Iniciante dos iniciantes

Olá amigos!

Estou começando estudar java com o livro “Use a cabeça! Java” e estou encontrando algumas dificuldades em entender alguns tópicos.

Como é montado um programa java, se é em um só arquivo ou em vários?
Objetos: se são classes que ficam em uma determinada pasta e só são chamadas quando necessitadas?
Sintaxe: sei quase todo o desenrolar para iniciar um código, mas quando parte pra criar as fórmulas tenho muitas dificuldades - Ex.: If(codigo); for(código)… etc.
Entre outras dúvidas.

Será que consigo aprender java sozinho ou necessito de ajuda de um professor ou video aulas?

São tantas dúvidas que dá vontade de desistir.

Um grande abraço e desculpe-me por tantas perguntas de uma só vez.
:frowning:

Bem são varios arquivos mas no inicio se preoupe em apenas fazer uma classe, primeiro tente pelo inicio

por exemplo faça um programa q imprima Hello World na tela e poste aqui, depois crie um programa que adiciona um numero ao outro e mostre o total, depois faça um programa que esses dois numeros o usuario insere e o programa faz a soma e mostra o total

Ainda bem que pelo menos você escreve em português :slight_smile:

Bom, acho que o começo é realmente bem difícil. Algumas coisas que aparentemente são bobas talvez fossem melhor resolvidas com video-aulas ou com um professor particular (ou via Skype/MSN mesmo :slight_smile: ). Depois que você passar por essa fase pode então realmente estudar sozinho.

Normalmente em vários arquivos (e põe arquivos nisso).

Hum… objeto é objeto e classe é classe. Por exemplo, um objeto seria seu carro (por exemplo, seu carro é um Toyota Corolla com placa ABC-1234), e uma classe seria o projeto do seu carro (que é algo que os fabricantes do seu carro usam para montar seu carro).

Veja se estou no caminho certo:

OlaMundo.java

[code]class OlaMundo {
public class static void main(String[] args) {

	System.out.println("Ola Mundo");


}

}
[/code]

Soma.java

[code]Class Soma {
public class static void main(String[] args) {

	int x = 1;
	int y = 2;
	int w = x + y;

	System.out.println("A soma de x + y eh " + w );



}

}

[/code]

ta sim ta indo muito bem, mas so como dica comece a utilizara nome nas variaveis.

int numero1 = 1;
int numero2 = 3;
int total = numero1 + numero2;

Entanglement, não entendi esta mensagem:

guialeixo,

Obrigado pela dica.

Nos próximos códigos utilizarei nomes em vez de letras.

Abraço,

Francisco

[code]public class MeuPrograma {
public static void main(String[] args) {

	String nome = "Jose";
	int salario = 510;
	String ocupacao = "operario ";
	Double porc = 5.12;
	{
	System.out.println("O " + ocupacao + nome + " que ganha o salario de " + salario + " doa " + porc );
	}


	
	}
}[/code]

Fiz um novo programa com alguns tipos de variáveis.

O que vocês acham do meu nível.

Muito bom agora faz estruturas que perguntam ao usuario

Boa noite.

Esqueça o Livro por agora.
Acredito que ele fale muito e te deixe com muitas duvidas.

Baixe esta apostila da caelum : Fj11 Java e OO é gratuita
e vai te dar um otima noção de tudo o que vc está fazendo, provavelmente indo com mais calma que o livro.

Qualquer duvida com os exercícios, poste no guj que a gente ajuda.

Abraços

Poderiam me dar só um exemplo de como constrói uma estrutura que faz perguntas ao usuário?

Muito grato!

Acho melhor vc ir com calma, e pensar e pegar dados do teclado mais pra frente, quando tiver um domínio maior da linguagem.

Segue o Código, não se assuste se não entender muita coisa.

E lembre-se de que sempre existe outra forma de fazer.

[code]public class ReadUser {

public static void main(String[] args) {

    String nome;
    int idade;

    BufferedReader in = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in));

    try {
        System.out.println("Digite o seu nome : ");
        nome = in.readLine();
        System.out.println("Digite a sua idade : ");
        idade = Integer.parseInt(in.readLine());
        System.out.println("Bem vindo " + nome + "Sua idade é " + idade);

    } catch (NumberFormatException e) {
        e.printStackTrace();
    } catch (IOException e) {
        e.printStackTrace();
    }

}

}
[/code]

Realmente não entendi muito sobre o código, vou seguir a apostila.

Qualquer dúvida volto aqui.

Cara, use o JOptionPane para ficar melhor o intendimento do seu projeto…
Vou te dar um exemplo bobinho…

public class teste{
public static void main(String [] args){
String nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite seu nome");
		JOptionPane.showMessageDialog(null, nome);
}
}

O que esse codigo vai fazer: Quando você rodar a aplicação, vai abrir uma telinha, que na verdade é um JOptionPane pedindo o usuario para digitar o nome dele… Apos voce clicar em OK, vai aparecer outra mensagem mostrando o nome que você digitou…

Assim, voce consegue fazer outras coisas…

Vai fazendo um tanto de perguntinhas para o usuario, assim que ele preencher todas, voce mostra alguma coisa na tela com o resultado das coisas que ele digitou…
Isso vai servir para vc começar a conhecer a linguagem…

Boa sorte…

Sobre as informações acima entendi tudo(ou quase).

Agora uma coisa que me está deixando de cabeça quente são os Objetos, não estou conseguindo entender.

Cara… o inicio eh doloroso mesmo, principalmente quando estamos BEEMMM no inicio… da imprenssao que nao vamos conseguir aprender tudo isso…

Creio que voce entendeu bem o espirito. Pegou uma ideia e desenvolveu um Codigo… Continue assim, vais evoluir rapido…

So uma dica

public class MeuPrograma { public static void main(String[] args) { String nome = "Jose"; // Procure fazer a identacao do Codigo... Fica mais legivel pra dar manutencao depois... int salario = 510; String ocupacao = "operario "; Double porc = 5.12; {// isso aqui nao serve pra nada... System.out.println("O " + ocupacao + nome + " que ganha o salario de " + salario + " doa " + porc ); }// isso aqui nao serve pra nada... } }

Falows :wink:

vamo lá em qual IDE você ta desenvolvendo? Eclipse ou netbeans? minha dica pra iniciar comece com o netbeans pra desenvolver a parte grafica é otimo.

public class MeuPrograma { public static void main(String[] args) { String nome = JOptionPane.showInputDialog("digite o nome");//Aqui você vai estar pegando do que o usuario digitar // e colocando no nome. int salario = Integer.parseInt(JOptionPane.showInputDialog("digite o salario"));//O integer.parseInt serve para o seguinte //o que o usuario digitar sera texto correto? e o int é numero, ou seja você precisa passar de texto pra numero e o Integer.parseInt //funciona pra isso String ocupacao = null; if(salario > 2000){//Aqui vamos usar a estrutura de if ele ta olhando quanto é o salario do sujeito e caso o salario do sujeito ocupacao = "gerente"; //seja maior que 2000 ele vai setar a ocupaçao do sujeito pra gerente, caso seja menor ele }else{ //coloca operario ocupacao = "operario"; } System.out.println("O " + ocupacao + nome + " que ganha o salario de " + salario); } }

ps: pode ter alguns erros de sintaxe pois eu nao teho nenhum IDE aqui e sou viciado em programar apenas em IDE ehhe =)

Cara… os OBJETOS sao Muitissimo bem explicados no “Use a Cabeca” eu aconselho que voce leia o livro que estava lendo… os autores explicam varios conceitos gerais de forma bem didatica… Aprendi a alma do Java por ele…

Abracos :wink:

[quote=adriano_si]Cara… os OBJETOS sao Muitissimo bem explicados no “Use a Cabeca” eu aconselho que voce leia o livro que estava lendo… os autores explicam varios conceitos gerais de forma bem didatica… Aprendi a alma do Java por ele…

Abracos ;)[/quote]

concordo totalmente com o que o adriano disse, cara os desenhos que eles colocam no livro se encaixam perfeitamente, voce vai saber o que é objeto por nosso mundo fisico =)

Eu tenho o NetBeans 6.9 instalado, mas uso o Notepad++, conforme orientação do livro.

Qual o melhor pra aprender?