Bom dia, pessoal!
Pergunta muito boba, mas que economizaria bastante espaço no código dependendo da resposta de vocês.
Onde é o melhor lugar (ou o lugar correto) para se instanciar objetos? No ato da declaração ou no construtor?
Exemplo…
Na declaração…
private Cliente cliente = new Cliente();
No construtor…
cliente = new Cliente();
Acredito que não seja possível dar uma resposta clara pra essa pergunta, depende muito de cada caso…
Bom dia.
Depende. Mas eh aconselhável declarar as variáveis do seu programa, quando possível, o mais próximo de onde forem utilizadas, dessa forma, eu jah as referencio ao tipo apropriado.
[]'s
Sim. Corcordo plenamente.
Mas em uma situação de “tanto faz”. Independente de onde você instanciaria, não mudaria o sistema. Dentro dessa situação, o que você acharia melhor?
Eu gosto muito de instanciar minhas coisas nos construtores, mas às vezes são tatos objetos que a classe ganha um tamanho que me incomoda muito.
Eu faço da seguinte forma: se eu todos os construtores instanciam o objeto então eu prefiro instancia-lo diretamente na declaração. Caso um dos construtores não façam isso então eu deixo a instanciação para cada construtor.
Hummm… Entendo.
Acho que vou seguir essa linha.
Muito obrigado por todas as respostas. Era uma pergunta boba, mas eu procuro sempre deixar o código o mais legível possível.
Mas em uma situação de “tanto faz”. Independente de onde você instanciaria, não mudaria o sistema. Dentro dessa situação, o que você acharia melhor?
Eu gosto muito de instanciar minhas coisas nos construtores, mas às vezes são tatos objetos que a classe ganha um tamanho que me incomoda muito.[/quote]
As vezes o construtor acaba ficando “poluído” por conta de tantos objetos sendo instanciados.
Neste caso, eu gosto de criar um método que é chamado no construtor e que instancie os objetos.
Acredito que o código fique mais limpo,
sendo assim uma boa prática de programação (Me corrijam se eu estiver errado).
Eu gosto muito de instanciar minhas coisas nos construtores, mas às vezes são tatos objetos que a classe ganha um tamanho que me incomoda muito.[/quote]
As vezes o construtor acaba ficando “poluído” por conta de tantos objetos sendo instanciados.
Neste caso, eu gosto de criar um método que é chamado no construtor e que instancie os objetos.
Acredito que o código fique mais limpo,
sendo assim uma boa prática de programação (Me corrijam se eu estiver errado).
[/quote]
Eu penso que código repetido é muito pior, ou seja:
objeto = new Object();
ou
instanciaObjetos();
Em todos os construtores é uma má prática.