Iniciando em linguagem de programação

Oi pessoal!
Tenho 16 anos e quero aprender a programar em java, criando sistemas, em geral quero aprender de tudo( pouco a pouco hehe). O problema é que não tenho nenhum conhecimento sobre programação, logica de programação, orientação de objetos…
Estou assistindo a algumas vídeo aulas no youtube da XTI, o problema é que me perco muito nelas, mas da para tirar uma base…
Queria pedir para vocês, alguns materiais para eu começar a estudar, desde o 0.

Andei pesquisando e achei alguns livros que as pessoas comentam bastante:
Lógica de Programação e Estruturas de Dados - Com Aplicações em Java - 2ª Ed.
Java - Como Programar - 8ª Ed. 2010
Use a Cabeça Java
só não sei se eles me atendem, pois não conheço “nada”… então acham que devo adquirir alguns desses livros?!
Obrigado a todos!
(copiei ele de novo porque o outro sumiu, ou eu não estou achando ele :frowning: )

Levando em conta que você não sabe NADA de programação, escolheu a linguagem errada, amigo

Java vai parecer bastante confuso se quiser começar com ela. Tente estudar primeiro C: as melhores linguagens têm a sintaxe de C, como Java, C#, C++ e por aí vai. C é bom para entender lógica de programação, então você já vai ter pelo menos um início em lógica. Depois pule para Java, uma vez que após dar uma estudada em C você já vai ter noção de lógica e agora só vai precisar, praticamente, a mexer com objetos

Não leve C muito longe, contente-se com programas na “janela preta”, e então, quando já tiver um bom conhecimento lógico, vá (venha?) para Java

Recomendo não mexer com C++ até que tenha um bom conhecimento em Java, C++ é coisa de outro mundo :?

Enfim, resumindo: tente linguagens que te ajudem a ganhar e melhorar sua lógica de programação, depois tente Java.

(Antes que me entendam mal: você pode SIM começar por Java, mas vai ser um pouco mais difícil se não passar por outras linguagens antes :wink: )