Iniciante: duvida se existe um relacionamento entre tabelas mysql ou se faz isso no java ?

Boa tarde a todos,

Estou aprendendo sobre os relacionamentos de tabelas e me surgiu uma duvida no seguinte cenario:

Quero cadastrar meus clientes via internet, eles por sua vez tem seus produtos, vendedores e assim por diante, ou seja os produtos de uma nao podem aparecer para as demais nem os seus vendedores.

Agora vem a duvida:
O relacionamento das tabelas no mysql podem controlar isso fazendo uma ponte entre o campo clientes.idcli para o campo vendedor.idcli no próprio mysql ou tenho que fazer isso com algum tipo de “filtro” via programação no java ?

Ao meu ver se existir um modo de fazer isso já no mysql do servidor vai deixar muito mais simples o programa via java, já que os “filtros” não serão necessários.

Obrigado pela atenção

Boa tarde, pensando numa relação entre clientes produtos e vendedores seria usual voce criar uma tabela intermediaria chamada “Venda” por exemplo, nela conteria fks de codigo do cliente, codigo do vendedor alem de um numero unico que identificaria essa venda á fins de integridade de dados… Além uma outra tabela “Itens_venda” que conteria dados dos produtos vendidos, forma de pagamento e etc… Na sua tela ela puxaria vendas where codigo do cliente = x…

1 curtida

Murilo, boa tarde, e obrigado pelas sugestões.

Sim, futuramente existira uma tela de vendas que interligara tudo, mas a minha duvida esta bem antes disso. Estou pensando em como deixar o relacionamento delas já pronto desde o inicio afim.

Por exemplo posso imaginar que existam 10 clientes/empresas com seus devidos vendedores e estoques relacionados, imagina que por um infeliz acidente na programação os registros de um abra para o outro e ele acabe tendo acesso a informações confidenciais, isso poderia gerar um grande problema alem de começar a desconfiar que o produto não seja seguro.