Boa noite galera!
Sou iniciante e gostaria de tirar uma dúvida.
Estou aprendendo sobre encapsulamento preciso fazer um controle remoto (exercício de aprendizado) .Em um dos métodos o professor quer fazer a barra de volume aumentar de 10 em 10, e fazer aqueles " | ", ou seja, a parte gráfica mostrando uma barra para indicar a altura do volume (desculpe se não conseguir explicar direito).
Com isso, ele deu o seguinte código:
public void abrirMenu() {
System.out.print (“Volume: " + this.getVolume());
for (int i = 0; i <= this.getVolume(); i+=10) {
System.out.print (”|");
}
Não consegui entender, alguém poderia me explicar?
Obrigado pela ajuda!
Sendo bem sincero, o código acima não tem nada de encapsulamento.
De qualquer maneira, segue uma explicação breve sobre o trecho acima:
public void abrirMenu() { //Assinatura do método abrirMenu, não tem retorno (void)
System.out.print ("Volume: " + this.getVolume()); //Mostra o valor atual contido na variável volume
for (int i = 0; i <= this.getVolume(); i+=10) {//Executa N repetições, de 0 até o valor atual contido na variável volume
System.out.print ("|"); //imprime a representação do ícone de volume.
}
}
Em tempo: o conceito de encapsulamento, em OO, se refere aos procedimentos que visam tornar atributos (na verdade, métodos e a lógica desenvolvida) invisíveis a quem quer que venha a utilizar as instâncias de objeto de uma determinada classe.
Normalmente, diz-se que encapsulamento se baseia em:
Tornar os atributos privados (colocar o modificador private antes da declaração de cada atributo)
private String nome;
Criar métodos assessores (getters e setters)
public void setNome(String nome) {
this.nome = nome;
}
public String getNome() {
return this.nome;
}
Porém, isso não garante nenhuma restrição aos atributos, apenas burocratiza a chamada, obrigando qualquer classe que venha a tentar alterar ou ler o valor de uma variável a passar pelos métodos citados.