Oi,
não recomendo começar com o notepad não… nem um pouco…
uma ferramenta boa para o começo seria o JCreator.
Ele é simples, faz o basico e em ambiente java. não utiliza debug, só códigos… pacotes… e compilação…
a partir do momento que utilizar uma ferramente você vai entendendo os conceitos… nao se judie com o notepad =)
Quando craque em JCreator, baxe o eclipse o/
Procure tutorias sobre as IDEs, compre livros se necessario…
e, boa programação!
Bom, eu sou da época do inicio do Java, ou seja, não deu para escapar do Notepad, até sair os primeiros editores de texto que faziam a diferenciação do código Java.
Hoje, fazo jus a recomendação dos demais colegas em usar o JCreator para começar. Ou então tente o Crimson Editor, que é um editor de texto txt que permite a edição de código de diversas linguagens (Java, HTML, etc).
tem que ser visto o funcionamento do código, como compilar, salvar, executar. ter uma visão legal do funcionamento da coisa toda. mas um ide ajuda muito na produtividade, inclusive de quem está aprendendo. ele diz qual é o erro, o que já é um caminho para a busca da correção. dá algumas dicas, pra vc melhorar o código. gera automaticamente getters e setters, por exemplo. eu não acho nada didático a pessoa ter que repetir várias vezes o mesmo trecho de código (que é pequeno) alterando apenas algumas palavras. este procedimento desestimula o iniciante.
o mais importante é prestar atenção no código, no que o ide fez, na organização. e aproveitar as vantagens de uma ferramenta. fazendo isso, depois de algum tempo de experiência, a pessoa abre o notepad e sai programando sem dificuldade, consultando a api se necessário.
quando já tiver uma boa visão das coisas, é só tirar onda dizendo que programa no VI, pq é isso que a maioria faz. rsrs
Eu costumo usar um editor de texto, somente quando estudo para uma certificação ou coisa do gênero.
Mas mesmo assim, não apelo para o Bloco de Notas, eu utilizo o Notepad++ em conjunto com alguns scripts ant.
Te aconselho a brincar com um editor simples com destaque de sintaxe e o prompt de comando. Dessa maneira, você não perderá tempo, conhecendo ambientes de desenvolvimento extremamente complexos.
Eu conheço um povo que já está trabalhando na área há 1-2 anos, se pedir p/ eles fazerem e rodarem um programa só usando um editor de textos e o compilador do JDK, é capaz de eles morrerem na praia. É básico, mas quem só usou IDE em sua vida, não faz a mínima idéia que há outras maneiras.
Eu recomendo começar com Java escrevendo e compilando código “na mão” só p/ não passar por essa vergonha.
Aliás se eu fosse o empregador, a primeira parte da prova p/ contratar um profissional Java seria fazer um Hello World com uso de pacotes feito sem IDEs.