Instalacao e Hello World! [NAO RESOLVIDO AINDA]

Olá a todos!
Ha um ano e meio venho programando em j2se mas agora decidi me aventurar em j2me. No Rwindo$ eu consegui deixar tudo no jeito, inclusive fiz um “Hello World” mas no Ubuntu estou tendo dificuladades, ja tenho o jdk instalado tanto que ja venho a tempo programando no Ubuntu.
Tentei o seguinte:
Baixei o sun_java_wireless_toolkit-2.5.2_01-linuxi486.bin.sh
Baixei o NetBeans 6.7.1 completo (eu usava Eclipse mas decidi mudar até de IDE, desconheço totalmente o NetBeans e preciso aprender a gostar dele)

Instalei o NetBeans, indiquei o jdk e talz…
Instalado, testei um Hello Word em SE, perfeito, NetBeans funcionando 101%

instalei o toolkit, indiquei o jdk, a pasta onde deveria se instalar, updates e tals…
criei um Hello World no NetBeans (ME), limpou e construiu com sucesso, passei pro celular e funfou blz… mas na hora de executar pelo netbeans da pau…
<< tudo que apareceu no console >>

pre-init:
pre-load-properties:
exists.config.active:
exists.netbeans.user:
exists.user.properties.file:
load-properties:
exists.platform.active:
exists.platform.configuration:
exists.platform.profile:
basic-init:
cldc-pre-init:
cldc-init:
cdc-init:
ricoh-pre-init:
ricoh-init:
semc-pre-init:
semc-init:
savaje-pre-init:
savaje-init:
sjmc-pre-init:
sjmc-init:
cdc-hi-pre-init:
cdc-hi-init:
nokiaS80-pre-init:
nokiaS80-init:
nsicom-pre-init:
nsicom-init:
post-init:
init:
conditional-clean-init:
conditional-clean:
deps-jar:
pre-preprocess:
do-preprocess:
Pre-processing 0 file(s) into /home/gustavo/NetBeansProjects/JogoDaVelha/build/preprocessed directory.
post-preprocess:
preprocess:
pre-compile:
extract-libs:
do-compile:
post-compile:
compile:
pre-obfuscate:
proguard-init:
skip-obfuscation:
proguard:
post-obfuscate:
obfuscate:
lwuit-build:
pre-preverify:
do-preverify:
post-preverify:
preverify:
pre-jar:
set-password-init:
set-keystore-password:
set-alias-password:
set-password:
create-jad:
add-configuration:
add-profile:
do-extra-libs:
nokiaS80-prepare-j9:
nokiaS80-prepare-manifest:
nokiaS80-prepare-manifest-no-icon:
nokiaS80-create-manifest:
jad-jsr211-properties.check:
jad-jsr211-properties:
semc-build-j9:
do-jar:
nsicom-create-manifest:
do-jar-no-manifest:
update-jad:
Updating application descriptor: /home/gustavo/NetBeansProjects/JogoDaVelha/dist/JogoDaVelha.jad
Generated "/home/gustavo/NetBeansProjects/JogoDaVelha/dist/JogoDaVelha.jar" is 2061 bytes.
ricoh-init-dalp:
ricoh-add-app-icon:
ricoh-build-dalp-with-icon:
ricoh-build-dalp-without-icon:
ricoh-build-dalp:
savaje-prepare-icon:
savaje-build-jnlp:
post-jar:
jar:
pre-run:
netmon.check:
open-netmon:
cldc-run:
Copying 1 file to /home/gustavo/NetBeansProjects/JogoDaVelha/dist/nbrun2341987190770243664
Copying 1 file to /home/gustavo/NetBeansProjects/JogoDaVelha/dist/nbrun2341987190770243664
Jad URL for OTA execution: http://localhost:8082/servlet/org.netbeans.modules.mobility.project.jam.JAMServlet//home/gustavo/NetBeansProjects/JogoDaVelha/dist//JogoDaVelha.jad
Starting emulator in execution mode
java.lang.UnsatisfiedLinkError: /opt/java/NetBeans/netbeans-6.7.1/mobility8/WTK2.5.2/bin/sublime.so: /opt/java/NetBeans/netbeans-6.7.1/mobility8/WTK2.5.2/bin/sublime.so: classe ELF errada: ELFCLASS32 (Possible cause: architecture word width mismatch)
        at java.lang.ClassLoader$NativeLibrary.load(Native Method)
        at java.lang.ClassLoader.loadLibrary0(ClassLoader.java:1767)
        at java.lang.ClassLoader.loadLibrary(ClassLoader.java:1663)
        at java.lang.Runtime.load0(Runtime.java:787)
        at java.lang.System.load(System.java:1022)
        at com.sun.kvem.Sublime.<init>(Unknown Source)
        at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance0(Native Method)
        at sun.reflect.NativeConstructorAccessorImpl.newInstance(NativeConstructorAccessorImpl.java:57)
        at sun.reflect.DelegatingConstructorAccessorImpl.newInstance(DelegatingConstructorAccessorImpl.java:45)
        at java.lang.reflect.Constructor.newInstance(Constructor.java:532)
        at java.lang.Class.newInstance0(Class.java:372)
        at java.lang.Class.newInstance(Class.java:325)
        at com.sun.kvem.Lime.createLime(Unknown Source)
        at com.sun.kvem.KVMBridge.<init>(Unknown Source)
        at com.sun.kvem.KVMBridge.getBridge(Unknown Source)
        at com.sun.kvem.midp.MIDP.run(Unknown Source)
        at com.sun.kvem.environment.EmulatorInvoker.runEmulatorImpl(Unknown Source)
        at com.sun.kvem.environment.EmulatorInvoker.main(Unknown Source)
        at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
        at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(NativeMethodAccessorImpl.java:57)
        at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:43)
        at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:616)
        at com.sun.kvem.environment.JVM.main(Unknown Source)
ricoh-run:
semc-icon-assembly:
semc-ppro-emulator:
semc-do-run:
semc-run:
savaje-run:
sjmc-run:
nokiaS80-run:
nsicom-run:
cdc-hi-run:
profiler.check:
open-profiler:
run:
CONSTRUÍDO COM SUCESSO (tempo total: 2 segundos)

[b]O estranho que mostra que foi concluido com sucesso. :frowning:
Deveria aparecer o simulador (aquele celularzinho)…

[/b]JDK com variaveis de ambiente configuradas ( ja o uso a muito tempo)
JDK 1.6.0_14
NetBeans 6.7.1
wireless_toolkit-2.5.2_01
Ubuntu 9.04 64x

/opt/java/jdk1.6.0_14
/opt/java/NetBeans/netbeans-6.7.1
/opt/java/J2ME (wireless toolkit)

Oque há de errado?

O mais estranho (ou não) é que tentei pelo Eclipse, instalei os plugins e talz… deixei no jeito e deu o mesmo erro… mesminho…

00:56 H > O problema não é de permissao, acabei de me logar como root agora e ficou do mesmo jeito.
O problema não pode ter nada a ver com as IDES pois criei um exemplo no gedit e coloquei na pasta src do Wireless Toolkit, ele compilou mas não executou, deu o mesmo erro…

Bom dia,

Não sei se li corretamente mais seu ubunto é x64, correto?
Estou com o mesmo problema no meu Fedora 11 x64. Executo java Swing corretamente e perfeitamente. porem quando tento compilar um projeto movél ele dá um erro parecido:

deps-jar:
pre-preprocess:
do-preprocess:
Created dir: /dados/Projetos/MobileApplication/build/preprocessed
Pre-processing 0 file(s) into /dados/Projetos/MobileApplication/build/preprocessed directory.
post-preprocess:
preprocess:
pre-compile:
extract-libs:
Created dir: /dados/Projetos/MobileApplication/build/compiled
do-compile:
post-compile:
compile:
pre-obfuscate:
proguard-init:
skip-obfuscation:
proguard:
post-obfuscate:
obfuscate:
lwuit-build:
pre-preverify:
do-preverify:
Created dir: /dados/Projetos/MobileApplication/build/preverifysrc
Created dir: /dados/Projetos/MobileApplication/build/preverified
Preverifying 0 file(s) into /dados/Projetos/MobileApplication/build/preverified directory.
/home/ricoldi/netbeans-6.7.1/mobility8/WTK2.5.2/bin/preverify1.1: error while loading shared libraries: libXt.so.6: cannot open shared object file: No such file or directory
/dados/Projetos/MobileApplication/nbproject/build-impl.xml:461: Preverification failed with error code 127.
BUILD FAILED (total time: 1 second)

Estive pesquisando e não achei absolutamente nada sobre isso, porem o resto do pessoal com quem trabalho utiliza o Fedora 11 .i586 e o mesmo netbeans que eu. Então meio que por conclusão (Que obviamente pode ser errada) eu acho que o problema seja entre o netbeans (ou o wtk) e o sistema 64bits.
Procurei pela biblioteca referenciada no meu stack “libXt” e o path foi:

/usr/lib64/libXt.so.6
/usr/lib64/libXt.so.6.0.0

Por isso que acho que este é o problema, mas não achei a solução, vi que a pasta chama “lib64” e que tambem possou a “lib” (Igual meus compatriotas do x32), mas não sei como mandar o netbeans buscar pela biblioteca nesta pasta ao invéz da outra.

Abraços
Ricoldi

Quando eu estava estudando sobre J2ME eu lembro de ter instalado no
Eclipse o Plugin Eclipse ME e indicado o diretorio do Wireless ToolKit.

No NetBeans deve ter algo parecido.

Senhores, Acabei de instalar o Fedora i586 (x32) e o netbeans com o wtk (Mobile plugin) esta funcionando perfeitamente, o que só aumenta as minhas suposições (Já que tentei re-instalar o x64 3x).

Aguardo opniões.

Abraços,
Ricoldi

:shock: Nossa… e agora? Ta osso eu reinstalar para colocar o x32

Será que alguem tem um meio de contornar a situacao?

Amigos olhem ISTO. Mas prestem bem a atenção, a solução para mim e para muitos outros podem estar aqui.

Era o que eu imaginava mesmo…

Deu certo pra você? Eu ja estou no x32 mesmo e como é só pra rodar o netbeans (Acho que não tem diferença ser 32 ou 64, não acho que ele seja compilado pra rodar melhor com instruções de 64bits, nem o wtk(Obvio! rs…)), vou deixar como esta, ontem ja perdi um meio-dia de labuta com isso, rs…

Abraços
Ricoldi

Se eu fosse você eu usaria o Plugin EclipseME, pois você já está mais acostumado com ele e é um ótimo plugin, tanto que eu usava o Netbeans e resolvi voltar para o Eclipse(Pois já o usava) para começar a aprender Java ME.

Acho que não vai ter diferença, pelo que pude constatar o problema é o wtk rodar em 64bits no linux (Até onde vimos Fedora e Ubuntu) e se não me engano o plugin do eclipse para J2ME também usa o wtk.

Você roda esse eclipse com j2me no linux x64? se sim, em qual?

Todos usam o WTK, mas na minha opinião o Eclipse é melhor(gosto, você sabe!), mas para ele também seria melhor, pois ele já está acutumado com ele.

É gosto é gosto, sem duvida… mais eu queria era confirmar qual a versão de so que vc rodava, por isso perguntei…

Sim amigos, funcionou, estou com o x64.
Consigo usar tanto o Eclipse como o NetBeans. Por enquanto estou no netbeans, pois estou estudando o que ele gera e mais uns tutoriais por ai… mas quando eu pegar mais conhecimento volto pro eclipse, como nosso amigo disse : " gosto é gosto"

O problema agora é o HelloWord :oops:

Estou tentando ir a frente com um jogo da velha mas tá dificil, usando o NetBeans parece que perco um pouco o dinamismo, não sou fã de barra de propriedades, gosto de ir no codigo e editar logo, e empaquei na interface j2me. Estou “lutando” com uma tabela, a tabela fica de todos os tamanhos mas não fica do jeito que eu quero. Vou disponibilizar o código fonte para vcs darem uma olhada, o que eu quero é fazer a tabela expandir e pegar a tela toda. Vcs me dão um Help?
A resolucao do meu cel é : 240x320

:oops: :oops: Só faltou o anexo né?!

part2

Também tive o mesmo problema com o Ubuntu 64bits:

java.lang.UnsatisfiedLinkError: /opt/netbeans-6.5.1/mobility8/WTK2.5.2/bin/sublime.so: /opt/netbeans-6.5.1/mobility8/WTK2.5.2/bin/sublime.so: classe ELF errada: ELFCLASS32 (Possible cause: architecture word width mismatch)

Encontrei a solução aqui:

http://forums.sun.com/thread.jspa?threadID=5217069

É preciso instalar o JDK em 32bits e depois configurar para o WTK usar o JDK 32bits em vez do 64bits.

Basicamente é ir em:

netbeans-6.5.1/mobility8/WTK2.5.2/bin

Editar o arquivo emulator que ai se encontra.

Na linha que esta javapathtowtk=, colocar o caminho do bin do JDK 32 bits, assim:

javapathtowtk=/opt/java/latest32/bin/

Este foi o caminho aonde instalei o java 32bits, certificar que o caminho termina com /, se não ele vai dar erro na hora de correr dizendo que não encontra o executável java.

Depois disto tudo fica nos trinques… e já é a segunda vez que isto me acontece, so que não lembrava da solução de cabeça :stuck_out_tongue: