Inserção de um JLabel num JTree

Olá amigos,
Sou desenvolvdor C++ há muitos anos, estou iniciando no Java agora.
Queria saber como incluir numa JTree um JLabel para ficar na parte inferior, como se fosse uma barra de status para cada JTree que eu instanciar no meu sistema. No c++ eu chamo isso de componente onwerdraw. Alguém pode me ajudar?

Obrigado!

Olá Rodrigo.

Seja bem-vindo ao GUJ! Quando tiver tempo, dá uma lida nesse artigo que te explicará alguns recursos do fórum e a maneira correta de se postar código.

Você tem como colocar uma imagem da tabela no C++? Não entendi exatamente o que você quer…

Por “OwnerDraw” ele quis dizer se é possível alterar a visualização dos itens da árvore.

Se você já olhou o Java Tutorial,

http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/components/tree.html

talvez ache alguma coisa parecida com o que você quer.

Uma forma é fazer o seguinte:

  • Crie uma classe derivada de JPanel
  • Nesse JPanel, crie um JTree (talvez dentro de um JScrollPane, para poder mostrar as barras de rolagem) e um JLabel (usando o layout manager de sua preferência - provavelmente FlowLayout ou BoxLayout)
  • Use esse JPanel nos seus formulários.

thingol,
A forma com um JPanel parece quebrar o galho…mas eu esperava algo como colocar na JTree um atributo como JLabel para ser colocado na parte inferior da Tree. Como eu trabalho com c++ eu esperava algo que teria o mesmo resultado no c++ de uma heranca múltipla de um objeto Tree e um outro Status…Mas sei que o java nao suporta essa heranca.

De qualquer forma muito obrigado pela atenção!
Atenciosamente,
Rodrigo