Instrução para consulta SQL

3 respostas
F

Olá galera…mais uma vez eu aki!!!
Seguinte, como eu montaria uma instrução SQL para trazer os registros que tem, por exemplo, as letras “ão”. Isto é, não importa a posição destas letras, ou seja, se elas estão nos finais, no meio ou no começo dos nomes…
Espero que tenha sido claro!

Alguém saberia me dizer como faço isso?

3 Respostas

G

Flavio, tudo ok?

:idea: :!:

bom, nesse caso vc tem que usar a clausula LIKE do sql…

Exemplo:

[color=“darkblue”]SELECT * FROM carros WHERE nm_carro LIKE ‘%A%’[/color]

esse sql vai retornar todos os nome de carro que tenham a letra A em qualquer posição…

Aproveitando, dê uma olhada:

EXPRESSÃO: EXPLICAÇÃO:
[color=“darkblue”]LIKE ‘A%’ [/color] -> [size=“10”]Todas as palavras que iniciem com a letra A. [/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘%A’[/color] -> [size=“10”]Todas que terminem com a letra A. [/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘%A%’[/color] -> [size=“10”]Todas que tenham a letra A em qualquer posição. [/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘A_’[/color] -> [size=“10”]String de dois caracteres que tenham a primeira letra A e o segundo caractere seja qualquer outro. [/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘_A’[/color] -> [size=“10”]String de dois caracteres cujo primeiro caractere seja qualquer um e a última letra seja A.[/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘A’[/color] -> [size=“10”]String de três caracteres cuja segunda letra seja A, independentemente do primeiro ou do último caractere.[/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘%A_’[/color] -> [size=“10”]Todos que tenham a letra A na panúltima posição e a última seja qualquer outro caractere.[/size]

[color=“darkblue”]LIKE ‘_A%’[/color] -> [size=“10”]Todos que tanham a letra A na segunda posição e o primeiro caractere seja qualquer um.[/size]

Ok?

:wink:

R

só complementando…(site muito bom em SQL)

http://www.1keydata.com/sql/sql.html

Abraços

F

Putz!..Obrigado mais uma vez!
A galera aki do PJ é realmente do karalho!!!..aliás, sempre que precisei de ajuda, sempre consegui aki de forma quase imediata!!!

Tank´s again!

Criado 9 de novembro de 2004
Ultima resposta 10 de nov. de 2004
Respostas 3
Participantes 3