Iniciando em J2ME e indo pra PALM

Pessoal, sou iniciante em J2ME, já desenvolvi umas animações em que o usuário interage com o celular.Mas, agora, quero começar a programar PALMs , meu objetivo é desenvolver uma aplicação pra PALM que faz com o que o PALM envie mensagens pra um Computador comum. Não tenho nem noção do que devo ter pra programar PALM, devo baixar e instalar o quê no meu PC?Tem alguma IDE de desenvolvimento? Vocês podem me mandar links sobre isso?

Obrigado pessoal,

Raphael C.

Não sei se você está ligado nas configurações do J2ME, pois então, se você não souber o que isso significa e quais são elas eu recomendo você entendê-las primeiro, se voc já as conhece sabe que existe a CLDC para a imensa maioria dos celulares e para alguns PDA’s e também existe a CDC para a maioria dos PDA’s, a CDC permite criação d einterfaces melhores e programas mais complexos, uma vez que é direcionada para dispositivos melhores que celulares e PDA’s básicos. Se você usar a CLDC você vai utilizar o mesmo código que você já usou nos aplicativos que desenvolveu, exceto pelo fato de necessitar gerar um .prc a partir do .jar, para isso use o software midp4palm… existe também o POSE queé um emulador de PDA, então você baixa a JVM que já vem com a midp4palm e joga o .prc pra dentro do emulador e vê o resultado

Estava pesquisando e achei material sobre o super waba,acho que será melhor usá-lo, pois o J2ME não é tão bom pra se trabalhar com PALM, pelo que entendi, mas quero saber se realmente é bom? Vou ter portabilidade usando ele?

Gostaria de dicas (links) sobre comunicação do PALM com um PC comum, é complicado fazer isso?

[quote=“bigwaves”]Estava pesquisando e achei material sobre o super waba,acho que será melhor usá-lo, pois o J2ME não é tão bom pra se trabalhar com PALM, pelo que entendi, mas quero saber se realmente é bom? Vou ter portabilidade usando ele?

Gostaria de dicas (links) sobre comunicação do PALM com um PC comum, é complicado fazer isso?[/quote]

Sobre o SuperWaba eu não posso falar porque nunca usei mais a fundo para te dizer se é melhor ou pior que o J2ME, mas pelo poucoque eu sei ele tem uma coisa legal que é a portabilidade entre Palm OS e PocketPC, e também possibilita a criação d einterfaces mais trabalhadas… porém, usando o J2ME você ganha em portabilidade, uma vez que seu(s) cliente(s) queira migrar o aplicativo pra celular você conseguirá sem esforço algum, já com SuperWaba você vai ter que fazer um aplicativo totalmente novo para o celular

Waba é bom. Foi aperfeiçoado por brasileiros.

veja: http://atlas.ucpel.tche.br/~barbosa/consico/consico1/superwaba.pdf

Sei que o povo aqui é java porem veja os artigos abaixo também para conhecer o Conduit:

http://www.softpalm.com.br/artigos/conduit/pagina1.aspx
http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=512

Lembre-se que é possivel fazer conduits com java.

Wellington Pinto de Oliveira
Consultor em Sistemas Palm OS
consultoria@softpalm.com.br

Livros de Programação Palm: http://www.softpalm.com.br

Pelo lance de ser mais trabalhado (SuperWaba), apresentar interfaces melhores, acho que vou usá-lo.Mas gostaria de saber melhor sobre como fazer uma aplicação pra PALM usando o J2ME, vcs poderiam me falar um pouco mais detalhadamente o que devo configurar na criação do projeto para que saia uma aplicação PALM e não pra celular?Tem algum link sobre isso?

Nanaca, gostaria de saber se JAVA abrange bem os dispositivos PALMs, tem muito PALM que não pode ser programado em JAVA?

Porque gostaria de fazer tudo isso em JAVA, que é a linguagem que quero me especializar.

[quote=“bigwaves”]Pelo lance de ser mais trabalhado (SuperWaba), apresentar interfaces melhores, acho que vou usá-lo.Mas gostaria de saber melhor sobre como fazer uma aplicação pra PALM usando o J2ME, vcs poderiam me falar um pouco mais detalhadamente o que devo configurar na criação do projeto para que saia uma aplicação PALM e não pra celular?Tem algum link sobre isso?

Nanaca, gostaria de saber se JAVA abrange bem os dispositivos PALMs, tem muito PALM que não pode ser programado em JAVA?

Porque gostaria de fazer tudo isso em JAVA, que é a linguagem que quero me especializar.[/quote]

Eu te aconselho a estudar as configurações do J2ME, se você usar a CLDC que é a mesma usada na grand emaioria dos celulares o código vai ser exatamente o mesmo, exceto pelo fato de você gerar um .prc a partir do seu .jar… você também pode usar a CDC que permite interfaces melhores… quanto ao suporte dos Palm´s, eu creio que todos suportam a programação em Java, dpeois de instaladas as JVM´s

Quando vou criar um novo projeto no J2ME ele me dá a opção de configuração somente de CLDC 1.0 e CLDC 1.1, não tem de CDC. Mas , tem opção de adicionar API pra PDA(PDA profile for J2ME (JSR75)). Então é só eu criar o projeto normalmente e depois passar o .jar pra .prc, blz.
Mas não tem um emulador de PALM pra eu usar com o J2ME?Porque os emuladores são, a maioria, celulares (Default Color Phone, Default Gray Phone, etc)
Pessoal, sobre esse lance da comunicação , qual seria a melhor forma de comunicação do PALM com o PC comum(sem o PALM estar plugado no PC), que tipo de comunicação posso usar?

Então, é como eu te falei, CLDC é pra celulares e alguns PDA´s, você pode gerar o projeto normalmnt pelo WTK, gerar o .prc por um programa chamado midp4palm e emular em um emulador chamado POSE

[quote=“bigwaves”]
Pessoal, sobre esse lance da comunicação , qual seria a melhor forma de comunicação do PALM com o PC comum(sem o PALM estar plugado no PC), que tipo de comunicação posso usar?[/quote]

Da uma olhada no que Nanaca falou.

Só dando uma sumarizada:

Celulares:
J2ME - CLDC+MIDP

PDA’s
J2ME - CLDC+PDAP
J2ME - CDC + PP (Personal Profile) permite o uso de AWT, JDBC, etc…
SuperWaba - específico para isso, portabilidade ótima (quase total) entre PocketPC e Palm

Acho que é isso!

Abraços!

Só que em relação a comunicação estou falando sobre : se a comunicação vai ser Bluetooth, TCP/IP(óbviamente não vai ser), etc. Qual comunicação posso usar pra comunicação(sem fio ) de um PALM com o PC?

Isso vai depender do Palm que vc tem!!!
Tem palm com Wi-Fi, tem palm q não tem nenhuma comunicação sem fio (a maioria).
Enfim, na programação não vai mudar muito, a menos q vc use j2me.

Falow!

Opa!

como o clv falou, se tiver WI-FI, vai ser TCP/IP mesmo, via socket. Senão tlvz Bluetooth… IR, ou o que mais vc tiver … vai depender de cada PDA :wink:

abraços!!!

OK, entendi. A maioria não tem conexão Wi-FI e os que têm usam TCP/IP , por socket, ou Bluetooth, é isso msm né?

Como a programação não muda muito , não vou me preocupar com isso e vou começar a desenvolver logo.

Mas, vcs que têm mais experiência, sabem me dizer se a comunicação do PALM com o PC (sem ser Wi-Fi) é rápida?

Porque gostaria de saber se valeria a pena desenvolver isso. Gostaria de usar esse programa para, por exemplo: garçons anotarem pedidos nos seus PALMs e depois descarregarem em um computador, para os pedidos serem preparados pela cozinha. Vocês acham que o tempo disso aí(descarregar o PALM) atende a expectativa, pra algo que tem que ser rápido?

Valeu pela força,pessoal.

Opa,
Eu acho q pra esse caso tem que ser Wi-Fi ou Bluetooth mesmo!

Falow!

Tenho uma aplicação em que o Palm devera ficar o tempo todo online, pois é um sistema q precisa ter comunicação direta com o servidor, pensei em uma aplicação internet, queia a opinião de vc´s estava pensando em usar a tecnologia XHTML.

Olá,
Isso so vai depender do PDA que vai usar. Se ele suportar XHTML blz.
Ahh… e tem a conexão dele tbm! Como vai conectar com a internet? Tem que ser um PDA/celular!

Falow!

Consultem o site PDAExpert, e vejam os artigos sobre programação para PDAs.

[size=“24”]www.pdaexpert.net[/size]