Iniciando no Java e meio perdido com tantos diretórios e extruturas

Amigos, aproveitando o tópico, eu estou aprendendo Java e já faço alguns programas tranquilamente, já usei várias IDE’s e atualmente estou usando o Netbeans. Eu tentei usar o PSPad que eu geralmente uso para programar em C, entretanto a biblioteca do java é imensa e não consegui programar sem code completion.
A minha pergunta é a seguinte, eu gostaria de aprender os principios de organização do java em detalhes, pois não consigo usar nada sem entender tudo bem detalhadamente. Por exemplo, o Netbeans, Eclipse e outras IDE’s criam uma série de diretórios para uma simples aplicação e ainda tentam criar um package para cada aplicação. Essa complexidade é realmente necessária? E se for qual livro/tutorial explica detalhadamente sobre essas extruturas, como Workspace, Packages etc, pois a liguagem Java em si é extremamente simples e legal de se programar porém esses pontos eu acho muito obscuros.
Gostaria que vocês dessem uma direção correta a seguir. Obrigado!

Pois é, o code completition é uma ferramente (essencial…) muito usada no java. A variedade de ferramentas e IDEs é considerado uma grande vantagem da plataforma (ainda que sejam dispensáveis em várias outras plataformas).
A linguagem tem uma grande quantidade de linhas de código completamente inúteis e desnecessárias (opinião minha…), mas isso tudo é parte do Java Way.
Pacotes (aquele monte de pastas do fonte do projeto) são uma forma (importante!) de organizar suas classes. Mas isso é comum em outras lingugens orientadas a objetos, em Python e Ruby também é assim.
Mas não tente decorar a biblioteca padrão, a biblioteca está toda documentada, e a documentação está lá para ser lida!
http://download.oracle.com/javase/1,5.0/docs/api/

como o irgors disse

Imagine um sistema ERP, com vários módulos e centenas de classes, imagine se todas as classes estariam na mesma pasta o trabalhão que ia ser para trabalhar.

Um packpage nada mais é que uma pasta onde sua classe vai estar, para organizar.

Um exemplo bem simples para entender o porque de pacotes em sua aplicação

Vamos supor que você está desenvolvendo um ERP com módulos de contabilidade, rh, vendas e compras.

Você organizaria por exemplo: as classes de que fazem a lógica de contabilidade no pacote contabilidade, as classes que fazer a lógica de rh ficam no pacote rh e assim por diante. Quando você quer dar manutenção em alguma classe você já sabe onde ir procurar.

Claro que isso foi um exemplo simples, quando vc estiver mais familiarizado com java, estudar padrões de projeto você irá ver como é legal esse esquema de pacotes e não é nada obscuro.

É isso ae, espero ter ajudado

Falows

Valeu pela ajuda pessoal!
E brunorota, onde aprendo esses “Padrões de Projeto” ?
Obrigado!

Ah tem vários livros sobre padrões de projeto

Eu já li o Use a Cabeça - Padrões de Projeto
Padrões de Projetos Corporativos do Martin Fowler
Use a Cabeça - Projeto Orientado a Objetos

Tem o tradicional também que é o GoF - Gang of Four

É bacana, mais é bacana vc ler depois que você já conhece alguma linguagem, orientação a objetos, pelo menos um pouco pra vc conseguir usufruir desses livros

Mais é isso ae

Ripa na chulipa iuahuah

Falowss

Mas… se estiver iniciando em orientação a objetos e em Java, deixe os padrões de projeto para mais tarde. Comece com um o livro de java da série “Use a cabeça”, aprenda (bem) orientação a objetos e depois parta para os Design Patterns.

Fala vinians

Segue minha sugestão …

Para os primeiros passos use o livro Use a Cabeça (tanto para JAVA e principalmente para desenvolvimento WEB) com JSP e Servlets.
Leia e faça os exemplos das apostilas da Caelum (FJ-11 e FJ21). Assim, você terá uma boa orientação nesse seu início.

Não deixe que alguns detalhes paralizem seus estudos. Você disse que gosta de tudo explicadinho … mas alguns conceitos vão exigir de você um pouco mais de tempo. Mesmo que não fique 100% entendido, vai estudando. Depois volta e estude novamente.
Isso acontece com muita gente inclusive comigo principalmente quando estudei (e ainda estudo) os padrões de projetos.

Grande abraço e bons estudos.

Pessoal, boa tarde,alguem pode me ajudar a configurar o j2me no eclipse, já baixai o puglin do j2me instalei dentro da pasta do eclipse no menu window - preference apareceu agora o j2me so que não apareceu a opcao plantaform component, alguem me ajude preciso de resposta para fazer minha prova amanha

alguem pode me ajudar a configurar o eclipse para j2me