Iniciante em java - muito perdido

Ola galera blz?
Sou programado em clipper ou pelo menos era…
Agora estou tentando iniciar em java… mais nao tenho nem ideia de onde começo, qual usar .
Achei no 4shared. esses arquivos em java que parece que é um sistema comercial,
mais não tenho nem ideia de como funciona…


Ae começa as duvidas…
Como executa?
Como edita?
O que é webrun?
Em que esses arquivos foram feitos.
Por favor se alguem tiver paciencia e puder ajudar…
Vlw

Comece do começo:

Oh ViniGodoy já disse tudo! Apostila da Caelum FJ11!

Olá

Como foi dito por nosso amigo moderador, comece bem do zero.
Pesquise a respeito do java, declaração de variáveis, como configurar o eclipse, etc etc.

Sugiro que você tenha noção básica e que procure um curso…ou tente “na mão” mesmo.
Vai depender de você!

Abs!!

Comece lendo apostilas de iniciantes, eu mesmo tenho algumas que itilizei na acadêmia e posso posta-las, existem também videos muito didáticos no youtube, como os do coordenador do curso de CC da universidade do Rio Grande do Sul.

Boa tarde!

Se você é “programado” em Clipper, então você é um sistema certo? kkkk

Brincadeiras à parte, acho que a maior dificuldade para quem quer partir da
programação estruturada para a orientada a objetos, é justamente entender
como aplicar os conceitos da segunda corretamente.
Estude orientação a objetos e a sintaxe da linguagem. Java não é um “bixo de 7 cabeças”
e pode servir para você rever seus conceitos sobre programação. As apostilas
disponibilizadas pela Caelum são ótimas. Tem também as da K19. São igualmente boas.
Infelizmente não existe nenhuma mágica. Tem que estudar mesmo.

Abraços

hahaha programado em clipper. rs

Boa sorte nas leituras, amigo!

Abs

Também sou iniciante e também estou meio perdida… mas eu ainda estou em posição ainda mais desvantajosa. Pois não tenho qualquer experiencia com programação. Somente tenho algum conhecimento inicial em logica de programação e em linguagem c, das aulas da minha antiga faculdade que abandonei antes de terminar o 1 semestre pois mudei de estado e também de curso devido a indisponibilidade do mesmo no meu atual endereço. Tinha iniciado Telemática no IFCE e agora vou iniciar Analise de sistema no IFBA
E resolvi então tentar aprender java. Espero um dia me encontrar.

Eu vou aproveitar esse topico para nao criar mais um com o mesmo assunto.

Eu estou com algumas dúvidas:

Para aprender Programação Orientada a Objetos é obrigatório aprender Programação Procedural?

Se o mais importante é desenvolver a lógica de programação, porque nao desenvolver a mesma ja com POO?

Se depois de passar por procedural, a pessoa acaba levando consigo alguns “vicios”, porque não vamos direto para POO?

agradeço quem tentar me ajudar ai ^^

nao concordo que ficamos com vicios de programação procedural quando vamos programar em OO, realmente é outra visão… mas acho que aprender um pouco como funciona toda a programação digamos “mais sofrida” é também interessante. Tudo fica mais visivel com OO. Mas um bom programador procedural se torna um bom programador OO, sempre me disseram isso e nao me arrependo de ter ido a fundo na programação procedural…

Até mesmo me ajudou muito além do conceito procedural aprender estrutura de dados. Que muita gente que fala que é um assunto ridiculo por ser muito dificil de aprender no inicio e que ja tem metodos PRONTOS em JAVA pra isso…

Concordo que fazer janela no netbeans é bem mais facil do que ficar codificando as telas e tudo mais, porém eu mesmo senti dificuldades para fazer algo especifico no codigo por nao estudar como trabalhar com janelas DESDE O INICIO…

[quote=Helis]Também sou iniciante e também estou meio perdida… mas eu ainda estou em posição ainda mais desvantajosa. Pois não tenho qualquer experiencia com programação. Somente tenho algum conhecimento inicial em logica de programação e em linguagem c, das aulas da minha antiga faculdade que abandonei antes de terminar o 1 semestre pois mudei de estado e também de curso devido a indisponibilidade do mesmo no meu atual endereço. Tinha iniciado Telemática no IFCE e agora vou iniciar Analise de sistema no IFBA
E resolvi então tentar aprender java. Espero um dia me encontrar.[/quote]

é oque muitos dizem. Apostila da caelum ou k19. Livros e vamo que vamo :stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

[quote=Redo]Eu vou aproveitar esse topico para nao criar mais um com o mesmo assunto.

Eu estou com algumas dúvidas:

Para aprender Programação Orientada a Objetos é obrigatório aprender Programação Procedural?

Se o mais importante é desenvolver a lógica de programação, porque nao desenvolver a mesma ja com POO?

Se depois de passar por procedural, a pessoa acaba levando consigo alguns “vicios”, porque não vamos direto para POO?

agradeço quem tentar me ajudar ai ^^[/quote]

Olha, quem pega de cara OO, consegue desenrolar melhor na minha opinião(pensemos no caso de que quem nunca viu OO, tem as mesmas aptidões de alguem com fundamentos procedural)…

E a questão dos vícios, olha, é bem difícil ficar com “vícios procedurais”. É um paradigma totalmente diferente, e se vc tá pegando apostilas boas e aprendendo com um bom professor, vai acabar fixando na mente a criação de objetos e classes…

Sem stress! :smiley:

Só nao comece de cara com uma IDE. Tente no bloco de notas primeiro, compila pelo CMD (no caso do windows) e vai indo no basico… Se começar ja usando IDE é complicado pra achar os erros depois

Bom dia,
Não é obrigatório saber, porem ambas são metodologias para desenvolvimento de software que permitem a você aprender logica de programação. Lembre-se que conhecimento nunca é demais.

As respostas aqui sao rapidas ^^

Valeu ai pessoal, ajudou muito.

[quote=Redo]As respostas aqui sao rapidas ^^

Valeu ai pessoal, ajudou muito.[/quote]
Aqui é mais um chat do que um forum.

Oque ajuda muito é ajudar outros no GUJ. Tem me ajudado muito a relembrar algumas coisas

[quote=denisspitfire][quote=Redo]As respostas aqui sao rapidas ^^

Valeu ai pessoal, ajudou muito.[/quote]
Aqui é mais um chat do que um forum.

Oque ajuda muito é ajudar outros no GUJ. Tem me ajudado muito a relembrar algumas coisas [/quote]

Sem contar que quando voce responde algo errado (que voce acha que esta certo) alguem te corrige e tanto você quanto a pessoa que perguntou aprendem algo :smiley:

Bom dia, Redo

Comentado algumas de suas dúvidas…

Não é obrigatório. Mas é obrigatório saber dividir responsabilidades e definir bem os códigos de ações. E isso pode começar a ser feito em linguagem procedural, mesmo sem os recursos das linguagens que usam OO. Por exemplo, pode-se escrever código com linguagem procedural dividindo o código em funcoes de maneira que muita coisa possa ser reutilizada e o código fique limpo. Definir tipos de dados, etc. Claro que isso tudo está muito longe de ser OO, mas ajuda a pensar a forma de escrever código mais próximo da proposta da orientação a objeto, sendo também mais fácil de programar, de entender e, portanto, de manter. Quando se aprende OO fica mais fácil programar em procedural; quando se aprende a escrever bem em procedural, fica mais fácil entender OO.

Hoje, geralmente, se aprende a programar em procedural por ser um paradigma mais “livre” que OO. Com procedural o aprendiz pode se prender apenas nas construções do algoritmo, na lógica, e não necessariamente também teria que implementar práticas de OO. Isso não acontece com quem inicia os estudos de programação utilizando OO. Este deverá se preocupar com a lógica, a implementação do algoritmo e com as práticas, e boas práticas do OO. Caso contrário, estaria utilizando uma linguagem OO para implementar de forma procedural. A idéia é aprender lógica de programação e depois aprender a estruturar e adquirir poderes -hehe

Creio que não. Quando você aprende a escrever limpo e estruturar melhor seus códigos procedurais, sua cabeça vai querer estourar por sentir que seus pés estão acorrentados e que existe um mundo lá fora que te falta. Te falta OO.

abraço

Cada pessoa tem uma forma de aprender diferenciada! eu mesmo aprendi java praticamente através de video aulas, prefiro ver alguem fazendo dq ler, mas isso depende de cada pessoa! agora uma coisa é certa… comece do básico, tente entender a linguagem e não fique pulando de linguagem, estude java do básico e tente fazer sistemas “completos” ao invés de ficar apenas fazendo pedaços de códigos, num sistema real vc consegue realmente assimilar a linguagem. Segue abaixo um link de video aulas ótimas pra quem ta começando, é um curso completo de java básico:

link: http://www.youtube.com/watch?v=dqL7cG4J6gI&feature=list_related&playnext=1&list=SPA03DEA5320ECBF85