Iniciante tem que ser no bloco de notas?

Olá amigos,

Sou iniciante e pelo o que pude ver os profissionais da area não aconselham o uso d tipo netbeans e Eclips para quem esta iniciando com java.

Bem posso fazer isso!

Tenho instalado na minha maquina O JDK6 e o netbeans 5.5!

Naum entendi direito como faço para compilar meus codigos pelo DOS!

Aguardo auxilio!

Obrigado!

Não utilizar IDEs para começar é o ideal, pois aí a IDE não esconde ou corrige os erros que você faz sem entender.

Para executar o compilador:

javac MinhaClasse.java

E para executar:

java MinhaClasse

Até!

Na verdade, quando os caras lhe recomendam usar o tal “bloco de notas”, acho que é conversa de veterano querendo judiar dos bixos :stuck_out_tongue:

Mas de fato é importante saber um pouquinho - pelo menos um pouquinho - de linha de comando. Ou seja, como alterar o diretório local (chdir), criar diretórios (mkdir), compilar programas (javac), rodar programas (java) etc.

Cara… um conselho eu tambem comessei java a pouco tempo!! E aprendi tudu por uma apostila da CAELUM que é muito boa e ensina… desde codigos pelo bloco de notas, ateh o uso do ECLIPSE.

Entao para voce consegir essa apostila é soh entrar no site da CAELUM

www.caelum.com.br

la baixe a apostila fj11

Fiz o comando para compilar mas naum deu!

Sou programador PHP e como vcs sabem a compilação é muito diferente!
Peço desculpas por essas perguntas idiotas mas sei que vcs irão me ajudar!

class PrimeiraApp
{
public void main( String args )
{
System.out.println(?Primeira aplicação.?)
}
}

Salvei como PrimeiraApp.java na area de trabalho!

desktop\javac PrimeiraApp.java

e retorna

que desktop n é reconhecido como comando bla bla bla!

Agradeço!

[quote=edysnipes]Fiz o comando para compilar mas naum deu!

Sou programador PHP e como vcs sabem a compilação é muito diferente!
Peço desculpas por essas perguntas idiotas mas sei que vcs irão me ajudar!

class PrimeiraApp
{
public void main( String args )
{
System.out.println(“Primeira aplicação.”)
}
}

Salvei como PrimeiraApp.java na area de trabalho!

desktop\javac PrimeiraApp.java

e retorna

que desktop n é reconhecido como comando bla bla bla!

Agradeço![/quote]

Tá errado nas seguintes coisas:

//faltou o public public class PrimeiraApp { // o escopo do método main é o seguinte: public static void main(String args[]), faltaram o static e os [] public static void main( String args[] ) { System.out.println("Primeira aplicação."); // falta o ponto-e-virgula aqui } }

Até!

O java tem um editor chamado JCreator… Ele diferencia cores e faz identação; é um pouquinho mais confortável e não é necessariamente uma IDE (acho :oops: )… E vc pode usar o TextPad também… O bloco de Notas é sofrimento demais…

Boas programações!!! :smiley:

Acho que você tem problemas com o “Command Prompt”, não com o Java :frowning:

A raiz desse problema é que você tem de entender como é que os programas são encontrados pelo Windows para ser executados.
Entenda o que é PATH (acho que deve haver uma explicação nessa tal apostila) primeiro, para ver por que é que você teve o tal problema.

DICA: crie um atalho para o CMD (command), e ponha (sim, esta palavra existe e está registrada) ele na mesma pasta das suas classes, assim não precisa ficar digitando diretórios…, apenas:

javac classe.java
java classe

facilitou bastante pra mim…

abs :arrow: 8)

opa, se quiser usar uma IDE use, mas use uma bem básica… eu quando estava começando (ainda estou) usava o JGrasp http://spider.eng.auburn.edu/user-cgi/grasp/grasp.pl?;dl=download_jgrasp.html

vc nao vai ter ajuda de nada o que ele vai ajudar vc… é deixar a cor de classes, metodos e etc, Coloridos ai vc vai ter uma Noção.

esta é minha opinião!

Abraços!

bom respondendo a pergunta do seu topico… nao TEM quer ser no notepad, mais eh recomendavel que vc no inicio evite as IDE’S que vc conheça cada linha de sua sintaxe, cada esquecimento de {} que vai compilar… entao isso é interessante… e ainda por cima o notepad ele nao deixa sua sintaxe colorida… vc tem q ter mais atencao ate para escrever uma palavra chave… mais nada impede vc de querer ir para um ide é apenas uma sugestao do uso do notepad. E a respeito de executar no dos é mais facil que roubar doce de uma criança so tem dois comando um para gerar o bytecode e outro para executar.

javac minhaclass.java
[b] java minhaclass[b]

o primeiro javac ele gera o .class e o segundo executa… so isso tiver com duvida como instalar o java 1.5 em seu ambiente pega ai em anexo a instalacao em 5 min sem esquentar a kbeçca!1

abração espero ter ajuado :smiley:

Prezado edysnipes …

Veja o código que vou colocar aqui, compare com o seu e detecte as diferenças, o que faltou no seu, também sugiro que você leia mais sobre a síntexe da linguagem Java, desde seus Fundamentos básicos. Assim você vai conseguir descubrir e aprender mais. Utilize a apostila Fj11 da Caleum que noso colega disse, www.caleum.com.br, ela também é muito boa e lhe dará a noção que falei.

Rodrigo

class PrimeiraApp 
{ 
	public static void main(String[] args) 
	{ 
		System.out.println("?Primeira aplicação.?");
	} 
} 

Caro edysnipes, não concordo com o que os amigos disseram de que os veteranos recomendam o bloco de notas para dificultar a vida dos iniciantes.

Eu também sou iniciante e, desde que comecei a aprender Java, o máximo que cheguei perto de uma IDE foi o JCreator, o qual, inclusive, eu nem uso por completo. Uso ele só pelo syntax highlighter, porque ele não faz muito mais que isso.

Usar o Bloco de Notas no início é ótimo sim e te dá uma visão prática do processo de efetivação de uma aplicação, uma vez que tu percebes todas as variantes de configuração e execução do software/aplicação.

Sim, uma IDE é boa. Não uso nenhuma, mas apenas de ler depoimentos de outros, já pude perceber a relevância que dão a estes softwares (quase case). IDE’s ajudam e muito no manejamento de aplicações mais extensas.

Entretanto, lembre-se que você está aprendendo, estudando, você não quer nada “mastigado”. Sei que as IDE’s não fazem as coisas todas prontas, mas de certa forma elas te poupam de alguns trabalhinhos extras que você teria se fizesse tudo “na mão”, ou melhor, “no prompt”.

Saiba que tu não estarás atrasando teus estudos caso resolva usar o Bloco de Notas; isso vai te proporcionar entender melhor teu código e saber detectar teus erros mais facilmente. Vai também te dar uma visão mais ampla e concreta da utilização, manuseio, configuração, resolução de problemas e prática para com o CLASSPATH que é um adendo de suma importância quando em utilização de bibliotecas externas de classes.

Saiba também que optando por usar uma IDE tu não estarás deixando de “aprender” algo, tampouco estarás te rendendo a alguma modinha ou se tornando um escravo dos erros auto-detectáveis. Escolhendo usar uma IDE logo no início, tu estarás te beneficiando do fato de que, num futuro próximo onde poderás estar trabalhando em projetos grandes, tu já vais ter a prática em usar IDE, isso te ajudará a se comportar junto ao projeto de modo a organizá-lo mais rapidamente, sabendo que tu não precisarás primeiro entender a IDE para depois usá-la.

Recomendo, em conclusão final, que tu deves optar pelo uso do Bloco de Notas. IDE’s são excelentes, mas irão te prejudicar num futuro próximo.

Eu acho que você deve fazer um ou outro programinha no bloco de notas. Mas somente até você aprender:

1. A compilar um programa usando javac e a executá-lo;
  2. A incluir classes em seu classpath;
  3. A entender a stackTrace gerada quando o programa dá erro;
  4. A entender o que é NullPointerException e porque ela ocorre.

De "quebra’ você aprende o que o Camilo falou. Você aprende a diferenciar palavras chave de palavras comuns e se quebra um pouquinho com as chaves, percebendo a importância da identação.

Fora isso, USE UMA IDE!!! E quando fizer isso, aprenda lidar com o depurador. Executar o seu código passo-a-passo, inspecionando o valor das variáveis é uma excelente forma de aprender. Eu recomendo até que o amigo Yky faça isso também. Você aprende muito seguindo visualmente o fluxo de execução de seu programa.

Não creio que IDEs vão prejudicar ninguém, nem hoje e nem no futuro. Acho que essa frase foi um tanto exagerada. As IDEs estão ganhando cada vez mais importância, e elas sim (aliadas a outras ferramentas) fazem parte de um processo real de efetivação de um software.

A dica se repete para o Swing, por exemplo. Evite os recursos de edição visual da IDE, até aprender o conceito. Aprenda como as classes do swing funcionam, para que servem os layout-managers e quais são os principais erros na hora de montar uma GUI. Depois disso, esqueça programação de interface gráfica no braço e seja feliz com o seu Matisse ou Visual Editor.

[quote=thingol]Na verdade, quando os caras lhe recomendam usar o tal “bloco de notas”, acho que é conversa de veterano querendo judiar dos bixos :stuck_out_tongue:

Mas de fato é importante saber um pouquinho - pelo menos um pouquinho - de linha de comando. Ou seja, como alterar o diretório local (chdir), criar diretórios (mkdir), compilar programas (javac), rodar programas (java) etc.

[/quote]

Que é isso Thingol!! rsrs

Não é para judiar não… É que ao começar direto com a IDE o cara se acostuma com o Code Completion, não aprende como é o processo editar/compilar/rodar pois a IDE faz tudo de uma vez, não aprende a manipular pacotes.

Mas tão logo ele se familiarize com esses conceitos, tem que partir logo para uma IDE.

Para quem está no início, recomendo o JCreator. É muito bom, rápido, tem recursos básicos de uma IDE e não fica te enchendo os olhos logo de cara como o Eclipse e o Netbeans.

Depois de algum tempo, parte para o Eclipse ou Netbeans. Se tiver afim de gastar, experimente o IntelliJ ou o JDveloper (quem usa diz é uma maravilha).

Para quem usa o Windows XP e não tem saco pra usar o CMD e ficar digitando dir “minhapastacomnomedotamanhodomundo”, tem um programminha legal da própria Microsoft que ajuda bastante no início, o Open Command Window Here, que faz parte do pacote Microsoft PowerToys para o Windows XP.

http://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/downloads/powertoys/xppowertoys.mspx

Sugiro você largar de mão do Notepad e começar a usar alguma IDE bem básica. Eu gosto de passar para iniciantes a IDE BlueJ que é de fácil entendimento e ajuda muito.
Espero ter ajudado.

Além do bloco de notas e do maravilhoso prompt de comandos do DOS eu recomendo um mouse que dê um choque em você toda vez que você errar.

Você vai ver que você aprende rapidinho :slight_smile:

with(ViniGodoy.post)
  {
   "As IDEs estão ganhando cada vez mais importância"
   // claro que estão, IDE's, segundo outros, são excelentes
   "aliadas a outras ferramentas) fazem parte de um processo real de efetivação de um software"
   // isso vale também a um iniciante que está estudando, necessariamente, a sintaxe, compilação e execução?
   "Não creio que IDEs vão prejudicar ninguém, nem hoje e nem no futuro. Acho que essa frase foi um tanto exagerada."
   // leste Todo meu post? Eu me referi a isso prejudicá-lo devido ao fato de ele estar iniciando em Java, e não no geral.
   // Acho que "para iniciantes" não é uma boa idéia fazer uso de IDE's.
  }

[]s

Então, eu concordo com você que bem no início IDEs não são uma boa. Mas, a partir do momento que você cumpre aqueles pontinhos que eu falei, acho que não deve permanecer num editor.

Existe uma evolução muito grande quando um aluno passa a entender e a utilizar um depurador. Acompanhar a execução passo-a-passo é uma excelente ferramenta didática, que não deve ser desprezada.