Injetando no Entity

Prezados(as),

Tem como injetar as coisas num entity no EJB 3.0? Testei aqui e não funciona (pelo menos não no JBOSS). O código é mais ou menos esse:

@Entity
public class Duplicata {

private Long id;
   private Date vencto;
   private BigDecimal valor;
   private String cedente;

// injetando uma estratégia de serviço...
   @EJB
   private CancelarDuplicataSvc cancelarSvc;

// etc...

}

Por um acaso o Spring faz isso?

Aguardo!

Rodrigo Yoshima

Boa pergunta.
Tentei implemtar o conceito de domain model (classe com comportamento) no EJB3 e senti que a plataforma não foi feita para isso, forçando a você fazer classes “burras” e jogando toda a lógica apenas nas sessions.
Tentei fazer injeção e não consegui não.

Hummm… Pelo que estou estudando na especificação, me parece que esta injeção de dependência serve apenas para session beans, interceptors e message driven beans.

A propósito, para que você deseja ter a referencia de um EJB dentro de um entity?

Para criar classes “inteligentes” com comportamento seria interessante delegar os métodos do entity para um EJB.
Neste caso eu poderia criar um Especification ou Strategy (patterns) usando um session bean.
No exemplo dele, acho que seria assim:

@Entity
 public class Duplicata {

private Long id;
    private Date vencto;
    private String cedente;

@EJB

public void cancelar() {
      cancelarSvc.cancelar(this);
   } 
 }

Tentei fazer isso também e não consegui.

Bom, pessoalmente acredito que esta não seja uma boa estratégia, pois o entity, principalmente se você está utilizando EJB, é um objeto que vai trafegar pela rede e não seria muito bom que ele carregasse uma instância de um stub de EJB dentro dele…

Sugiro criar um session bean com estas operações e passar o entity como parâmetro. Caso insista nesta estratégia eu sugiro que você considere a possibilidade de utilizar uma classe java normal (mesmo que esta seja um delegate para acessar um session).