Quero começar a usar banco de dados em Java, baixei o JDBC do MySQL mas não consigo instalar, a rotina pra conectar ao banco de dados é esta:
publicJdbcConnection(){super();/* * Os dados setados abaixo servem para uma conexão em MySQL. * Altere de acordo com seu BD. * * Aconselhamos carregar estes dados de um arquivo. *///"jdbc:mysql://localhost:3306/meu_bd";hostName="localhost";userName="root";password="*****";jdbcDriver="org.gjt.mm.mysql.Driver";dataBaseName="meu_bd";dataBasePrefix="jdbc:mysql://";dabaBasePort="3306";url=dataBasePrefix+hostName+":"+dabaBasePort+"/"+dataBaseName+"/";}/** * Retorna uma java.sql.Connection. * @return con */publicConnectiongetConnection(){try{if(con==null){Class.forName(jdbcDriver);con=DriverManager.getConnection(url,userName,password);}elseif(con.isClosed()){con=null;returngetConnection();}}catch(ClassNotFoundExceptione){//TODO:useumsistemadelogapropriado.e.printStackTrace();}catch(SQLExceptione){//TODO:useumsistemadelogapropriado.e.printStackTrace();}returncon;}/** * Fecha a conexão com BD. * */publicvoidcloseConnection(){if(con!=null){try{con.close();}catch(SQLExceptione){//TODO:useumsistemadelogapropriado.e.printStackTrace();}}
importjava.sql.*;publicclassBanco{privatestaticConnectionconn;privatestaticStatementstm;privatestaticStringserver,database,url,user,password,driver;publicBanco(){driver="org.gjt.mm.mysql.Driver";server="127.0.0.1:3306";database="outorga";url="jdbc:mysql://"+server+"/"+database;user="root";password="";}publicStatementconectaBanco(){conn=null;try{Class.forName(driver);conn=DriverManager.getConnection(url,user,password);stm=conn.createStatement();}catch(ClassNotFoundExceptione){// Driver não encontradoSystem.out.println("Mysql - O driver expecificado não foi encontrado.");}catch(SQLExceptione){// Não está conseguindo se conectar ao bancoSystem.out.println("Não foi possível conectar ao Banco de Dados");}returnstm;}publicvoidcloseConn(){try{conn.close();// System.out.println("\n\nFechamendo a conexão");}catch(SQLExceptionerro){System.out.println("Erro no fechamento");erro.printStackTrace();}}}
Pilantra
Mas realmente o problema não é coma rotina acima!!! É que eu não sei onde colocar os jars e instalar o JDBC
rodrigo_gomes
basta coloca-los no seu CLASSPATH
Pilantra
Tipo, eu descompactei o arquivo, dae eu pego essa pasta que foi descompactada e boto no JAVA_HOME/lib
??!!
rodrigo_gomes
se vc tiver a variavel CLASSPATH seta em seu sistema, basta adicionar o .jar no nessa variavel, senao vc pode colocar o .jar dentro de JAVA_HOME/jre/lib/ext (acho que é aqui mesmo)
e se for uma aplicação web com tomcat você pode colocar em
TOMCA_HOME/webapps/suaApp/WEB-INF/lib
acho que é isso
Pilantra
Mas essa pasta tem muitos arquivos, tem um jar chamado mysql-connector-blablabla e depois tem várias pastas!!! Eu to boiando aqui!!! No Windows meu classpath é no javahome/bin se não me engano!!!
rodrigo_gomes
é esse arquivo mesmo, o
mysql-connector-java-[version]-bin.jar
tem umas dessas pastas que você disse que se chama docs, tem um arquivo lah que ensina passo a passo a instalar…
é só seguir e não tem erro
te mais
Pilantra
Aff não está dando certo, como diz no arquivo eu tenho que por na pasta /usr/lib/java/jre/lib/ext os seguintes arquivo, mysql-connector-java-3.1.6-bin.jar e as pastas com e org!! Mas minha aplicação ainda não acha o driver, o MySQL está conectado, somente isso que falta!!!
Pilantra
Aff não está dando certo, como diz no arquivo eu tenho que por na pasta /usr/lib/java/jre/lib/ext os seguintes arquivo, mysql-connector-java-3.1.6-bin.jar e as pastas com e org!! Mas minha aplicação ainda não acha o driver, o MySQL está conectado, somente isso que falta!!!
Pilantra
Opa cancelar, deu certoo!!! Agora ele não reclamou de driver not found hehe!!
Valeu
MarcosOLIVEIRA
ola pessoal!
comecei a programar recentemente e estou tentando fazer um pequeno programa que acessa um BD MySql.
o servidor esta rodando na maquina local, acho que coloquei o driver no claspath nao tenho certeza do dir certo.
bom nao sei qual o erro
packageutilitarios;importjava.sql.*;importjavax.swing.*;publicclassconexao{Stringclasspath="postgresql-8.3-603.jdbc4.jar";finalprivateStringdriver="com.mysql.jdbc.Driver";finalprivateStringurl="jdbc:mysql://127.0.0.1:3306/masterprint";finalprivateStringusuario="root";finalprivateStringsenha="senha";privateConnectionconexao;publicStatementstatement;publicResultSetresultset;publicbooleanconecta(){booleanresult=true;try{Class.forName(driver);conexao=DriverManager.getConnection(url,usuario,senha);JOptionPane.showMessageDialog(null,"conectou Mysql");}catch(ClassNotFoundExceptionDriver){result=false;JOptionPane.showMessageDialog(null,"nao conectou");}catch(SQLExceptionFonte){result=false;JOptionPane.showMessageDialog(null,"nao conectou2");}returnresult;}publicvoiddesconecta(){booleanresult=true;try{conexao.close();}catch(SQLExceptionerroSQL){result=false;}}publicvoidexecuteSQL(Stringsql){try{statement=conexao.createStatement(ResultSet.TYPE_SCROLL_SENSITIVE,ResultSet.CONCUR_READ_ONLY);resultset=statement.executeQuery(sql);}catch(SQLExceptionsqlex){JOptionPane.showMessageDialog(null,"Não foi possível "+"executar o comando sql,"+sqlex+", o sql passado foi "+sql);}}}