Iniciando em Programação

Pessoal, sei que possuem inúmeros tópicos com mesmo significado… porém, este tem alguns detalhes diferentes.

Eu estou iniciando a graduação em ciências da computação, na Unisul. A Linguagem utilizada para ensino, é o Java.
Estou no primeiro semestre, mas já quero me antecipar para os próximos. Gostaria de ter algumas explicações de vocês, que estão à bastante tempo nessa área, e que dominam.

1º Como iniciar em programação? Estudar muito a lógica primeiro, estruturas de dados…
2º Em relação ao java, e ao curso, a professora recomendou o uso do Eclipse Galileo… Porém, existe também o NetBeans né?
Então, qual a diferença entre os dois? Ou não há diferenças, são simplesmente ferramentas desenvolvida por pessoas diferentes mas com o mesmo propósito…
3º Em programação, informática e toda essa área, deve-se ter o domínio do Inglês. Não tenho nenhum curso de inglês, porém, que muito aprender.
Alguma dica para aprender essa língua, ou aprende-se somente com curso presencial mesmo?
4º Como começar a estudar JAVA? livros, apostilas, cursos…

Pessoal, desde já agradeço à todas as respostas.

1 - Eu sugiro que você compreenda o fundamental, que é a estrutura lógica da coisa. Então, após estar familiarizado com algoritmos, portugol e lógica, comece a programar.
2 - O eclipse te permite ter menos vícios que o netbeans.
3 - Domínio não, você precisa ser capaz de compreender o que algumas palavras significam. Com o translate do google isso fica mais fácil.
4 - Sugiro fortemente as apostilas da caelum, http://www.caelum.com.br
As apostilas de lógica e de java básico são extremamente indicadas.
Livros java use a cabeça, como programar dos Deitel também são ótimo.

Concordo com o colega drsmachado. Com algumas exceções.

3 - Inglês. Se você dominar terá condições de aprender muito mais. Existe infinitamente mais recursos em inglês do que em portugues. Então existe diferença entre dominar, e usar o translate do google? Existe, e muita.

4 - Não gosto do Deitel. Fala demais e diz pouco. Explica detalhes muito profundos de cada assunto tudo de uma vez. Você se perde na leitura e não aprende o que é realmente importante.

[quote=rogelgarcia]Concordo com o colega drsmachado. Com algumas exceções.

3 - Inglês. Se você dominar terá condições de aprender muito mais. Existe infinitamente mais recursos em inglês do que em portugues. Então existe diferença entre dominar, e usar o translate do google? Existe, e muita.

4 - Não gosto do Deitel. Fala demais e diz pouco. Explica detalhes muito profundos de cada assunto tudo de uma vez. Você se perde na leitura e não aprende o que é realmente importante.[/quote]

Falou Tudo dos Deitel!
Como diz o Titte : Fala Muito … Fala Muitoo !

Na parte de livros eu recomendo para quem é iniciante mesmo é o “Java 6 : ensino didático: desenvolvendo e implementando aplicações”, na biblioteca da Unisul tem 3.
Vai no site da Unisul, entra na opção Biblioteca, depois Consulta ao Acervo e procura aquele livro que botei entre aspas duplas.

[quote=Wasp][quote=rogelgarcia]Concordo com o colega drsmachado. Com algumas exceções.

3 - Inglês. Se você dominar terá condições de aprender muito mais. Existe infinitamente mais recursos em inglês do que em portugues. Então existe diferença entre dominar, e usar o translate do google? Existe, e muita.

4 - Não gosto do Deitel. Fala demais e diz pouco. Explica detalhes muito profundos de cada assunto tudo de uma vez. Você se perde na leitura e não aprende o que é realmente importante.[/quote]

Falou Tudo dos Deitel!
Como diz o Titte : Fala Muito … Fala Muitoo ![/quote]

Agradeço a resposta de vocês, mas não esclareceram sua opiniões…
Deitel é ruim? Mas vocês acham ruim agora porque já sabem da linguagem, ou é ruim para iniciantes também?

[quote=joaoluizjoaquim]Na parte de livros eu recomendo para quem é iniciante mesmo é o “Java 6 : ensino didático: desenvolvendo e implementando aplicações”, na biblioteca da Unisul tem 3.
Vai no site da Unisul, entra na opção Biblioteca, depois Consulta ao Acervo e procura aquele livro que botei entre aspas duplas.
[/quote]
Joao, obrigado pela resposta e irei verificar na biblioteca.

É ruim de qualquer jeito. :slight_smile: hehehehe

Ok, rogelgarcia. :wink:
Questiono, porque realmente quero saber pra ir afundo…
Não quero pegar um livro… e chegar lá pela página 100e alguma coisa… e ver que não é bom o suficiente.
Tens como dar sua opinião nessas duas perguntas? ficarei grato…
1º Como iniciar em programação? Estudar muito a lógica primeiro, estruturas de dados…

4º Como começar a estudar JAVA? livros, apostilas, cursos…

Bem… essa é uma pergunta difícil de responder, pois primeiro eu aprendi lógica, e só muito depois eu aprendi Java.

Antes de Java eu aprendi, portugol, C, pascal, delphi e só depois Java.

Então, se for seguir o mesmo caminho que eu, seria primeiro lógica e depois Java…

Mas assim, dá para ir aprendendo lógica, usando Java? Dá!

Só tem que tomar cuidado para não passar o carro na frente dos bois. É muito comum, principalmente aqui no GUJ, que alguém que não saiba uma série de prerequisitos, tentar fazer uma aplicação cabulosa usando banco de dados (as vezes copiando exemplos da internet). Fica até dificil responder porque falta muitos conceitos anteriores para a pessoa entender o problema que está vivendo, e não dá pra explicar tudo aqui em um post.

Então, o que eu digo é, se for aprender lógica usando Java, realmente aprenda a lógica, antes de passar para outras coisas… O erro mais comum é achar que sabe, vir aqui no GUJ e perguntar algo muito além da possível compreensão, para o conhecimento que já tem.

Uma boa dica para não passar o carrro na frente dos bois é: não faça CTRL+C CTRL+V de códigos da internet.

Sobre a estrutura de dados, já acho que não é um requisito anterior a aprender Java… dá para aprender lógica, java, e depois estruturas de dados…

Livros e apostilas: Caelum e Use a cabeça Java… (já li superficialmente os dois, mas posso dizer que pelo que li são bons)
Os livros da série Use a cabeça são bons…

Isso aqui também é bom:

http://download.oracle.com/javase/tutorial/

Vai lá em: Trails Covering the Basics

Há… e se não sabe inglês… trate de aprender

buiutb ,

Vai do seu gosto , eu começei a aprender Java pelo livro do Deitel , achei ele bem completo , com varios exercicios no final de cada capitulo e tambem pelos codigos completos e nao apenas um trecho deles.

Bem essa foi apenas a minha opinião. :smiley:

Bom estudo !!!

[quote=rogelgarcia]Bem… essa é uma pergunta difícil de responder, pois primeiro eu aprendi lógica, e só muito depois eu aprendi Java.

Antes de Java eu aprendi, portugol, C, pascal, delphi e só depois Java.

Então, se for seguir o mesmo caminho que eu, seria primeiro lógica e depois Java…

Mas assim, dá para ir aprendendo lógica, usando Java? Dá!

Só tem que tomar cuidado para não passar o carro na frente dos bois. É muito comum, principalmente aqui no GUJ, que alguém que não saiba uma série de prerequisitos, tentar fazer uma aplicação cabulosa usando banco de dados (as vezes copiando exemplos da internet). Fica até dificil responder porque falta muitos conceitos anteriores para a pessoa entender o problema que está vivendo, e não dá pra explicar tudo aqui em um post.

Então, o que eu digo é, se for aprender lógica usando Java, realmente aprenda a lógica, antes de passar para outras coisas… O erro mais comum é achar que sabe, vir aqui no GUJ e perguntar algo muito além da possível compreensão, para o conhecimento que já tem.

Uma boa dica para não passar o carrro na frente dos bois é: não faça CTRL+C CTRL+V de códigos da internet.

Sobre a estrutura de dados, já acho que não é um requisito anterior a aprender Java… dá para aprender lógica, java, e depois estruturas de dados…

Livros e apostilas: Caelum e Use a cabeça Java… (já li superficialmente os dois, mas posso dizer que pelo que li são bons)
Os livros da série Use a cabeça são bons… [/quote]

Interessante sua posição em questão da pressa que as pessoas tem em aprender determinados assuntos.
Eu tenho aqui o Use a cabeça JAVA, começei a ler ele só que eu achei a tradução deste livro muito ruim… parece que colocaram no tradutor do google e copiaram…
Eu achei excelente por ele explicar tudo detalhado e com imagens… Isso é bom…

Da Caelum vou baixar as apostilas agora, valeu…

[quote] Isso aqui também é bom:

http://download.oracle.com/javase/tutorial/

Vai lá em: Trails Covering the Basics

Há… e se não sabe inglês… trate de aprender [/quote]

É realmente, tenho que entrar urgentemente em um curso de inglês…
Obrigado pelas respostas, me ajudou muito.

[quote=Rafael Costa Teixeira]buiutb ,

Vai do seu gosto , eu começei a aprender Java pelo livro do Deitel , achei ele bem completo , com varios exercicios no final de cada capitulo e tambem pelos codigos completos e nao apenas um trecho deles.

Bem essa foi apenas a minha opinião. :smiley:

Bom estudo !!![/quote]
Rafael, já ouvi falar bem deste livro, irei atrás dele para dar uma olhada.
Obrigado pela dica.

http://www.javaframework.org/portal/2010/03/16/entendendo-a-plataforma-java-para-leigos/

Esse link pode te dar algumas dicas… sobre como Java funciona… é legal saber

[quote=rogelgarcia]http://www.javaframework.org/portal/2010/03/16/entendendo-a-plataforma-java-para-leigos/

Esse link pode te dar algumas dicas… sobre como Java funciona… é legal saber[/quote]
:smiley: Excelente material rogelgarcia, já li o texto agora.
Muito bom mesmo, estou fazendo um ‘blogzinho’ e vou postar ele lá…
Obrigado novamente…

Pessoal, existe alguma revista voltada para iniciantes em programação, particularmente em JAVA ?

Oi,

http://www.t2ti.com/curso/video/java/basico/java_starter.php

Na parte de ingles, eu tambem estou correndo atrás pois tirarei a certificação final do ano e a prova é toda ingles, uns sites que estou usando pra dar uma reforçada no ingles sao esses:


[quote=buiutb]Pessoal, sei que possuem inúmeros tópicos com mesmo significado… porém, este tem alguns detalhes diferentes.

Eu estou iniciando a graduação em ciências da computação, na Unisul. A Linguagem utilizada para ensino, é o Java.
Estou no primeiro semestre, mas já quero me antecipar para os próximos. Gostaria de ter algumas explicações de vocês, que estão à bastante tempo nessa área, e que dominam.

1º Como iniciar em programação? Estudar muito a lógica primeiro, estruturas de dados…
2º Em relação ao java, e ao curso, a professora recomendou o uso do Eclipse Galileo… Porém, existe também o NetBeans né?
Então, qual a diferença entre os dois? Ou não há diferenças, são simplesmente ferramentas desenvolvida por pessoas diferentes mas com o mesmo propósito…
3º Em programação, informática e toda essa área, deve-se ter o domínio do Inglês. Não tenho nenhum curso de inglês, porém, que muito aprender.
Alguma dica para aprender essa língua, ou aprende-se somente com curso presencial mesmo?
4º Como começar a estudar JAVA? livros, apostilas, cursos…

Pessoal, desde já agradeço à todas as respostas.[/quote]

Bom dia,

Podem descarregar um caminhão de metodologias e conceitos para os primeiros passos, mas o caminho é cheio de percalços, até para quem se considera um adorador de desenvolvimento.

Nunca desista, fique tranquilo por que os resultados virão com o tempo. Você está ingressando agora em uma universidade, portanto, não se esqueça de que não haverá somente a matéria de programação na grade do curso, procure administrar bem o seu tempo.

Quanto a parte técnica, eu acredito que na sua universidade não fugirá muito disso:

1 - Implicação lógica.
2 - Fluxogramas.
3 - Estruturas de decisão.
4 - Estruturas de repetição.

Na minha faculdade, nós tivemos os primeiros passos com o C, uma linguagem não orientada a objetos. Continuando:

6 - Funções.
7 - Recursividade.
8 - Alocação dinâmica.
9 - Arquivos.
10 - Estruturas de dados.

Basicamente é isso. Antes de sair procurando material a torto e a direito, perceba qual o grau de instrução e conhecimento do professor do seu campus, a ajuda pode estar mais próxima do que você imagina.

[]'s

[quote]
Bom dia,

Podem descarregar um caminhão de metodologias e conceitos para os primeiros passos, mas o caminho é cheio de percalços, até para quem se considera um adorador de desenvolvimento.

Nunca desista, fique tranquilo por que os resultados virão com o tempo. Você está ingressando agora em uma universidade, portanto, não se esqueça de que não haverá somente a matéria de programação na grade do curso, procure administrar bem o seu tempo.

Quanto a parte técnica, eu acredito que na sua universidade não fugirá muito disso:

1 - Implicação lógica.
2 - Fluxogramas.
3 - Estruturas de decisão.
4 - Estruturas de repetição.

Na minha faculdade, nós tivemos os primeiros passos com o C, uma linguagem não orientada a objetos. Continuando:

6 - Funções.
7 - Recursividade.
8 - Alocação dinâmica.
9 - Arquivos.
10 - Estruturas de dados.

Basicamente é isso. Antes de sair procurando material a torto e a direito, perceba qual o grau de instrução e conhecimento do professor do seu campus, a ajuda pode estar mais próxima do que você imagina.

[]'s[/quote]

Obrigado pelas ótimas informações… Á respeito da minha faculdade, eu tive matéria de algoritmos I e II juntos no primeiro semestre, ao qual, acelerou demais o ensino.
Em algoritmos, tivemos conhecimento até alocação dinâmica.

Para outros iniciantes que estão visualizando o tópico, indico o livro “Lógica de programação e estruturas de dados com aplicação em JAVA[Sandra Puga]”, excelente livro para conceitos em algoritmos e lógica de programação.

@gabeDevelop Valeu pela dica, vou dar uma olhada nesses sites.
@Anime Interessante… muito boa a dica. Obrigado.