Inserção de dados de arquivo excel

9 respostas
Nadall

Bom dia,

Estou fazendo um código em JAVA que importa um arquivo Excel e preenche o banco de dados e o sistema.
Porém, estou com dificuldades, quando a tabela possui uma chave estrangeira.
Pensei em fazer com @Query, mas como, vou identificar o dado que tem na planilha com a coluna do banco para fazer a condição?

9 Respostas

darlan_machado

FK é uma coluna normal de uma tabela de um banco de dados, não? A única diferença é que ela referencia o identificador (PK) de uma outra tabela.
Qual a dificuldade nisso? Não entendi.

Nadall

A coluna FK da tabela está como ID_‘coluna’, que seria o identificador.
No arquivo excel, o usuário vai digitar o nome da pessoa, que pertence a esse ID_‘coluna’.
Então, vai ter que identificar o nome que foi digitado e a qual ID pertence, e jogar na tabela original que tem a FK esse ID.

Não sei se deu pra explicar melhor…

darlan_machado

Grande parte das inconsistências de dados é devida a falhas na inserção das informações por parte de pessoas.
Existe meio que uma lei no mundo do desenvolvimento que é mais ou menos assim: nunca confie no usuário.
Logo, desenvolvendo a solução desta maneira, você está dando brechas para que teu sistema falhe miseravelmente, pois o usuário pode, de maneira proposital ou não, confundir os dados, inserir cosias erradas e você jamais terá como garantir se o que foi digitado pelo usuário é ou não condizente com a realidade.
Além disso, a ideia de PK e FK é garantir uma coisa chamada integridade, afinal, associa a informação da tabela X à tabela Y. Mais além, a PK é uma garantia que aquela linha específica (tupla) seja única, por algum motivo.
Você não precisa, necessariamente, que uma PK seja numérica e auto incrementável, mas, que ela seja única.
Agora, pense, João da Silva é um nome único? Certamente, não. Como vai garantir que o nome associado a um ID que representa a FK é daquela pessoa?
Isso só para ficar em um exemplo.

Nadall

Entendi seu ponto de vista.
Na minha situação, os dados da tabela onde contém a chave FK já existem.(ID,nome,…)
Que são os dados do gestor.
Essa importação do excel é um plus, caso, cliente queira importar para uma outra tabela.
O nome do gestor que estiver na planilha, já existe no banco, ele só vai verificar qual o ID que ele representa para preencher a outra tabela.

E

Acredito que o cliente final dele estará de acordo com as normas e funcionalidades do projeto…
em uma corporativa de grande porte onde os clientes estão de acordo com o contrato e com as mecânicas do projeto dificilmente haverá erros de inserção errada na tabela, afinal o modelo padrão é usado como base.

bom deixando isso de lado … acredito que ele deveria usar algo como uma Query.
exemplo:

@Query(value = "select * from grouping where Name like :name", nativeQuery = true)
Grouping findByName(@Param("name") String name);

algo do gênero, como sou desenvolvedor iniciante ainda tenho muitas duvidas, mas acredito que cada projeto tem sua aplicação contendo riscos ou não.

darlan_machado

Eu insisto que não se deve confiar no cliente. Se o xls fosse gerado por outro sistema, ok, pois seguiria padrões e você teria um meio termo. Quando depende de interação humana, eu fico com o pé atrás.

Se você amarrar pelo ID, é outra história. Pois, nesta situação, você consegue validar antes de concretizar a importação (vai ser um tanto trabalhoso, buscar no banco, deixar em memória, validar se você tem um dado válido (id, nome, etc) ou não (inconsistência).

R

Eu passei pelo mesmo problema a um tempo, o que eu fiz, quando o usuário inserir o valor, eu faço a busca no banco de dados (do nome da pessoa) e trago o FK, que no seu caso é o ID, só que caso tenha um nome incorreto, aquele dado não seria inserido, podendo gerar inconsistência de dados, dado esse problema, eu passei a inserir todos os meus dados em uma lista, fazendo todas as verificações possíveis e caso tenha erro em qualquer dado, é exibido pro usuário o que está errado e em qual linha está o erro e nenhum dado é inserido no BD, caso estejam todos corretos, eu insiro a lista completa no BD.

No case 6 e 10 são feitas as consultas que mencionei.

Segue o código:

public void handleFileUpload(FileUploadEvent event) throws IOException {
    int i = 0;

try {
        /* pega o arquivo Excel */
        Workbook workbook = null;

if (event.getFile().getFileName().contains("xlsx")) {
            try {
                workbook = new XSSFWorkbook(event.getFile().getInputstream());
            } catch (IOException ex) {
                throw new RuntimeException(ex);
            }
        } else if (event.getFile().getFileName().contains("xls")) {
            try {
                workbook = new HSSFWorkbook(event.getFile().getInputstream());
            } catch (IOException ex) {
                throw new RuntimeException(ex);
            }
        }
        /* pega a primeira planilha dentro do arquivo XLS */
        Sheet sheet = workbook.getSheetAt(0); 

//Pega a quantidade de linhas da planilha
        Iterator<Row> rowIterator = sheet.iterator();
        List<MovCapex> listMC = new ArrayList<> ();
        while (rowIterator.hasNext()) {
            i++;
            Row row = rowIterator.next();
            Iterator<Cell> cellIterator = row.cellIterator();
            MovCapex movCapex = new MovCapex();
            String s = null;
            while (cellIterator.hasNext()) {
                Cell cell = cellIterator.next();
                switch (cell.getColumnIndex()) {
                    case 0:
                        movCapex.setDataCd(cell.getDateCellValue());
                        break;
                    case 1:
                        movCapex.setDataRef(cell.getStringCellValue());
                        break;
                    case 2:
                        movCapex.setOdex(String.valueOf((int)cell.getNumericCellValue()));
                        break;
                    case 3:
                        movCapex.setObrasTerceiros(cell.getStringCellValue());
                        break;
                    case 4:
                        movCapex.setAssunto(cell.getStringCellValue());
                        break;
                    case 5:
                        movCapex.setDescricaoOdex(cell.getStringCellValue());
                        break;
                    case 6:
                        Cr cr = ejbFacade.consultarCr(cell.getNumericCellValue());
                        if(cr == null) {
                            JsfUtil.addErrorMessage("Cr " + cell.getStringCellValue() + " não existe");
                            throw new IllegalStateException();
                        }
                        movCapex.setCr(cr);
                        break;
                    case 7:
                        movCapex.setValor(new BigDecimal (cell.getNumericCellValue()));
                        break;
                    case 8:
                        movCapex.setNatureza(cell.getStringCellValue());
                        break;
                    case 9:
                        s = cell.getStringCellValue();
                        break;
                    case 10:
                        ClassTaxonomia tax = ejbFacade.consultarTaxonomia(s, cell.getStringCellValue());
                        if(tax == null) {
                            JsfUtil.addErrorMessage("Taxonomia " + s + " - " + cell.getStringCellValue() + " não existe");
                            throw new IllegalStateException();
                        }
                        movCapex.setIdClassTaxonomia(tax);
                        break;
                 }
            }
            listMC.add(movCapex);
        }

for(MovCapex tmp : listMC) {
            getFacade().create(tmp);
        }

workbook.close();

JsfUtil.addSuccessMessage("Envio do arquivo " + event.getFile().getFileName() + " realizado com sucesso!");

} catch (FileNotFoundException e) {
        JsfUtil.addErrorMessage("Arquivo não encontrado");
    } catch (IllegalStateException e) {
        JsfUtil.addErrorMessage("Erro de dado, existem dados incorretos na linha "+ i + " da planilha.");
    }

}
darlan_machado

Curiosidade: como trata homônimos (nomes iguais para pessoas diferentes)?

R

Ai isso é um problema da definição do escopo dele, o certo seria por uma PK, no caso de cadastro de pessoas, CPF.

Criado 13 de abril de 2018
Ultima resposta 13 de abr. de 2018
Respostas 9
Participantes 4