Interface gráfica sem bibliotecas

Pessoal, gostaria de saber se existe alguma forma de fazer uma janela em C++ sem usar as bibliotecas de interface gráfica, nem a padrão do windows “windows.h”. Eu imagino que devam ser usadas structs para esse tipo de coisa. Alguém sabe?

Isso parece meio complicado. Qual o motivo para precisar disso? Ou é só curiosidade?

O que você quer é basicamente acesso direto ao sistema de vídeo para “desenhar” direto na placa de vídeo, passando por cima do sistema operacional, algo que não é muito simples em sistemas modernos. Como comentado aqui, no Linux usando X isso é um pouco mais fácil.

Se quer saber como bibliotecas visuais funcionam e reimplementar essas funcionalidades, pode querer dar uma olhada no código fonte da SDL ou SFML. Bom mergulho :grin:

Abraço.

1 curtida

Por qual motivo deseja fazer isto? Muito provavelmente por simples curiosidade em saber como esse tipo de coisa funciona por baixo dos panos. Quando comecei a programar, também tinha (e as vezes tenho) esse tipo de curiosidade.

Vejamos: coisas como estas são muito complexas, é programação baixo nível, como o amigo acima disse, para fazer tal coisa você precisa lidar diretamente com a placa de vídeo, sem depender de bibliotecas ou do sistema operacional.
Conhecimento sempre é válido, mas menos que planeje desenvolver sistemas operacionais, drivers para hardware, ou criar uma nova biblioteca gráfica, talvez coisas como estas devessem ser deixadas de lado.

Além do mais, se for entrar nestas questões de criação de um novo S.O ou de uma nova biblitoeca gráfica, pense nas seguintes coisas:
Por que criar um novo S.O? O que ele terá de diferente dos já existentes?
Por que criar uma nova Lib Gráfica, o que ela terá de melhor? Quais as vantagens ela apresentará com relação as demais?