Integração de Sistemas WEB

Fala pessoal, blz? Seguinte, recentemente entrei em um novo emprego e de cara caí em uma “bombinha” aqui… hehehehe… Bom o lance é que fiquei reponsável por um sistema crítico aqui e quando fui estudar o código do mesmo percebi que ele é ALTEMENTE acoplado à outros sistemas existentes aqui(coisa de instanciar classes de persistência dos outros sistemas nas classes controle e por aí vai… argh!).

Bom, estou pensando em tentar isolar esta aplicação abstraindo os acessos a outras aplicações e das outras aplicações ao sistema. A pergunta é, se já passaram por problema semelhante, qual foi a solução? RMI, WebServices etc…

Valeu!

A Paz!

Olá

Se são todos sistemas escritos em Java a integração natural seria via RMI.

Se você precisar de algo mais escalável pense em usar JMS. Como framework de mensagens estou começando a brincar com algo bem novo e com pouca documentação mas que promete bastante para quem conhece os padrões de integração do Gregor Hohpe: Apache Camel.

PORÉM, se apenas é feito um uso das classes então bastaria isolar as classes comuns em diversas APIs.

[]s
Luca

Fala Luca, blz? Sim os sistemas são todos feitos em Java. Cara, estava pensando em RMI mesmo, mesmo pq existem aplicações que estão em servidores distintos. E para transparecer isso, estava pensando em interfaces(remotas ou não), daí teria um delegate da vida que encapsularia estes detalhes, abstraindo a forma de acesso à outra aplicação.

Estou querendo fazer isso pois, quero isolar a aplicação(fonte) para reestruturá-la (refactoring), pois a mesma não possui nenhum POJO da vida e usa as classes de persistência para armazenar os atributos. :shock: Como os famigerados Entity Beans. Sobre o JMS, já vi alguma coisa a respeito mas não pesquisei sobre. Mas com o JMS seria possível trafegar objetos como em RMI?

Valeu cara!!

A Paz!

Olá

Com JMS geralmente o tráfego é só de dados. Para fazer chamadas remotas usando JMS como transporte os objetos iriam e voltariam como SOAP. Mas digo isto só para explicar, não que seja a melhor opção no seu caso.

[]s
Luca

Paulo,

Apouco tempo, tivemos um caso que não eram sistemas “diferentes”, porém era sistemas que rodavam local nas máquinas e tinham que sincronizar com um servidor que ficava online. Tendo em vista que a tecnologia usada no projeto, tanto para o sistema off-line quanto para o online eram Java, utilizamos RMI, para trabalhar, e deu muito certo. Como você está com JAva, também aconselho a trabalhar com RMI.

Espero ter ajudado.

Amigo, utilize EJB remoto e seu problema estará resolvido… tudo com RMI e Corba…

[quote=fsquadro]… Como você está com JAva, também aconselho a trabalhar com RMI.

Espero ter ajudado.
[/quote]

Pois é fsquadro, já tenho experiência com RMI(não com esse fim: integração), mas até onde sei o mesmo tem tudo que preciso. Só perguntei para saber se existia uma solução melhor para esse caso.

O problema do EJB é justamente o Container EJB. Acho que não preciso disso tudo.

Valeu!

A Paz!