Olá pessoal, estou começando a trabalhar com javaFx e se possível, gostaria que vcs me indicassem algum tutorial para fazer uma aplicação CRUD. O que eu quero saber é sobre a estrutura que o aplicativo deve ter, como organizar as classes, chamar telas, essas coisas.
De qualquer forma com JavaFX você cuida exclusivamente da view, as outras partes podem ser em Java com praticamente nenhuma restrição. Então, as famigeradas classes de controllers, os DAOs, Models, todos podem ser no bom e velho Java, a parte da View você colocaria em JavaFX.
Olá Jesuino, sim, pretendo usar javaFX para desktop.
A minha dúvida mesmo é em relação a organização na por parte do javaFX, como organizar a view mesmo.
Hm, de uma forma mais específica dependerá de seu projeto mesmo. Eu costumo montar Forms para os objetos, utilizar mediators(sim, o padrão :D) e fazer pequenas “coisinhas” reutilizáveis, por exemplo, em um projeto meu eu tinha muito que fazer o “parzinho” label+combo ou label+text, daí criei um componente que, de acordo com os parâmetros, construira o que eu chamava de SearchPair.
Por exemplo, no projeto abaixo estou usando um modelo de CRUD que utilizo para escrever artigos ou em exemplos( o mesmo CRUD já usei em um projeto com SERVLETS, outro para demonstrar Struts 2, Swing hehehe). Ele ficou assim:
Mas é porque eu não tenho muitas telas, então só o formulário dos meus objetos e um pacote que improvisei para usar meu objeto Java “sem dor” com JavaFX(talvez venha um artigo em breve :D).
Foi criado o framework Flamingo (Exadel Studios) vem com um gerador de aplicações CRUD baseado em Maven, poderá facilmente gerar intefaces de usuário em JavaFX, conectado ao Spring ou Seam, através de um Wizard. O framework gera o código inicial para sua aplicação, deixando o foco do desenvolvedor para a regra de negócios.