Iniciar como Programador Java aos 42 naos

Boa tarde!

Iniciei minha carreira de programador em no final dos anos 90. Trabalhava com Clipper e desenvolvia aplicações para áreas diversas.

Minha carreira mudou quando fui fazer um trabalho temporário de desenvolvimento em um agrande empresa. No final do projeto recebi uma proposta muito boa para ficar na empresa mas fora da área de desenvolvimento. Na verdade era uma área administrativa.

O tempo passou, acabei sendo arrimo de família e não tinha condições de deixar o emprego onde já era sênior para reiniciar a cerreira em programação

Como gosto muito, sempre me mantive atualizado. Fiz Tecnologia em Processamento de Dados que terminei em 2006 e sempre desenvolvo aplicações em Java que são usadas internamente no meu departamento ou até mesmo simplesmente para aprender alguma coisa nova.

Agora estou numa fase que posso me “dar ao luxo” de ganhar menos, e por isso gostaria de retornar à área de programação. Pensei em fazer alguns cursos (Ex. o FJ-11 da Caelum) e buscar certificação mais para dar maior segurança para que poderia possivelmente me contratar.

Tenho 42 anos e não me importaria de forma alguma a iniciar como Programador Júnior em alguma empresa de pequeno porte.

Gostaria de pedir a opinião das pessoas do forum com bom conhecimento neste mescado para saber das minhas chances e das dificuldades, ou caminhos que eu deva seguir.

Muito Obrigado!

Concurso, esse deve ser o meio mais provavel para você entrar na área.

Em relação a cursos, já verificou os da Alura? A opção de acesso por um ano, 12x75, bem interessante.

+1

Na real, não. Mas…

Se vc gosta de criar aplicações talvez seja melhor vende-las diretamente no market do que arrumar emprego em alguma empresa pra dar manutenção em sistema antigo. Isso vc pode fazer independente da idade, desde que tenha conhecimento necessário (pra criar aplicações, oferecer suporte, marketing, etc.).

A maioria das empresas de t.i. querem jovens recém formados e ingênuos para poderem pagar pouco. Imagine qual patrão irá pagar plano de saúde para um colaborador de 42 anos ? A melhor dica que posso dar é de prestar concursos.
Também estou na faixa dos 40 e fui rejeitado por muitas psicólogas formadas em Uniesquinas. Isso porque tenho 02 graduações em faculdade pública e experiência na área de desenvolvimento em Java.
O último concurso de t.i. que prestei, eu passei em primeiro lugar ! O penúltimo concurso, fiquei em terceiro.
Há tempos atrás fui func. público e, após terminar a segunda facu., pedi exoneração para me dedicar a área de desenvolvimento na iniciativa privada. Foi um grande erro que cometi. Graças a Deus, hoje voltei para o serviço público na área de t.i. e nunca mais quero ficar dependente de patrões “mão de vaca” !

Nem tinha tocado no fator idade, pois, é algo que você já deve saber, vai encontrar barreiras quanto a isso. Como você está determinado em mudar de carreira, e como já citou que aceita inclusive ganhar menos, o melhor que tem a fazer é estar preparado para ouvir muitas recusas, piadinhas e desconsiderações. Não adianta colocar a culpa nos outros, até porque, cada um tem seus motivos (e defeitos). Fazer o quê? Bola prá frente. Que tem muito esforço, dedicação e persistência lhe esperando.
Prepare um plano de estudos focados em: plataforma Java, matérias dos concursos, participar de algum projeto.

Concurso talvez seja uma melhor opção se seu nível de conhecimento em tecnologia for baixo.

Mas como estão os concursos para TI? São muito concorridos?

Não é por esse fator, não pelo menos o principal, é pela barreira da idade.

[quote=A H Gusukuma]
Não é por esse fator, não pelo menos o principal, é pela barreira da idade.[/quote]

Idade só é um fator pra quem contrata mão de obra.

Se vc tem conhecimento de tecnolgia pra criar uma solução, e de mercado pra vende-la, aposto que ninguém vai perguntar sua idade.

[quote=Impossivel][quote=A H Gusukuma]
Não é por esse fator, não pelo menos o principal, é pela barreira da idade.[/quote]

Idade só é um fator pra quem contrata mão de obra.

Se vc tem conhecimento de tecnolgia pra criar uma solução, e de mercado pra vende-la, aposto que ninguém vai perguntar sua idade.

[/quote]
Você está considerando como se todo mundo queira ou devesse ou pudesse se tornar um empreendedor, isso não é verdade. Se a opção do criador do tópico fosse montar uma empresa, realmente, não estaríamos discutindo esse fato.

O Lucas Bastos, que anda sumido do GUJ, é prova de que idade não é limitador para ninguém.

[quote=A H Gusukuma]
Você está considerando como se todo mundo queira ou devesse ou pudesse se tornar um empreendedor, isso não é verdade. Se a opção do criador do tópico fosse montar uma empresa, realmente, não estaríamos discutindo esse fato.[/quote]

[quote]
Concurso talvez seja uma melhor opção se seu nível de conhecimento em tecnologia for baixo.[/quote]

[quote=Impossivel][quote=A H Gusukuma]
Você está considerando como se todo mundo queira ou devesse ou pudesse se tornar um empreendedor, isso não é verdade. Se a opção do criador do tópico fosse montar uma empresa, realmente, não estaríamos discutindo esse fato.[/quote]

[quote]
Concurso talvez seja uma melhor opção se seu nível de conhecimento em tecnologia for baixo.[/quote][/quote]

Estava me referindo a esse seu post.

Mas ele não começou a programar tarde.

É fácil condenar as empresas, mas é muito difícil alguma ter se planejado para ter um profissional de 42 anos júnior. Duvido muito que, se qualquer um de vocês fosse o empreendedor, estaria preparado para situações atípicas como essa. E duvido mais ainda que não ponderassem com bastante cautela quando a situação aparecesse.

Ao contratar pensa-se em diversas coisas como progressão de carreira, relacionamento com a equipe, hierarquia, etc. Contratar um profissional assim é assumir o risco de que ele, por exemplo, talvez não respeite uma chefia que é mais nova do que ele. Ou que ele terá uma expectativa de evolução salarial mais rápida, principalmente por ter tido um patamar maior num emprego passado.

Não estou falando que o colega teria qualquer desses problemas mas, numa contratação, é impossível conhecer a personalidade do candidato - especialmente nos quesitos pessoais. Portanto, se for procurar emprego, tenha na ponta da língua respostas e uma boa argumentação para essas situações.

É lógico que conta a experiência do indivíduo, o fato dele ter vivência, etc. Muitas vezes, conta também o fato de que esse profissional sabe exatamente o que quer, o que não quer, etc.
Mas essa é uma aposta que o gestor deve querer fazer, e deve esperar que isso vá trazer algum tipo de rendimento significativo.

Nessas condições, eu também recomendaria procurar a opção que não olha nada disso: o concurso público. É lógico que você pode procurar emprego enquanto isso.

[quote=A H Gusukuma][quote=Impossivel][quote=A H Gusukuma]

[quote]
Concurso talvez seja uma melhor opção se seu nível de conhecimento em tecnologia for baixo.[/quote][/quote]

Estava me referindo a esse seu post.[/quote]

quem tem conhecimento de tecnolgia pra criar uma solução, e de mercado pra vende-la, a idade é irrelevante. Não sei onde vc leu “montar empresa” no que escrevi.

obviamente não é todo mundo que tem conhecimento de tecnologia e de mercado, mas poderia ser o caso do autor do tópico, apesar de não ser o seu.

[quote=lmpossivel][quote=A H Gusukuma][quote=Impossivel][quote=A H Gusukuma]

[quote]

Estava me referindo a esse seu post.[/quote]

quem tem conhecimento de tecnolgia pra criar uma solução, e de mercado pra vende-la, a idade é irrelevante. Não sei onde vc leu “montar empresa” no que escrevi.

obviamente não é todo mundo que tem conhecimento de tecnologia e de mercado, mas poderia ser o caso do autor do tópico, apesar de não ser o seu.[/quote]

Como assim, escreveu? Você acabou de se inscrever no fórum. Agora a moda é clone, até em fórum!

[quote=vasbahr]Boa tarde!

Iniciei minha carreira de programador em no final dos anos 90. Trabalhava com Clipper e desenvolvia aplicações para áreas diversas.

Minha carreira mudou quando fui fazer um trabalho temporário de desenvolvimento em um agrande empresa. No final do projeto recebi uma proposta muito boa para ficar na empresa mas fora da área de desenvolvimento. Na verdade era uma área administrativa.

O tempo passou, acabei sendo arrimo de família e não tinha condições de deixar o emprego onde já era sênior para reiniciar a cerreira em programação

Como gosto muito, sempre me mantive atualizado. Fiz Tecnologia em Processamento de Dados que terminei em 2006 e sempre desenvolvo aplicações em Java que são usadas internamente no meu departamento ou até mesmo simplesmente para aprender alguma coisa nova.

Agora estou numa fase que posso me “dar ao luxo” de ganhar menos, e por isso gostaria de retornar à área de programação. Pensei em fazer alguns cursos (Ex. o FJ-11 da Caelum) e buscar certificação mais para dar maior segurança para que poderia possivelmente me contratar.

Tenho 42 anos e não me importaria de forma alguma a iniciar como Programador Júnior em alguma empresa de pequeno porte.

Gostaria de pedir a opinião das pessoas do forum com bom conhecimento neste mescado para saber das minhas chances e das dificuldades, ou caminhos que eu deva seguir.

Muito Obrigado!

[/quote]

Em seu lugar não me consideraria JUNIOR , pelo contrário , acho que o seu conhecimento administrativo pode ser bastante valioso aliado aos cursos e projetos que você já desenvolveu em empresas anteriores .
Existe demanda para profissionais na area de desenvolvimento que tenham conhecimento do negócio mas se você se vender como JUNIOR criará uma lacuna de idade muito grande que pode ocasionar negativa dos entrevistadores.
Acho que você poderia exercer alguma atividade que envolva analise funcional , por exemplo .
Pense bem em como montar o seu currículo mesclando a sua base tecnológica com o conhecimento administrativo que você adquiriu durante " o tempo que não esteve na area de informática. "