Iniciante, o q usar?

Olá, comecei a estudar a “muito” pouco tempo java (semana passada :wink: ) e queria saber que ide usar (por enquantou estou soh no bloco de notas)
Lendo uns tópicos do fórum vi que as ides são pesadas, por isso criei este tópico pra saber qual ide usar em meu pc e que programas tenho que instalar:

Dentre eclipse e netbeans qual devo usar??
Meu pc é um: pentium4 1.6ghz (wilamet)com 256mb de ram (eh um lixo eu sei, mas sou lizo fazer o q?)

Que programas/plugins eu devo ter obrigatoriamente instalados no meu pc ou que me ajudem a criar programas em java??

Conto com a ajuda de vcs do guj, e se souberem algumas dicas pra iniciantes como eu me falem por favor!!
já estou lendo todos os tutorias do guj e estão me ajudando bastante! (só que estão um pouco desatualizados)
Até mais!!

começe só com Java, esqueça pelo menos por enquanto das ferramentas que qr aprender e utilizar)

utilize um editor simples (JEdit, Bluej)
com o tempo vc vai pegando confiança e vai perceber quando estiver pronto para encarar uma IDE.

O Netbeans é mais pesado, porem, com mais recursos, inclusive para construção de interface grafica.

cara… com 256 pra desenvolver java eh como o Zakin disse… tem q ser um editor bem leve… caso vc tivesse mais recursos eu recomendaria o netbeans 5.5

Se tivesse pelo menos 512MB, dava para arriscar um Netbeans ou um Eclipse, mas como também estás começando a programar, é melhor calejar num JEdit mesmo antes de pegar alguma outra IDE mais “parruda”.

Até!

Pra mim cada um escolhe a Ide q quer trabalhar, eu por exemplo comecei com Netbeans, dps fui usando Eclipse na facu em ksa agora nem kero mais saber de Netbeans, experimente as duas e veja qual se identifica melhor…

Acredito que o JCreator supra toda a necessidade de um iniciante, não exigindo muito da maquina.

Comece pela versão beta 6 do Netbeans, ou pegue o Eclipse mesmo.
As duas são ótimas.

po vlw mesmo pra todo mundo ae que respondeu meu post!!
Vocês aki do forum guj saum legais pa cacet !!
vou ficar aki no forum por muito tempo, enquanto estiver programando em java!
obrigado a todos que estão me ajudando neste começo!!!
vlw mesmo! Abraço!

Nao sei porque todo mundo tem medo de IDE, nao vejo nada demais comecar usando uma IDE, alias, eu acho que eh ate melhor.
Queria saber porque todo mundo acha que usar IDE’s eh tao “tricky”.

//Daniel

tb acho errado essa historia de orienta iniciante a aprende a programa sem usar ide…

é mto melhor vc usar uma ide no começo, de preferencia uma dessas q ja te avise em tempo real dos erros de sintaxe, coisa e tal, ja evita mta perda de tempo (o que ja é bem desanimador, principalmente no caso de iniciantes)

netbeans nem pensa com tão pouca memoria ram

eclipse tb não aconselho…

acho melhor mesmo uma mais leve, como exemplo o blueJ que é bom e é leve ou o JCreator, que é extremamente leve, apesar de ter menos recursos…

depois que vc ja tiver melhor, ja com um nivel intermediario em JSE, ai sim que ja aconselho usa bloco de notas ou algo assim, pra aperfeiçoa a digitação de codigo e elimina erro de sintaxe.

Quanto melhor a IDE que usa, mais esta o vicia. Quando trocar de IDE por motivos profissionais, ou tiver que fazer atividades que antes eram automatizadas pela IDE de forma manual. Sentirá a dferença. A falta do code completion e do autocompleter tornam mais fácil o processo de aprendizado das APIs também, dentre outros motivos. Por isso aconselho a estudar SEM IDE.rs

abraço

[quote=maior_abandonado]tb acho errado essa historia de orienta iniciante a aprende a programa sem usar ide…

é mto melhor vc usar uma ide no começo, de preferencia uma dessas q ja te avise em tempo real dos erros de sintaxe, coisa e tal, ja evita mta perda de tempo (o que ja é bem desanimador, principalmente no caso de iniciantes)

netbeans nem pensa com tão pouca memoria ram

eclipse tb não aconselho…

acho melhor mesmo uma mais leve, como exemplo o blueJ que é bom e é leve ou o JCreator, que é extremamente leve, apesar de ter menos recursos…

depois que vc ja tiver melhor, ja com um nivel intermediario em JSE, ai sim que ja aconselho usa bloco de notas ou algo assim, pra aperfeiçoa a digitação de codigo e elimina erro de sintaxe.

[/quote]

Vlw cara! era a resposta que eu queria ouvir… valeuzaum pela dica cara!

use o jcreater é muito bom para quem esta aprendendo, se vc usar o eclipse ou netbeans agora que esta iniciando vai acabar se perdendo na configuracao…

eu não recomendaria um IDE simples, comecei logo com o ECLIPSE e não tive problemas.

Dependendo você vai acabar desistindo do java achando que é muito dificil se usar uma IDE que não tem um bom editor de código

pow e que configuração complexa que tem no eclipse?

[quote=windsofhell]
Nao sei porque todo mundo tem medo de IDE, nao vejo nada demais comecar usando uma IDE, alias, eu acho que eh ate melhor.
Queria saber porque todo mundo acha que usar IDE’s eh tao “tricky”. [/quote]
Porque quando a pessoa está aprendendo java é recomendável que ela aprenda a syntax da linguagem, que é uma linguagem case sensitive (muitas as vezes as IDE corrigem automaticamente isso), saber compular um arquivo java, passar parâmetros com o compilador, fazer testes de classpath, identificar as mensagem de erros da linguagem (muito importante isso), e acho que mais algumas coisas

Se tem menos de 3 meses em java, não recomendo de forma alguma usar eclipse ou netbeans, no máximo apenas um editor que tenha syntax highlight.

Corrige automaticamente? Normalmente a IDE aponta um erro na linha e sugere uma correção, mas não faz sozinha, sem que o programador tome conhecimento. Se tem IDE que faz assim, é melhor não usar, ela pode estar inserindo até mesmo erros no seu código sem o seu conhecimento. :o

Tenho minhas dúvidas do quão útil é saber fazer isso em linha de comando. Eu aprendi a fazer isso, mas devo reconhecer que a última vez que fiz foi ainda na faculdade. Além disso, deve ser mais fácil entender a linha de comando depois de já estar familiarizado com a linguagem. Não vejo no que aprender detalhes da linha de comando de um compilador vá ajudar um iniciante.

Aqui eu concordo em gênero número e grau. É importante entender os erros de classpath, principalmente após gerar um .jar. E isso sim a IDE pode mascarar para você (ela configura o classpath sozinha, junto com o projeto).

Também é importante aprender a interpretar a Stack Trace, quer dizer, os erros da linguagem. Mas geralmente os erros da linguagem também são exibidos pela IDE, que ainda te ajuda te levando diretamente a linha de código apontada no erro. Não vejo como isso possa atrapalhar, bem pelo contrário, ajuda muito.

A dica que eu realmente dou é: aprenda a usar o debbuger. Você aprende muito vendo o seu programa rodar passo-a-passo. Você pode acompanhar cada detalhe da execução, que valores as variáveis assumiram, quais funções o compilador entrou e como ele valiou o if.

Sem dúvida, acho que o depurador é bastante didático. Muito mais do que você se quebrar por alguns dias, só para achar onde você esqueceu de fechar chaves…