Iniciando no Java e meio perdido com tantos diretórios e extruturas

Amigos, aproveitando o tópico, eu estou aprendendo Java e já faço alguns programas tranquilamente, já usei várias IDE’s e atualmente estou usando o Netbeans. Eu tentei usar o PSPad que eu geralmente uso para programar em C, entretanto a biblioteca do java é imensa e não consegui programar sem code completion.
A minha pergunta é a seguinte, eu gostaria de aprender os principios de organização do java em detalhes, pois não consigo usar nada sem entender tudo bem detalhadamente. Por exemplo, o Netbeans, Eclipse e outras IDE’s criam uma série de diretórios para uma simples aplicação e ainda tentam criar um package para cada aplicação. Essa complexidade é realmente necessária? E se for qual livro/tutorial explica detalhadamente sobre essas extruturas, como Workspace, Packages etc, pois a liguagem Java em si é extremamente simples e legal de se programar porém esses pontos eu acho muito obscuros.
Gostaria que vocês dessem uma direção correta a seguir. Obrigado!

Pois é, o code completition é uma ferramente (essencial…) muito usada no java. A variedade de ferramentas e IDEs é considerado uma grande vantagem da plataforma (ainda que sejam dispensáveis em várias outras plataformas).
A linguagem tem uma grande quantidade de linhas de código completamente inúteis e desnecessárias (opinião minha…), mas isso tudo é parte do Java Way.
Pacotes (aquele monte de pastas do fonte do projeto) são uma forma (importante!) de organizar suas classes. Mas isso é comum em outras lingugens orientadas a objetos, em Python e Ruby também é assim.
Mas não tente decorar a biblioteca padrão, a biblioteca está toda documentada, e a documentação está lá para ser lida!
http://download.oracle.com/javase/1,5.0/docs/api/

como o irgors disse

Imagine um sistema ERP, com vários módulos e centenas de classes, imagine se todas as classes estariam na mesma pasta o trabalhão que ia ser para trabalhar.