Olá Ticianne,
Na instalação do WebAPSEE ele lhe dá a opção de instalar um servidor (Server) e dois clientes (Manager Console e Task Agenda).
Este servidor dele já possui serviços em RMI e ele já inicia um RMI Registry.
Na verdade, o que ele pede é a porta que você deseja que estes serviços estejam disponíveis. As quais já possuem valores default (5001).
Você não precisa “instalar” o RMI, para isso basta que o a Máquina Virtual Java esteja instalada.
Após a instalação, você roda a aplicação do servidor que ele já iniciará os serviços RMI e o Registry…
Isso é transparente ao usuário.
A opção de alterar o número da porta só se aplica se a default (5001) já está sendo utilizada,
ou caso seja bloqueada por firewall.
Não sei se isso responde seu problema…qualquer coisa pode entrar em contato com a equipe do projeto em:
webapsee-usuarios@googlegroups.com (corrigido)
Quanto aos comentários do Luca, o WebAPSEE permite que você defina seus próprios processos, através de um editor gráfico.
Não necessariamente só o cascata…mas pode definir qualquer modelos de processo, inclusive iterativos (através de conexões de feedback, por exemplo)
ou o próprio XP. Isso pode ser feito definindo quais as atividades do seu processo, os artefatos produzidos e recursos e pessoas envolvidas.
Ele tem um apoio a alguns resultados do MPS.BR e CMMI sim. Entretanto, o ambiente é flexível ao ponto de escolher usar certas funcionalidades
ou não. Isso é o caso da Execução Automatizada, Cadastro de Métricas e Estimativas, Integração com CVS, entre outras.
Não diria que é um ambiente burocrático, mas se deseja que todas as informações da sua organização e de seus processos estejam armazenados no
ambiente, claro que o volume de informações é grande e pode exigir um certo esforço inicial para cadastro de algumas informações. E mais,
esse cadastro possa ser realizado conforme for ganhando experiência na utilização, inclusive durante uma execução de um processo.
A escolha por RMI deu-se em função da grande complexidade que envolve um PSEE (classificação do tipo de ferramenta a qual o WebAPSEE está inserido).
Muitos serviços complexos e frequentes são exigidos, o que em outras tecnologias prejudicavam o desempenho. Quanto á versão com webservices,
alguns serviços são disponibilizados via webservice. Entretanto, não foi disponibilizado no último release devido ao aumento significativo do número
de novos serviços que foram implementados somente em RMI.
E em resumo, as referências citadas possuem no máximo exemplos de modelos de processo, não mostram todas as funcionalidades do ambiente.
Para isso, sugiro consultar ou o documento de referência ou o manual do usuário em www.webapsee.com.
Atenciosamente.