Li em alguns lugares que no Eclipse, as vezes é necessário ir no menu WINDOW >> PREFERENCES >> JAVA >> Installed JREs e fazer esse atributo apontar para a pasta JDK e não a JRE. Minha dúvida é: por quê?
Esse procedimento é citado por vezes aqui no blog mas gostaria de saber o motivo disso.
Sei que há uma pasta JRE dentro da pasta do JDK… essa subpasta tem uns 9 MBs a mais que a pasta JRE ‘tradicional’. Seria por algo correlato? Seria por que haveria assim maiores funcionalidades o eclipse?
JDK e JRE são coisas diferentes, como podemos ver no tutorial daqui do GUJ:
JSDK (Java Software Development Kit), ou simplesmente JDK, é o ambiente de desenvolvimento Java. Entre outras coisas, inclue: Java Virtual Machine, compilador, appletviewer par executar applets, códigos de exemplo e bibliotecas básicas do java.
JRE (Java Runtime Environment): Indicado para quem precisa apenas executar as aplicações Java, sendo que o pacote contém somente as bibliotecas necessárias para tal e a virtual machine. Você não vai conseguir compilar código java apenas com isto!
fabiopagoti
disso eu sei
exatamente por isso queria saber por que seria conveniente trocar esse parametro
fiaux
Para poder desenvolver.
fabiopagoti
oras… com isso você está dizendo que com a configuração padrão não é possível desenvolver!!
quero saber o fundamento dessa mudança… qual a sua conveniência, entendeu?
se eu não mudar a opção, o que estou perdendo? o que estou ganhando?
em aguardo da resposta!
braian
fabiopagoti:
oras… com isso você está dizendo que com a configuração padrão não é possível desenvolver!!
quero saber o fundamento dessa mudança… qual a sua conveniência, entendeu?
se eu não mudar a opção, o que estou perdendo? o que estou ganhando?
em aguardo da resposta!
A resposta é simples:
Para ver o código fonte das classes padrões do Java você precisa indicar qual o JDK que contém as classes. (Por padrão o Eclipse usa o JRE, que vem sem os códigos fonte (arquivo src.zip))
Quando utilizar o JDK, você terá acesso a mais informações no help.
O assistente de código poderá mostrar os nomes dos métodos e alguma informação fornecida pelo JavaDoc. O único pré-requisito para esta funcionalidade é ter um JDK instalado na máquina e seguir os passos abaixo para realizar a configuração.
Vá até ‘Window -> Preferences’ no menu.
Escolha o item ‘Java’ e o sub-item ‘Installed JREs’.
Selecione a primeira linha. (Nome: Standard VM).
Pressione o botão ‘Edit’ (ou ‘Add’).
A janela ‘Edit JRE’ (ou ‘Add JRE’) deverá aparecer:
Pressione o botão ‘Browse’ do campo ‘JRE home directory’.
Escolha o diretório onde o JDK está instalado na janela que aparecerá. No Windows você terá algo parrcido com C:\j2sdk1.4.2_01.
Pressione ‘OK’ para escolher o diretório.
Depois ‘OK’ na janela ‘Edit JRE’.
E finalmente ‘OK’ na janela ‘Preferences’ para encerrar a configuração.
Espero ter ajudado…
T
thingol
Se você se desse ao trabalho de comparar os 2 diretórios, teria uma idéia de que por que é que ela tem 9MB a mais.
De qualquer maneira, é porque a JRE do JDK vem com a JVM “server”, que é otimizada para rodar processos “servidores” (tais como web containers e application servers). Ela demora um pouco mais para compilar o código (JIT) e gasta um pouco mais de memória, mas para processos que rodam durante longo tempo, é melhor, porque o código gerado é bem mais otimizado. Além disso, no JDK o arquivo charsets.jar (que é necessário para rodar programas que usam alguma codificação diferente de UTF-8 ou ISO-8859-1 ou Windows-1252) também está completo.
Fora isso, como foi comentado, o JDK contém o arquivo src.zip, que contém os fontes de várias das classes do JDK, suficientes para as IDEs (como NetBeans ou Eclipse) poderem mostrar os Javadocs das classes.