Pessoal instalei o ubuntu 10.04, não conheço nada de Linux.
Baixei o netbeans 6.9.1
gerou o seguinte arquivo
->netbeans-6.9.1-ml-linux.sh
quando dou dois click acontece o seguinte erro:
Não foi possível abrir o arquivo /home/erick/Área de Trab?etbeans-6.9.1-ml-linux.sh.
O gedit não conseguiu detectar a codificação de caracteres.
Por favor, verifique que você não está tentando abrir um arquivo binário.
Selecione uma codificação de caracteres do menu e tente novamente.
Não me lembro se abre tela. Me diz qual é a pasta que você colocou o arquivo que digo daí a sequência de comandos para vc executar até instalar o Netbeans. Não tenho Ubuntu aqui, daí não sei lhe dizer qual a sequência de passos na interface gráfica.
De qualquer forma, segue uma lista de comandos básicos que serão necessários para conseguir instalar:
cd - comando que muda de diretório. Exemplos:
cd / - muda para o diretório principal (/)
cd ~ - muda para o diretório do usuário (~)
cd … - vai para o diretório acima
cd /home/casa - muda para o diretório /home/casa
ls - lista os arquivos que estão no diretório atual.
chmod ugo+x arquivoqualquer.txt - dá permissão para o arquivo passado ser executado (arquivoqualquer.txt)
chmod ugo-x arquivoqualquer.txt - tira a permissão do arquivo de ser executado
sudo ./arquivoqualquer.txt - executa o arquivo arquivoqualquer.txt como usuário root
Não estou conseguindo, dei o seguinte comando para instalar
cd Download - entrei na pasta aonde se encontra o netbeans
depois
chmod ugo+x netbeans-6.9.1-ml-linux.sh
sudo ./netbeans-6.9.1-ml-linux.sh
ai gero o seguinte erro
erick@erick-desktop:~/Download$ sudo ./netbeans-6.9.1-ml-linux.sh
Configuring the installer…
Searching for JVM on the system…
Java SE Development Kit (JDK) was not found on this computer
JDK 6 is required for installing the NetBeans IDE. Make sure that the JDK is properly installed and run installer again.
You can specify valid JDK location using --javahome installer argument.
Could not locate a suitable jar utility.
Please ensure that you have Java 6 or newer installed on your system
and accessible in your PATH or by setting JAVA_HOME
acho que tem que configurar o java Home não sei como fazer isto no linux
Porem ja tentei desta maneira e da a seguinte menssagem de erro
erick@erick-desktop:~$ sudo apt-get install sun-java6-jdk
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
O pacote sun-java6-jdk não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote sun-java6-jdk não tem candidato para instalação
Pode ser que na configuração do Synaptic (o gerenciador de pacotes) não está marcado para baixar pacotes de terceiros. Acho que jdk está incluído como software de terceiro, então tem que ir na configuração do Synaptic e marcar para “baixar pacotes de terceiros” (é mais ou menos isto que está escrito).
Então busca pelos pacotes com o nome java. Seleciona daí o pacote com o nome parecido com sun-java6-jdk.
Porem ja tentei desta maneira e da a seguinte menssagem de erro
erick@erick-desktop:~$ sudo apt-get install sun-java6-jdk
Lendo listas de pacotes… Pronto
Construindo árvore de dependências
Lendo informação de estado… Pronto
O pacote sun-java6-jdk não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte
E: O pacote sun-java6-jdk não tem candidato para instalação
[/quote]
Instale os pacotes do java o link http://wiki.ubuntu-br.org/Java?action=show&redirect=InstalandoJava
voce vai instalar e/ou configurar o jre, o plugin e tambem o jdk que no site tah o jdk5 como jah tem o jdk6 instale ele “sudo apt-get install sun-java6-jdk” e soh fazer isso que voce vai conseguir instalar legal.
(distroxx.bin é a versão do sdk para a plataforma que você escolheu baixar, note que como usa “sudo”, não precisa dar permissões de execução ao arquivo).
(lembrando que extensões .bin não são shell scripts “.sh” e não devem ser inicializados com o comando sh)
sudo ./distroxx.bin
os arquivos serão extraídos para a pasta jdk7 e o próximo passo será dizer ao ubuntu sobre qual versão do java utilizar como padrão:
(aqui você vai copiar os arquivos do jdk7 para a pasta da jvm do ubuntu, é aí que todas as instalações do java devem ficar.)
sudo mv ./jdk1.7.0 /usr/lib/jvm
(update-alternatives vai lhe mostrar todas as instalações do java presentes na sua máquina)
update-alternatives --config
(esse comando instala o sdk que você acabou de copiar para a pasta jvm. Note que o parâmetro 2 se refere a quantidade de jvms instaladas. Na minha máquina existe o gcj como 1)