigatoriamente inicializar com algum valor?
Tentei com null, o compilador aceitou, mas ao rodar o .class aparece a mensagem:

“Exception in thread “main” java.lang.NullPointerException
at ComplexNum.main(ComplexNum.java:30)”

a versão do javac que estou usando é 1.6.0_11

Alguem pode me explicar o que está errado.

Gracias
Cau

Toda variável local (dentro dos metódos) tem que ser inicializada antes de ser usada.

Já as variáveis de instância (atributos) são inicializadas com valores padrão (int incia com 0, boolean incia true etc), assim que qqer objeto da classe for instanciado.

:wink:

Antes de atribuir valores aos metodos do objetos, vc tem que criar o objeto com o new.

tipo: Cliente cliente = new Cliente("");
cliente.setNome("");