Inteligencia Artificial criando softwares?

Estava dando uma olhada em artigos de IA e me deparei com essa noticia:


Será mesmo que é possível substituir o programador/desenvolvedor de software com Inteligencia Artificial?

2 curtidas

Pela notícia, esse software não faz o trabalho completo. No máximo, analisa várias linhas de código e sugere algumas coisas.

E mesmo que algum dia consiga criar software, dificilmente irá conseguir manter softwares que já existam.

Na real, acho muito, mas muito difícil mesmo substituir a profissão de criar software.

3 curtidas

Os montadores ou assemblers substituíram os programadores das linguagens de máquina, não é verdade?

Os compiladores substituíram todos ou a maioria dos programadores das linguagens Assembly, não é verdade?

A maioria dos programadores não aconselham usar o Assembly, não é verdade?

Como será nomeada o nível da programação que tornará as linguagens de alto nível obsoletas?

Talvez a inteligência artificial substituirá muitos ou até a maioria dos programadores das linguagens de programação de alto nível, não é verdade?

Talvez chegará o tempo da criação das linguagens de programação de nível mais alto do que as linguagens de programação de alto nível.

Talvez chegará o tempo em que a maioria dos programadores não aconselharão usar as linguagens de programação de alto nível do mesmo jeito que não aconselham usar o Assembly.

EDIT:

O que os criadores da área da programação de computadores falam sobre o futuro da programação?

Eu disse os criadores da área da programação de computadores querendo dizer os criadores de linguagem de programação, os criadores de paradigma de programação e os que estiverem tentando criar a linguagem ou as linguagens de programação de nível mais alto do que as linguagens de programação de alto nível.

2 curtidas

A probabilidade disso acontecer é alta sim, mas num futuro muito distante. Não dá pra você fazer uma inteligência artificial fazer tudo de uma hora pra outra. Até as máquinas chegarem no nosso nível de aprendizado, vai ser muito trabalhoso.

Fora que no início isso custaria muito desempenho do PC, porquê é muito detalhezinho até vc criar um sistema pra um loja, por exemplo.

Não é impossível, mas também é algo a longo prazo

4 curtidas

@rodriguesabner,

Talvez a criação das linguagens de programação de nível mais alto do que as linguagens de programação de alto nível acontecerá mais cedo do que muitos programadores imaginam.

Qual ex-programador de linguagem de máquina e de Assembly que tem 65 ou 70 anos imaginou que estaria vivo para ver o surgimento de carro autônomo?

Provavelmente muitas pessoas que trabalham no campo não estão dispostas a fornecer muitas informações, porque isso poderia equivaler a entregar centenas de bilhões de dólares a seus rivais, e eles não são tão loucos. Isso também ajudaria o desenvolvimento de robôs assassinos inteligentes para uso no campo de batalha, e essa é outra razão pela qual muitos detalhes não devem ser compartilhados abertamente.

O Gerry Rzeppa, um dos criadores da linguagem Plain English Programming disse no blog dele sobre o futuro da programação:

Tradução do Google Tradutor que pode ter erros:

"Conclusão

É nossa convicção que o programador do futuro programará suas máquinas da mesma forma que “programamos” um Amazon Echo ou Apple Siri ou Google Home ou Microsoft Cortana hoje. Quando, por exemplo, minha esposa diz:

“Eco, acerte um cronômetro por 12 minutos. Depois toque uma música dos Beatles. ”

Ela está escrevendo e executando um programa curto, em inglês. Agora, se os dispositivos listados acima fossem eles mesmos programados em inglês, estaríamos no caminho certo. Nosso protótipo inglês simples é uma evidência da viabilidade de tal abordagem. Afinal, se podemos escrever convenientemente um Compilador e IDE completo e eficiente em inglês, por que não um assistente automatizado? Este é o século 21, a última vez que verifiquei. Por que os usuários e os programadores não deveriam estar falando com nossas máquinas no mesmo idioma que usamos para nos comunicar?"

Referência: https://osmosianplainenglishprogramming.blog/2018/05/15/plain-english-programming-teaching-kids/

Tradução do Google Tradutor que pode ter erros:

"Outra objeção respondida

Você pode estar pensando que a linguagem natural é muito detalhada para programação. Mas é realmente tão ruim assim? Vamos considerar alguns exemplos. Em um idioma tradicional de programação, podemos desenhar uma caixa usando uma declaração como esta:

substring.draw (caixa, cor, source.text.font, source.text.alignment);

São 10 palavras e 11 sinais de pontuação: 21 elementos no total.

O equivalente em inglês comum seria:

Desenhe a substring na caixa com a cor e a fonte e o alinhamento do texto de origem.

São 16 palavras e 3 sinais de pontuação: 19 elementos no total.

É certo que a versão em inglês simples exige alguns caracteres alfabéticos mais fáceis de digitar (é difícil dizer exatamente quantos, já que os codificadores tradicionais colocam espaços em lugares diferentes); mas é um preço pequeno a pagar por não ter que aprender (ou pensar em) uma sintaxe artificial.

Aqui está outro exemplo:

if (! source.colorized ()) color = preto;

São 5 palavras e 8 sinais de pontuação: 13 elementos no total.

Comparado com o inglês simples:

Se a fonte não estiver colorida, coloque preto na cor.

São 11 palavras e 2 sinais de pontuação: 13 elementos no total.

Novamente, é principalmente uma questão de você gostar de digitar palavras ou pontuação (especializada). E se você gosta de pensar em duas formas sintáticas e gramaticais simultaneamente. E se você deseja que seu código seja auto-documentado. E se você deseja um código amigável para iniciantes. E se você deseja codificar em um idioma (como o inglês) que ainda estará em uso comum daqui a 100 anos. Pessoalmente, achamos que você pode ter perdido alguma perspectiva humana se pensar que “(! Source.colorized ())” é uma boa maneira de dizer qualquer coisa!"

Referência: https://osmosianplainenglishprogramming.blog/2018/05/16/the-journey-begins/

Estas são fotos de Gerry Rzeppa:

7e62f8498d454dc9256722df2c42b97e

me-pixels-2

O e-mail de Gerry Rzeppa é gerry.rzeppa@pobox.com.

Novamente:

Provavelmente muitas pessoas que trabalham no campo não estão dispostas a fornecer muitas informações, porque isso poderia equivaler a entregar centenas de bilhões de dólares a seus rivais, e eles não são tão loucos. Isso também ajudaria o desenvolvimento de robôs assassinos inteligentes para uso no campo de batalha, e essa é outra razão pela qual muitos detalhes não devem ser compartilhados abertamente.

O David Cooper, um programador de sistema AGI (artificial general intelligence) também falou sobre o futuro da programação no OS Dev Forums:

Tradução do Google Tradutor que pode ter erros:

“As linguagens de programação acabam sendo cada vez mais de alto nível até se tornarem idênticas à linguagem natural. Eventualmente, você poderá escrever todos os seus programas em inglês, português ou qualquer outro idioma natural, embora também possa misturá-lo com instruções do tipo usado nas linguagens de programação atuais sempre que achar mais eficiente ou mais claro.”

Referência: https://forum.osdev.org/viewtopic.php?p=286902#p286902

Tradução do Google Tradutor que pode ter erros:

"Um compilador inteligente solicitará esclarecimentos sempre que houver uma ambiguidade e poderá sugerir palavras melhoradas para resolver o problema. Escrever um programa acabará sendo uma conversa com uma máquina inteligente com a qual qualquer um poderia lidar, mesmo que não saiba nada sobre programação - será uma colaboração com um sistema inteligente que, por si só, é um programador experiente. As mensagens de erro serão comentários e perguntas como as que você receberia se estivesse co-escrevendo um programa com um programador humano. (“Quando você diz” imprimir o resultado dessa parte “, você quer dizer esta parte [uma seção do código é destacada] e deseja que ela seja impressa na tela ou na impressora?”)

Nada disso o impedirá de inserir uma linha de C ou qualquer outra linguagem de programação, se você quiser, mas a maior parte do trabalho será simplesmente feita em linguagem natural, normalmente em um nível muito mais alto, com o compilador trabalhando como executar as tarefas solicitadas. O usuário final também se tornará um programador, dizendo à máquina como ele prefere que as coisas sejam feitas e a máquina estará em conformidade. Isso raramente será feito através de algo que não seja a linguagem natural."

Referência: https://forum.osdev.org/viewtopic.php?p=286905#p286905

Tradução do Google Tradutor que pode ter erros:

"Você pode tentar criar um grupo no Facebook para ver se há interesse suficiente na idéia para justificar um fórum adequado, mas não acho que muitas pessoas que trabalham no campo estejam dispostas a fornecer muitas informações, porque isso poderia equivale a entregar centenas de bilhões de dólares a seus rivais, e eles não são tão loucos. Isso também ajudaria o desenvolvimento de robôs assassinos inteligentes para uso no campo de batalha, e essa é outra razão pela qual muitos detalhes não devem ser compartilhados abertamente (até que os países mais morais construam uma liderança esmagadora nessa área). É uma situação muito diferente no desenvolvimento do sistema operacional, porque existem muitas partes disponíveis gratuitamente e bem documentadas; portanto, quem quiser experimentar pode simplesmente coletar as partes necessárias e criar um sistema operacional a partir delas.

Se você deseja criar um sistema para programação em linguagem natural, terá que resolver a maioria por si mesmo. Gerry revelou como seu sistema funciona, mas não é uma programação em linguagem natural. Apontei para você porque é um bom ponto de partida para ver como uma abordagem simples pode alcançar muito mais do que o esperado, mas também é uma oportunidade de ver os lugares onde ela falha e isso ajuda você a ver onde estão os problemas. você precisaria resolver para obter a PNL real. Gerry pensa que, à medida que mais e mais linhas de código são adicionadas ao seu sistema (para cobrir cada vez mais relacionamentos entre ações e coisas), ele parecerá cada vez mais inteligente, chegando ao ponto em que parece totalmente inteligente e entende praticamente todos os termos possíveis que podem ser usadas como instruções para responder corretamente a elas. Ele acha que os assistentes digitais pessoais criados pela Amazon, Google, Apple etc. estão trabalhando da mesma maneira, mas eles têm milhões de usuários ajudando a treiná-los, criando efetivamente milhões de linhas de código para lidar com frases cada vez mais específicas . Seu sistema PEP não pode competir com isso devido ao seu pequeno número de usuários. Mas de qualquer maneira, não é a abordagem correta - nunca produzirá inteligência suficiente para ser totalmente racional.

Se você deseja um sistema racional capaz de lidar com todas as frases, não pode trapacear - você precisa entender todo o processo mecanicamente e programar cada parte dele, convertendo da linguagem do nível superficial para a estrutura do pensamento (e você precisa você poderá se converter em profundidade total onde estiver trabalhando com os componentes fundamentais do significado) e também precisará encontrar as maneiras certas de armazenar os dados para que o raciocínio possa ser aplicado com eficiência. Não há atalhos - são necessárias décadas de reflexão e isso consome a sua vida, e é por isso que as pessoas preferem procurar opções mais fáceis. Os detalhes das opções mais fáceis foram publicados porque eles funcionam apenas pela metade, mas continuarão melhorando; portanto, se você quiser um fórum para discutir isso, vá em frente e configure um."

Referência: https://forum.osdev.org/viewtopic.php?p=289604#p289604

2 curtidas

@rodriguesabner,

Qual é a sua opinião sobre essa resposta que eu postei neste tópico: Inteligencia Artificial criando softwares?

2 curtidas

Tambem acho que isso acontecerá aos poucos, mas ainda falta e muito para a IA ser capaz de resolver algumas coisas cabeludas a nível de programação.Ainda que a IA consiga resolver, ficará o resultado bom !?, nem sempre resolver um problema significa otimização e melhor qualidade no software.
Mas algumas coisas já podem ser pensadas, como cadastro de formularios, alguns tipos de processamentos e alguns tipos de saídas. Já software de base aí o bicho pega ainda mais.

Parece que a IA é como a internet; ou seja, um caminho sem volta.

3 curtidas

O iansjack disse no OS Dev Forums nessa resposta que eu pareço ser a pessoa ideal para montar um recurso desse tipo ou para que outros o façam:

Tradução do Google Tradutor sujeita a erros:

“O OP parece estar interessado neste tópico e tem conexões com outras pessoas que trabalham nele. Ele parece ser a pessoa ideal para montar um recurso desse tipo ou para que outros o façam.”

Referência: https://forum.osdev.org/viewtopic.php?p=289599#p289599

Vocês concordam ou suspeitam que eu pareço ser a pessoa ideal para montar um recurso do tipo da programação em nível de linguagem humana ou linguagem natural ou que providenciará que outros o façam?

Essa máquina já existe a muito tempo e até hoje tem o crescimento de profissionais de TI.

Eu acho isso distante ainda