Iniciante em programação

Boa noite galera! Estou começando a me intruduzir na área de programação e gostaria, se possível de algumas recomendações para ter uma noção melhor sobre o ramo. Tenho uma noção básica de Linguagem de Programação e estou começando a pegar a linguagem JAVA OO, pois ganhei um curso na Udemy e estou aproveitando para estudar. Há vários códigos e expressões específicas da linguagem que eu ainda não entendo. Gostaria de indicações, seja sites, arquivos, vídeos, qualquer coisa na qual eu possa aprimorar os conhecimentos.

Agradeço a atenção de todos.

Por exemplo?

É uma ótima apostila da Caelum. A Caelum sempre tem ótimos conteúdos! Mas as dúvidas que você tiver durante os estudos, pesquisa aqui no GUJ, e caso não ache a resposta, crie um tópico aqui. É gratuito e todos terão o prazer de ajudá-lo! :heart:

Em uma demonstração de exercício eu me deparei com a seguinte informação:
String s = sc.next();
char letter = s.charAt(0);
int digit = Integer.parseInt(s.substring(1));

Minha duvida é entender qual a função do Integer e da utilidade da substring no Java. Pelo o que eu entendi, o Integer.parseInt converte o valor da String em um valor Inteiro, mas qual a utilidade e em quais situações eu posso usa-lo ?

Muito obrigado! Vou precisar bastante da ajuda do pessoal :sweat_smile:

E aí, @Gabrielog05. Beleza?

Bacana suas dúvidas. Vou responder uma a uma.

A classe Integer é uma classe wrapper. Existe o tipo primitivo int, certo? E existe a classe que “embrulha” a int, que é a Integer. Ela fornece mais métodos para trabalhar com o dado. Recomendo que você estude sobre as classes wrapper.

O método parseInt, da classe Integer, converte alguma coisa para inteiro. Como isso é útil? Bem, em conversões! Imagine que você recebe uma String que tem como valor “5”, significa que você recebeu uma representação em TEXTO do caractere cinco. Uma representação em texto não pode ser somada, por exemplo. Nem dividida, multiplicada, usada como contador. Agora, usando parseInt você converte de String para int, e assim, pode trabalhar com o dado. Deu para entender?

Essa é bem simples. Imagine que você tenha a string “UMDOISTRESQUATROGABRIELSETEVINTE”. Tem muitas formas de pegar qualquer palavra aí dentro, mas a substring é uma das mais fáceis.

Quando você tiver uma dúvida sobre o que faz um método, pesquise na documentação do Java sobre esse método. Entendendo o funcionamento do método, você entenderá os casos de uso.

Espero ter ajudado!

[]'s