Tenho tentado instalar o jdk-1_5_0_09-nb-5_0-linux-ml.bin no meu ubuntu mas, não tenho conseguido. Eu tenho seguidos alguns procedimentos que não são espacíficos para essa versão nova do jdk. Me ajudem, alguém tem um tutorial ou alguma informação que sirva para me ajudar? Desde já obrigado.
com isso seus problemas acabaram!
Mas, será que estas orientações servem para qualquer versão do jdk?
pois eu uso Ubuntu e instalei normal
é só você arrumar o número da versão né =p
que no tutorial está como uma versão mais antiga…
[size=18] Se vc estiver com problemas ainda, a melhor solução seria instalar pelo Automatix, por ele a instalação é perfeita.
Nele tem a opção .:
Instala o JAVA da SUN JRE e JDK versão 1.5;
Caso Não tenha o Automatix entre no Site
http://wiki.ubuntubrasil.org/Utilitarios/Automatix ou
Espero que isso te ajude.
[/size]
Se vc utiliza o Ubuntu é só ir no synaptic e procurar por j2sdk e j2re, com isso lista o Java da Sun, basta selecionar e instalar.
Por padrão o Ubuntu vem com uma versão free do Java 1.4 que não é da Sun, para alterar para a nova versão que vc instalou no terminal como root digite:
update-alternatives --config java
**Aqui vc seleciona na lista a máquina Java
update-alternatives --config jar
**Aqui vc seleciona o jar
Com isso deve funcionar. Qualquer coisa grita aí.
Se não fosse muito abuso, daria para você me ensinar a instalar pelo Synaptic? Eu tentei, mas, visto que eu não sei direito trabalhar com o ubuntu. Estou meio perdido, para não dizer todo. Obrigado desde já. Valeu!
[color=red]Valeu caras. Consegui instalar o IDE Eclipse. Valeu mesmo pela ajuda.[/color]
Tudo bem, você instalou o Eclipse, mas não instalou o JDK, isso pode implicar em problemas no futuro. Por exemplo, você certamente vai precisar utilizar a CLASSPATH, para trabalhar com J2EE.
Instalando ambiente de desenvolvimento Java
Para debian, mas como ubuntu é filho, é para ele também.
Eu segui os seguintes passos e olhe o erro que deu: joubert@joubert-desktop:~$ sudo su
root@joubert-desktop:/home/joubert# cd /usr/local/
root@joubert-desktop:/usr/local# cp /home/usuario/Java/jdk-1_5_0_09-nb-5_0-linux-ml.bin /usr/local
cp: impossível fazer stat em `/home/usuario/Java/jdk-1_5_0_09-nb-5_0-linux-ml.bin': Arquivo ou diretório não encontrado
root@joubert-desktop:/usr/local#
root@joubert-desktop:/usr/local#
[color=red]E uma outra coisa, eu deixei o meu dk-1_5_0_09-nb-5_0-linux-ml.bin no desktop e apareceu, depois de algumas tentativas de instalação, um ícone em que eu dando um clik, vai direto para o console.[/color] Se houver maneira de me ajudar por favor! Desde já gradeço.
Agora eu estava usando o comando pwd no meu terminal e apareceu a seguinte informação: joubert@joubert-desktop:~$ ls
[Minha senha] Desktop Examples
caelum-java-objetos-fj11.pdf desktopguide.pdf workspace
[color=red]Comandos do terminal do ubuntu.odt Documento não-salvo 2[/color] Isso aqui tem relação com o jdk que eu baixei e está dizendo que ele ainda não está salvo. O que eu faço?
joubert@joubert-desktop:~$
joubert@joubert-desktop:~$
Eu já disse anteriormente, use o synaptic, pois ele instala e configura (acerta dependencias, outros pacotes, etc) depois da instalação via o synaptic vc configura no terminal conforme já postei.
É mais fácil e consequentemente mais funcional.
P.S.: embora o Ubuntu seja Debian based apresenta costumizações e alguns detalhes que inviabilizam alguns procedimentos do Debian.
Consegui intalar o JDK e apareceu um ícone com o nome NetBeans 5.0. É isso mesmo que tinha que aparecer?
Vc está instalando o JDK ou o Netbeans com o JDK? O Netbeans é uma IDE para desenvolver em Java, o JDK é outra coisa.
Eu sei. Estou apenas dizendo que instalei todos dois. Veleu? Obrigado!
o synaptic como o apt-get são duas formas úteis de se instalar que fazem todo o trabalho para você, mas eu aconselho (caso você queira saber e aprender realmente o que está fazendo) você usar a forma na ‘unha’ pelo terminal.
no tutorial quando diz “/home/usuario” quer dizer que é o seu usuário, o que você baixou o jdk, e a pasta /Java indica a basta que está o arquivo, se você baixou no desktop ficaria /home/seu-usuario/Desktop/…
sim, você baixou a versão que vem com o NetBeans junto, então ta td instalado