IntelliJ IDEA 7.0

A Jetbrains anunciou o lançamento da versão 7.0 do IntelliJ IDEA.

Dentre as novidades e melhorias, destacam-se:

Hibernate and Spring integration

* Coding assistance with smart completion
* Highlighting, code inspections and quick-fixes
* Spring file set editor
* Spring namespaces support
* Spring AOP support with full coding assistance, quick fixes and navigation
* Hibernate mapping structure view
* Editable Hibernate entities relationship diagram
* Hibernate/Spring-aware Refactorings
* Tight Hibernate/Spring integration 

New and improved support for multiple languages and technologies

* EJB & JPA
* JSP
* HTML & CSS
* XML
* More advanced JavaScript (with basic Flex) support
* Ruby/JRuby and Groovy development plugins to be released within coming weeks
* Highly anticipated Web services support

New and innovative VCS features

* Rational ClearCase integration
* ?Review incoming changes?, to raise awareness of team members? activity
* Ability to ?shelve? local changes (temporarily remove modifications from code and restore them later)
* Other important enhancements 

Greater level of team cooperation

* Tight, transparent Maven integration
* Interoperability with Eclipse projects
* Better TeamCity integration, with a dedicated tool window for reviewing inspections and duplicates reports right from the IDE 

Numerous productivity-boosting features

* New Java refactorings
* A rich set of refactorings for XML
* Around 50 new code inspections and quick-fixes
* More flexible search options

Variety of other enhancements

* New flexible and intuitive approach to configuring complex Enterprise Applications
* Completely new debugger UI
* Innovative visual Dependency Structure Matrix (DSM)
* Top-notch performance
* Enhanced usability
* Eclipse Interoperability

Valores:
Commercial License $499 upgrade $299
Personal License $249 upgrade $149
Academic License $99 upgrade $59
Classroom License free
Open Source License free

Luiz, estou testando a dois dias.
Vou te falar que achei super pesado…!

Pelo menos na minha máquina ele tem praticamente o mesmo peso do Netbeans 6.0 com suporte a Java EE.

Mas nada que os triviais ajustes de memória tbm não façam ganhar um pouco de performance.

a pergunta que não quer calar… as IDE’s pagas vão sobreviver até quando ?

provavelmente enquanto elas forem muuuuuuuito melhores que o Netbeans :wink:

estou falando de IDE’s livres… e nao apenas do NetBeans…
estou falando de RHDS, Eclipse Europa… NetBeans 6 entre outras…

testei o IDEA por uma semana… achei ele bem legal… mas tem os mesmos problemas do antigo JBuilder…

• Upgrades regulares exigindo pagamento adicional…
  • Demora na atualização para novos recursos (alguem se lembra da epoca do JBuilder ? vionha para java ee 1.3 quando o 1.4 tinha a mais de ano, e agora a borland repete a mesma coisa no Delphi.NET… sai o para 2.0 quando o 3.0 já esta saindo do forno com o Orcas tocando o terror )
  • Equanto as IDE’s livres tem suporte a tudo que tem de mais novo da tecnologia… leva-se decadas para ter algo parecido nas pagas… ex: quanto tempo existe JPA ? só na 7.0 viemos ter um suporte descente ?
  • Nao são 10x mais produtivas que alternativas livres… como anunciam por ae… entao o investimento é discutivel…

O Editor de codigo não é um desbunde… como anunciado… para falar bem a verdade… é um pouco mais esperto que o do eclipse… mas nao eh por exemplo 2x melhor…

Os wizards são bem interessantes… mas nada que não tenha visto no NetBeans…

A velocidade tambem não é seu ponto “FORTE”… é normal…

é nesses pontos que quero chegar…

Só paga se for versão “cheia”, como do 6.0 para 7.0, se tiver um 7.5, não se paga o upgrade.

Se olhar os releases notes de todas as versão 6.0.X vai constar adição de novas funcionalidades e suportes a outras coisas.

Não sei se vc olhou a gama de plugins do IntelliJ direito, tem muitos, bastantes mesmo e com todo tipo de suporte, os mais variados possíveis, sem falar que não vi até hoje uma melhor integração com interface de plugin que a do IntelliJ.

Se é mais esperto que do eclipse, já é então pelo menos umas 4x melhor que do Netbeans, JDeveloper e etc, o que já é um bom argumento de “investimento”.

Como eu costumo dizer por padrão já, não sou evangelista de NENHUMA ide, só não gosto que usam o argumento “pago” pra rotular algo de bom ou ruim, não acho “justo” esta argumentação.

Se é mais esperto que do eclipse, já é então pelo menos umas 4x melhor que do Netbeans, JDeveloper e etc, o que já é um bom argumento de “investimento”.
[/quote]
Isso é a mais pura verdade… :lol:

Não importa… o ponto é… EU TENHO QUE DESEMBOLSAR DINHEIRO CONSTANTEMENTE… se é full ou upgrade… nao importa, o argumento não é invalidado… fora que o upgrade é mais que 50% do valor do full.

Nao acompanho release a release… mas o suporte a java ee 5 do 6.0 é BEM precario se comparado a outras alternativas livres… do 7.0 eu achei bom.

Nao olhei a gama de plugins do IDEA… mas imagino que se comparado a gama de plugins do eclipse eu não possa anunciar isso como uma vantagem… tem plugin pra praticamente tudo… e o que não tem… existe alternativas menos “caras” como myeclipse que são BEM legais…

Nao o suficiente para um projeto que integre uma equipe… pois o editor de codigo vai te ajudar até um certo ponto… o resto… vem do programador e principalmente da qualidade da analise… é como voce falar que um projeto vai sair “MUITO mais rapido” ou “MUITO melhor” se eu tenho um editor de codigo 0.3x melhor que do eclipse…

Eu nao estou argumentando isso… tanto que defendo alternativas como MyEclipse… po… 50 dolares e vc tem uma IDE xuxu !!! agora vem despejar 500 dolares (10x mais) por uma IDE que está bem longe de ser 10x melhor…

Eu já usei o JBuilder 2005, IntelliJ IDEA, Eclipse e NetBeans. Sinceramente, gostei da nova versão do IntelliJ, mas não acredito que seja tão melhor que a IDE que eu uso no momento, NetBeans 5.5. Acho o NetBeans uma IDE bem completa que não deixa a desejar, não desmerecendo as outras nem dizendo que o NetBeans é melhor. No momento uso o NetBeans, mas se fizerem uma melhor passarei a usar ela, só não acredito que o investimento no IntelliJ seja necessário. É claro, se você tem dinheiro sobrando, compre! Caso contrário não vejo essa necessidade.

Mas realmente ficou muito melhor a IntelliJ IDEA 7.0.

Abraço.

Acho o intelliJ idea uma baita IDE. Trabalho há quase dois anos somente com o Eclipse e mesmo assim continuo achando o idea muito superior(em termos de editor e organização das coisas) do que o eclipse.

Agora só resta a dúvida, vale ou não pagar pra ter o idea. Só trabalhando algum tempo com ele(como eu trabalhei) pra notar como as coisas são fáceis e intuitivas.

Esse plugin é 10++
iBATIS Plugin User Guide

[quote=WilliamSilva]Esse plugin é 10++
iBATIS Plugin User Guide
http://docs.google.com/View?docid=dc73pj2h_6db54mm[/quote]

Só é uma pena que ainda usem Ibatis porai.

[quote]plentz wrote:
Só é uma pena que ainda usem Ibatis porai.[/quote]Até concordo com vc. mais quando vc. pega um sistema legado e cheio de E-R,SP,Triggers etc. é ele que vai segurar a barra outra coisa fazer JDBC na mão é um porre.Agora diga uma coisa como está o suporte a JPA/Hibernate no IDEA ainda não tive chance de sentir o gostinho.
sds.