Iniciante em Java, peço algumas dicas

Olá amigos, primeiramente quero desde já agradecer a todos que puderem de alguma forma de ajudar.

Sou programador Delphi há pelo menos uns 6 anos… e pelo que andei lendo o Java está superando ele em alguns aspectos… por este motivo que me iniciar nesta área… porém tenho algumas (várias) dúvidas, seguem elas:

1. Qual o melhor IDE, Eclipse ou NetBeans?
  2. Pra programar pra desktop, digo, não pra página de internet, qual o melhor java, o Standard ou Enterprise?
  3. Existe a possibilidade de conexão com o Firebird 1.5? Qual seria?
  4. Pra se fazer um Form (digo, formulário) é igual ao Delphi, ou tenho que fazer os Forms todos não mão…?

Por enquanto é só isso, com as respostas destas perguntas, serão geradas outras tantas perguntas… :wink:

Desde já agradeço a todos,

[]s

Fellipe H.

Já passei por isso (risos) vou tentar te ajudar… mas se bem me lembro estas dúvidas são a ponta errada do iceberg :lol:

Vejamos:

1. Os dois são bons, para o iniciante o Netbeans normalmente é melhor porque vem com tudo no pacote, ou seja você não precisa de plugs. Mas com o tempo você poderá testar o Eclipse e certamente gostará da produtividade dele. Se optar em começar direto com o Eclipse então abaixe uma versão do tipo pacotão ver (myeclipse ou eclipse calisto).

2. Os recursos normais de uma aplicação desktop estão disponíveis no JSE, em casos especiais você poderá fazer uso de outras API, mas o JEE será utilizado para recursos avançados, mais comum na WEB.

3. Use o driver JDBC (http://sourceforge.net/projects/firebird/)

4. Tanto o Netbenas como o Eclipse possui bons editores visuais para “desenhar” as telas… mas para aprender o jeito certo de utilizar o java, não faça nada além disto ou seja apenas desenhe as telas…
    Fique londe dos eventos… eles são bons para os POE (Programação Orientada a Eventos) e não para POO.

Boa sorte.

Olá Dieval, porque você disse que se trata da ponta errada do iceberg? :smiley: