Olá amigos!
Estou começando estudar java com o livro “Use a cabeça! Java” e estou encontrando algumas dificuldades em entender alguns tópicos.
Como é montado um programa java, se é em um só arquivo ou em vários?
Objetos: se são classes que ficam em uma determinada pasta e só são chamadas quando necessitadas?
Sintaxe: sei quase todo o desenrolar para iniciar um código, mas quando parte pra criar as fórmulas tenho muitas dificuldades - Ex.: If(codigo); for(código)… etc.
Entre outras dúvidas.
Será que consigo aprender java sozinho ou necessito de ajuda de um professor ou video aulas?
São tantas dúvidas que dá vontade de desistir.
Um grande abraço e desculpe-me por tantas perguntas de uma só vez.
Bem são varios arquivos mas no inicio se preoupe em apenas fazer uma classe, primeiro tente pelo inicio
por exemplo faça um programa q imprima Hello World na tela e poste aqui, depois crie um programa que adiciona um numero ao outro e mostre o total, depois faça um programa que esses dois numeros o usuario insere e o programa faz a soma e mostra o total
Ainda bem que pelo menos você escreve em português
Bom, acho que o começo é realmente bem difícil. Algumas coisas que aparentemente são bobas talvez fossem melhor resolvidas com video-aulas ou com um professor particular (ou via Skype/MSN mesmo ). Depois que você passar por essa fase pode então realmente estudar sozinho.
Normalmente em vários arquivos (e põe arquivos nisso).
Hum… objeto é objeto e classe é classe. Por exemplo, um objeto seria seu carro (por exemplo, seu carro é um Toyota Corolla com placa ABC-1234), e uma classe seria o projeto do seu carro (que é algo que os fabricantes do seu carro usam para montar seu carro).
Veja se estou no caminho certo:
OlaMundo.java
[code]class OlaMundo {
public class static void main(String[] args) {
System.out.println("Ola Mundo");
}
}
[/code]
Soma.java
[code]Class Soma {
public class static void main(String[] args) {
int x = 1;
int y = 2;
int w = x + y;
System.out.println("A soma de x + y eh " + w );
}
}
[/code]
ta sim ta indo muito bem, mas so como dica comece a utilizara nome nas variaveis.
int numero1 = 1;
int numero2 = 3;
int total = numero1 + numero2;
Entanglement, não entendi esta mensagem:
guialeixo,
Obrigado pela dica.
Nos próximos códigos utilizarei nomes em vez de letras.
Abraço,
Francisco
[code]public class MeuPrograma {
public static void main(String[] args) {
String nome = "Jose";
int salario = 510;
String ocupacao = "operario ";
Double porc = 5.12;
{
System.out.println("O " + ocupacao + nome + " que ganha o salario de " + salario + " doa " + porc );
}
}
}[/code]
Fiz um novo programa com alguns tipos de variáveis.
O que vocês acham do meu nível.
Muito bom agora faz estruturas que perguntam ao usuario
Boa noite.
Esqueça o Livro por agora.
Acredito que ele fale muito e te deixe com muitas duvidas.
Baixe esta apostila da caelum : Fj11 Java e OO é gratuita
e vai te dar um otima noção de tudo o que vc está fazendo, provavelmente indo com mais calma que o livro.
Qualquer duvida com os exercícios, poste no guj que a gente ajuda.
Abraços
Poderiam me dar só um exemplo de como constrói uma estrutura que faz perguntas ao usuário?
Muito grato!
Acho melhor vc ir com calma, e pensar e pegar dados do teclado mais pra frente, quando tiver um domínio maior da linguagem.
Segue o Código, não se assuste se não entender muita coisa.
E lembre-se de que sempre existe outra forma de fazer.
[code]public class ReadUser {
public static void main(String[] args) {
String nome;
int idade;
BufferedReader in = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));
try {
System.out.println("Digite o seu nome : ");
nome = in.readLine();
System.out.println("Digite a sua idade : ");
idade = Integer.parseInt(in.readLine());
System.out.println("Bem vindo " + nome + "Sua idade é " + idade);
} catch (NumberFormatException e) {
e.printStackTrace();
} catch (IOException e) {
e.printStackTrace();
}
}
}
[/code]
Realmente não entendi muito sobre o código, vou seguir a apostila.
Qualquer dúvida volto aqui.
Cara, use o JOptionPane para ficar melhor o intendimento do seu projeto…
Vou te dar um exemplo bobinho…
public class teste{
public static void main(String [] args){
String nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite seu nome");
JOptionPane.showMessageDialog(null, nome);
}
}
O que esse codigo vai fazer: Quando você rodar a aplicação, vai abrir uma telinha, que na verdade é um JOptionPane pedindo o usuario para digitar o nome dele… Apos voce clicar em OK, vai aparecer outra mensagem mostrando o nome que você digitou…
Assim, voce consegue fazer outras coisas…
Vai fazendo um tanto de perguntinhas para o usuario, assim que ele preencher todas, voce mostra alguma coisa na tela com o resultado das coisas que ele digitou…
Isso vai servir para vc começar a conhecer a linguagem…
Boa sorte…
Sobre as informações acima entendi tudo(ou quase).
Agora uma coisa que me está deixando de cabeça quente são os Objetos, não estou conseguindo entender.
Cara… o inicio eh doloroso mesmo, principalmente quando estamos BEEMMM no inicio… da imprenssao que nao vamos conseguir aprender tudo isso…
Creio que voce entendeu bem o espirito. Pegou uma ideia e desenvolveu um Codigo… Continue assim, vais evoluir rapido…
So uma dica
public class MeuPrograma {
public static void main(String[] args) {
String nome = "Jose"; // Procure fazer a identacao do Codigo... Fica mais legivel pra dar manutencao depois...
int salario = 510;
String ocupacao = "operario ";
Double porc = 5.12;
{// isso aqui nao serve pra nada...
System.out.println("O " + ocupacao + nome + " que ganha o salario de " + salario + " doa " + porc );
}// isso aqui nao serve pra nada...
}
}
Falows
vamo lá em qual IDE você ta desenvolvendo? Eclipse ou netbeans? minha dica pra iniciar comece com o netbeans pra desenvolver a parte grafica é otimo.
public class MeuPrograma {
public static void main(String[] args) {
String nome = JOptionPane.showInputDialog("digite o nome");//Aqui você vai estar pegando do que o usuario digitar
// e colocando no nome.
int salario = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("digite o salario"));//O integer.parseInt serve para o seguinte
//o que o usuario digitar sera texto correto? e o int é numero, ou seja você precisa passar de texto pra numero e o Integer.parseInt
//funciona pra isso
String ocupacao = null;
if(salario > 2000){//Aqui vamos usar a estrutura de if ele ta olhando quanto é o salario do sujeito e caso o salario do sujeito
ocupacao = "gerente"; //seja maior que 2000 ele vai setar a ocupaçao do sujeito pra gerente, caso seja menor ele
}else{ //coloca operario
ocupacao = "operario";
}
System.out.println("O " + ocupacao + nome + " que ganha o salario de " + salario);
}
}
ps: pode ter alguns erros de sintaxe pois eu nao teho nenhum IDE aqui e sou viciado em programar apenas em IDE ehhe =)
Cara… os OBJETOS sao Muitissimo bem explicados no “Use a Cabeca” eu aconselho que voce leia o livro que estava lendo… os autores explicam varios conceitos gerais de forma bem didatica… Aprendi a alma do Java por ele…
Abracos
[quote=adriano_si]Cara… os OBJETOS sao Muitissimo bem explicados no “Use a Cabeca” eu aconselho que voce leia o livro que estava lendo… os autores explicam varios conceitos gerais de forma bem didatica… Aprendi a alma do Java por ele…
Abracos ;)[/quote]
concordo totalmente com o que o adriano disse, cara os desenhos que eles colocam no livro se encaixam perfeitamente, voce vai saber o que é objeto por nosso mundo fisico =)
Eu tenho o NetBeans 6.9 instalado, mas uso o Notepad++, conforme orientação do livro.
Qual o melhor pra aprender?