Inserir dados na tabela

bom dia a todos ?
estou com uma dúvida em relação a inserção de dados em uma tabela do banco,acontece q ao executar a query:INSERT INTO Aluno
(nome,matricula,datanascimento,telefone)
VALUES(“leonardo”,“021420168”,“23/08/84”,“22566177”)

acontece o seguinte erro: ERROR: column “nome” of relation “Aluno” does not exist
LINE 2: Nome, matricula, datanascimento, telefone)
^
sendo q eu tenho uma tabela chamada Aluno e com a coluna nome,então não sei o motivo pelo qual está acusando q não existe a tabela aluno com suas respectivas tabelas.

É case sensitive? Vc colocou na query nome e na 2ª linha de erro mostra Nome?

Nesse caso depende do SGBD…
E está me parecendo ser o PostgreSQL…
Ser for, então é porque o campo “nome” está como “Nome” na estrutura da tabela, e o conector JDBC do PostgreSQL retorna toda a string SQL em minúscula, sendo assim modifique todos os seus campos e nomes de tabelas no PostgreSQL para minúsculo…
Claro, se for PostgreSQL, claro…
Um abraço!

já verifiquei na estrutura da tabela criada no postgree,está com “nome” como “nome” mesmo,está gerando o seguinte erro:

ERROR: column “leandro” does not exist
LINE 3: values(“leandro” , 225567 , 230884 , 22566178 );
^

********** Erro **********

ERROR: column “leandro” does not exist
SQL state: 42703
Caracter: 80

não entendi pq ele diz q a coluna leandro não existe,eu criei a coluna nome como tipo character varyance.

o sql foi esse aki:

insert into “Aluno”(nome,matricula,datanasc,tel)
values(“leandro” , 225567 , 230884 , 22566178 );

http://pgsqld.active-venture.com/sql-insert.html

:arrow: ‘aspas simples’, altera para elas no lugas das “duplas” e veja se funciona, postgresql é um sgdb amarrado de corda… :smiley:

Deu certo agora,muito obrigado Grande,foi só substituir as aspas duplas pelas simples,agora sim adicionou o registro na tabela.