Caro edysnipes, não concordo com o que os amigos disseram de que os veteranos recomendam o bloco de notas para dificultar a vida dos iniciantes.
Eu também sou iniciante e, desde que comecei a aprender Java, o máximo que cheguei perto de uma IDE foi o JCreator, o qual, inclusive, eu nem uso por completo. Uso ele só pelo syntax highlighter, porque ele não faz muito mais que isso.
Usar o Bloco de Notas no início é ótimo sim e te dá uma visão prática do processo de efetivação de uma aplicação, uma vez que tu percebes todas as variantes de configuração e execução do software/aplicação.
Sim, uma IDE é boa. Não uso nenhuma, mas apenas de ler depoimentos de outros, já pude perceber a relevância que dão a estes softwares (quase case). IDE’s ajudam e muito no manejamento de aplicações mais extensas.
Entretanto, lembre-se que você está aprendendo, estudando, você não quer nada “mastigado”. Sei que as IDE’s não fazem as coisas todas prontas, mas de certa forma elas te poupam de alguns trabalhinhos extras que você teria se fizesse tudo “na mão”, ou melhor, “no prompt”.
Saiba que tu não estarás atrasando teus estudos caso resolva usar o Bloco de Notas; isso vai te proporcionar entender melhor teu código e saber detectar teus erros mais facilmente. Vai também te dar uma visão mais ampla e concreta da utilização, manuseio, configuração, resolução de problemas e prática para com o CLASSPATH que é um adendo de suma importância quando em utilização de bibliotecas externas de classes.
Saiba também que optando por usar uma IDE tu não estarás deixando de “aprender” algo, tampouco estarás te rendendo a alguma modinha ou se tornando um escravo dos erros auto-detectáveis. Escolhendo usar uma IDE logo no início, tu estarás te beneficiando do fato de que, num futuro próximo onde poderás estar trabalhando em projetos grandes, tu já vais ter a prática em usar IDE, isso te ajudará a se comportar junto ao projeto de modo a organizá-lo mais rapidamente, sabendo que tu não precisarás primeiro entender a IDE para depois usá-la.
Recomendo, em conclusão final, que tu deves optar pelo uso do Bloco de Notas. IDE’s são excelentes, mas irão te prejudicar num futuro próximo.