Iniciando em linguagem de programação

Oi pessoal!
Tenho 16 anos e quero aprender a programar em java, criando sistemas, em geral quero aprender de tudo( pouco a pouco hehe). O problema é que não tenho nenhum conhecimento sobre programação, logica de programação, orientação de objetos…
Estou assistindo a algumas vídeo aulas no youtube da XTI, o problema é que me perco muito nelas, mas da para tirar uma base…
Queria pedir para vocês, alguns materiais para eu começar a estudar, desde o 0.

Andei pesquisando e achei alguns livros que as pessoas comentam bastante:
Lógica de Programação e Estruturas de Dados - Com Aplicações em Java - 2ª Ed.
Java - Como Programar - 8ª Ed. 2010
Use a Cabeça Java
só não sei se eles me atendem, pois não conheço “nada”… então acham que devo adquirir alguns desses livros?!
Obrigado a todos!
(copiei ele de novo porque o outro sumiu, ou eu não estou achando ele :frowning: )

Levando em conta que você não sabe NADA de programação, escolheu a linguagem errada, amigo

Java vai parecer bastante confuso se quiser começar com ela. Tente estudar primeiro C: as melhores linguagens têm a sintaxe de C, como Java, C#, C++ e por aí vai. C é bom para entender lógica de programação, então você já vai ter pelo menos um início em lógica. Depois pule para Java, uma vez que após dar uma estudada em C você já vai ter noção de lógica e agora só vai precisar, praticamente, a mexer com objetos

Não leve C muito longe, contente-se com programas na “janela preta”, e então, quando já tiver um bom conhecimento lógico, vá (venha?) para Java

Recomendo não mexer com C++ até que tenha um bom conhecimento em Java, C++ é coisa de outro mundo :?

Enfim, resumindo: tente linguagens que te ajudem a ganhar e melhorar sua lógica de programação, depois tente Java.

(Antes que me entendam mal: você pode SIM começar por Java, mas vai ser um pouco mais difícil se não passar por outras linguagens antes :wink: )

vinmartins, eu também estou começando a aprender Java, só que eu já tive contato com outra linguagem antes. Minha sugestão é explore um pouco mais antes de você mergulhar fundo nos livros de Java (não que você não possa dar uma lida superficial). É bem provável que você fique “patinando” logo nos primeiros capítulos dos livros, mesmo no “Use a Cabeça! Java”, que é conhecido pela didática mais fácil. Porque os livros que tratam de uma linguagem de programação específica (Java, PHP, C++, …) tem como objetivo apresentar as particularidades da linguagem, e não introduzir você aos fundamentos da programação (ex: variáveis, laços, comandos condicionais, tipos de dados, entre outros). Sem saber os fundamentos você não vai entender muitas coisas.
Pra pegar os fundamentos de programação existem inúmeras fontes. Usa as gratuitas mesmo, encontradas na web.
Se você quiser comprar algum livro, a minha sugestão (talvez outros colegas indiquem outros livros) é o “Use a Cabeça! Programação”. Pesquise e leia a sinopse desse livro. Parece que serve bem para você. Veja se tem alguma versão online.
Paralelamente, você pode ir estudando sobre Orientação a Objetos. Para ir absorvendo o paradigma de OO. Sem se prender em uma linguagem ainda. Existem muitas fontes na Internet.
Quando você se sentir confiante nos fundamentos, e for investir no Java, comece com fontes indicadas para iniciantes. Aqui no fórum o pessoal já comentou sobre diversos livros básicos. Os que eu prefiro indicar são:

  • “Use a Cabeça! Java”;
  • Apostilas gratuitas no site da Caelum (Java e Orientação a Objetos-FJ11, Algorítimos e Estruturas de Dados em Java-CS14);
  • Java - Ensino Didático, do Sérgio Furgeri;
  • Tutoriais básicos de Java, encontrados na web.
  • Java - Como Programar, do Deitel.
    O Use a Cabeça Java é um livro irreverente. Útil para os primeiros estudos. As apostilas da Caelum são de ótima qualidade, e são free. O Java Ensino Didático é conciso, tem menos de 400 páginas, aborda o essencial, você consegue estudá-lo em poucas semanas. O autor é brasileiro, e a obra faz juz ao nome. O Java Como Programar, do Deitel, é um livro universitário, básico, tem mais de 1000 páginas. Estudá-lo todo, deve levar mais de 10 meses. Mas não é um livro pra ler de ponta a ponta. É excelente como referência, para você voltar depois e ver como é aquela sintaxe, aquele exemplo.
    Estude sempre usando mais de uma fonte ao mesmo tempo.
    Boa sorte!


http://www.k19.com.br/downloads/apostilas

vinmartins
aconselho nao ter muita pressa, voce é um cara novo ainda tem muito o que aprender quando tiver seus 18 terá um conhecimento bem avançando ja para ingressar no mercado de trabalho.

então estude passo a passo nao pule etapa
começando da lógica, programação orientada a objetos, e depois Java WEB e seus frameworks

Cara vai por min, procura sobre lógica de programação e portugol. Tente aprender lógica de programação primeiro, não que não de pra aprender java de cara, da sim, mais seguir esse caminho que estou falando é menos doloroso. Java é uma linguagem orienta a objetos, orientação a objetos é um paradigma diferente e meio chato de aprender no começo, ainda mais logo de cara assim sem nunca ter contato com programação.

Antes de entrar na faculdade eu dei uma olhada nessa série aqui: http://algoritmizando.com/desenvolvimento/aprender-algoritmos/

Procure aprender algoritmo, quando começaram as aulas de lógica eu já estava dando mais aula que o professor para o pessoal rsrs, se você aprender bem isso ai já vai ter meio caminho andado, aprenda bem os conceitos e pratiquei muito, procure por algoritmos no google ou por “lista portugol” e coisas do tipo, programar é um estudo continuo e nunca acaba, sempre tem coisa nova para aprender, tenha paciência e persistência, boa sorte :smiley:

Concordo com o Sharkns quanto a começar com portugol… é o mais comum.

Mas também a outra possíbilidade, através do livro Use a Cabeça! Programação, indicado justamente para quem não sabe nada de programação!
Eu particularmente não conheço este livro, mas conheço outros da série Use a Cabeça! e são todos muito bons! Eles tem uma ótima didatica, bom o suficiente para se aprender sozinho apenas lendo um livro. Depois deste livro você pode ir para alguma linguagem, como no caso java!

Bem pessoal, muito obrigado a todos, vou iniciar meus estudos de algorítimos, gostei bastante da apostilas do k19
:slight_smile: