Integração de sistemas

Senhores,

me desculpem se esta não for a seção correta para postar este assunto. Caso eu esteja errado por favor movam para o local correto ou me alertem para que eu abra este tópico na seção adequada.

Na empresa onde eu trabalho temos vários problemas com integração de dados entre aplicações, tais como ERP, sistemas de gestão de negócio, entre outros.
Para resolver tal problema surgiu uma proposta de utilizar SOA. Seriam criados e/ou modificados alguns web services. Contudo, a exceção do ERP, os outros sistemas são todos na linguagem PHP.
Talvez alguns estranhem por eu estar postando PHP em um fórum de JAVA, porém todas as soluções baseadas em ESB, principalmente com o uso de BPEL e BPM, os quais são requisitos para as integrações e funcionalidades futuras, são destinadas à linguagem JAVA.

Assim sendo, gostaria de pedir conselhos sobre o que seria mais adequado dentre as soluções do mundo Java. A briga aqui está entre:

JBoss e JBossESB (ou outro ESB como ServiceMix, OpenESB, …), que possue um jBPM e um BPEL, porém dificulta a criação das integrações, pois não encontrei um meio de instalar os wsdl que aponte para um arquivo PHP (se alguém souber algum tutorial por favor me avise);

GlassFish com OpenESB, que possui o NetBeans como ferramenta que facilita muito os deploy com a integração direta com o App Server, além de criar os BPELs e Composite Applications (CASA) totalmente orientado a botão :smiley: o que agilizaria muito a criação de novas integrações;

Não usar nada e gerenciar tudo manualmente, pois seria muito desperdício de máquina, manutenção, tempo, capacitações, para usar uma tecnologia voltada para Java sendo que o uso da empresa é basicamente PHP.

Não sei se fui muito claro, espero que sim :slight_smile:
Agradeço antecipadamente pela ajuda dos colegas do fórum.

Então cara, assim…

A decisão da utilização de um ESB depende de vários fatores:

1 - Carga
2 - Quantidade e homogeneidade dos sistemas que precisam se integrar
3- roteamento das mensagens é complexo? etc…

SOA não é tecnologia para integração de sistemas, MAS até pode ser utilizado para isso. O que estou tentando dizer aqui é que talvez vc esteja procurando uma bazuca para matar uma mosquinha, ou seja, Depende dos seus requisitos.

Talvez se seu problema é só integração, um projeto baseado somente em BPEL poderia resolver seu problema também…

[quote=Tecnoage]Então cara, assim…

A decisão da utilização de um ESB depende de vários fatores:

1 - Carga
2 - Quantidade e homogeneidade dos sistemas que precisam se integrar
3- roteamento das mensagens é complexo? etc…

SOA não é tecnologia para integração de sistemas, MAS até pode ser utilizado para isso. O que estou tentando dizer aqui é que talvez vc esteja procurando uma bazuca para matar uma mosquinha, ou seja, Depende dos seus requisitos.

Talvez se seu problema é só integração, um projeto baseado somente em BPEL poderia resolver seu problema também…

[/quote]

Obrigado pelo reply Tecnoage.

É o que eu penso também. Infelizmente a cabeça do chefe pensa um pouco diferente. Também acho a solução um pouco exagerada. Basicamente temos 2 casos de integração, uma sendo por arquivo e outra por SOAP.

O que eu gostaria de saber, caso alguém saiba, é se existe um jeito de amarrar web services em PHP ao jBoss (preferencialmente, visto o fanatismo por Red Hat) ou ao GlassFish sem fazer uma gambiarra de criar um objeto Java só para chamar um webservice PHP.

O BPEL resolveria em parte os nossos problemas, mas não sei como criar um mecanismo de leitura de diretório como uma aplicação CASA criada no NetBeans, com a velocidade e facilidade que a ferramenta proporciona.