Inteligência artificial como um juiz

Qual a opinião de vocês sobre o uso de inteligência artificial no futuro como um juiz?
Na minha acredito que com uma base enorme de condicionais estaria apto sim a ser imparcial em determinados casos julgados.

Para maior esclarecimento: link

1 curtida

Acredito que não daria certo, imparcialidade pode ser um problema.

1 curtida

Acredito que por não implicar sentimentos há sim a imparcialidade.

1 curtida

Bem interessante esse seu tópico.
Quer dizer então que condenar a pessoa sem provas, somente com a inteligencia natural.
A presunção da inocência e o estado democrático de direito que são uma evolução social, volta e meia são violados pelo ser humano, que muitas vezes toma decisões por interesses.

A inteligencia artificial aos poucos irá se infiltrando nas coisas essências num caminho sem volta.
Tem coisas que sem duvidas o ser humano é melhor e insubstituível, já para outras o computador é melhor.

Saber onde e quando usar uma e outra dependerá da tecnologia, mas principalmente do bom senso.

2 curtidas

Geralmente um modelo usando inteligência artificial é treinado usando vários exemplos da situaçao que precisa decidir e o resultado “correto” daquela situaçao.

Ou seja, muito provavelmente todos os preconceitos existentes nas decisoes tomadas hoje em dia seriam incorporados pela inteligência artificial e refletiria toda a parcialidade existente.

Nao digo que seria ruim, mas nao tenho muita ilusao que seria algo mais justo.

2 curtidas

Mas os resultados da IA seriam inicialmente avaliados por juízes posteriormente uma decisão final.
Como nosso amigo disse acima, um conjunto de casos forma uma decisão concisa nos próximos casos. No meu pensamento não é bem substituir de cara, deve ser algo progressivo com algumas correções humanas.
Acredito que há sim uma forma de dar certo visto que com uma base concisa das leis + casos práticos resulta em um bom julgamento sem imparcialidades.

1 curtida

Na verdade, a justiça e a imparcialidade andam juntas. Imparcialidade, na verdade, é não conceder privilégios a ninguém, tratando todos os envolvidos de forma igual. Teoricamente, a justiça tem que ser imparcial. Isso não ocorre, visto que a corrupção está em todo lugar… basta jogar o malete de money que o juiz já rebola… Mas havendo imparcialidade, não necessariamente haverá a justiça por parte do robô, mas pelo menos todos estariam cientes de que ele não tomou partido de nenhum lado.

Mas creio que não seria interessante substituir juízes humanos por robôs. Um robô faz o trabalho de muitos humanos simultaneamente e mais rápido, mas tem coisas que não faz muito sentido substituí-los. Creio que se os robôs fizessem mais ou menos o que o serviço de BI faz nas empresas hoje seria interessante. Baseado nos relatos das testemunhas, nos relatos dos promores/advogados de defesa, talvez usando o polígrafo também, o robô daria uma direção ao juiz, ajudando-o a tomar a decisão. Ai nesse caso, o robô seria o júri, e não o juiz. Na minha opinião, seria bem mais interessante.

2 curtidas

muito boa sua colocação, não havia pensando neste ponto.

1 curtida