Instrução para consulta SQL

Olá galera…mais uma vez eu aki!!!
Seguinte, como eu montaria uma instrução SQL para trazer os registros que tem, por exemplo, as letras “ão”. Isto é, não importa a posição destas letras, ou seja, se elas estão nos finais, no meio ou no começo dos nomes…
Espero que tenha sido claro!

Alguém saberia me dizer como faço isso?

Flavio, tudo ok?

:idea: :!:

bom, nesse caso vc tem que usar a clausula LIKE do sql…

Exemplo:

[color=“darkblue”]SELECT * FROM carros WHERE nm_carro LIKE ‘%A%’[/color]

esse sql vai retornar todos os nome de carro que tenham a letra A em qualquer posição…

Aproveitando, dê uma olhada:

EXPRESSÃO: EXPLICAÇÃO:
[color=“darkblue”]LIKE ‘A%’ [/color] -> [size=“10”]Todas as palavras que iniciem com a letra A. [/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘%A’[/color] -> [size=“10”]Todas que terminem com a letra A. [/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘%A%’[/color] -> [size=“10”]Todas que tenham a letra A em qualquer posição. [/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘A_’[/color] -> [size=“10”]String de dois caracteres que tenham a primeira letra A e o segundo caractere seja qualquer outro. [/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘_A’[/color] -> [size=“10”]String de dois caracteres cujo primeiro caractere seja qualquer um e a última letra seja A.[/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘A’[/color] -> [size=“10”]String de três caracteres cuja segunda letra seja A, independentemente do primeiro ou do último caractere.[/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘%A_’[/color] -> [size=“10”]Todos que tenham a letra A na panúltima posição e a última seja qualquer outro caractere.[/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘_A%’[/color] -> [size=“10”]Todos que tanham a letra A na segunda posição e o primeiro caractere seja qualquer um.[/size]

Ok?

:wink:

só complementando…(site muito bom em SQL)

http://www.1keydata.com/sql/sql.html

Abraços

Putz!..Obrigado mais uma vez!
A galera aki do PJ é realmente do karalho!!!..aliás, sempre que precisei de ajuda, sempre consegui aki de forma quase imediata!!!

Tank´s again!