Interface para sistema de busca

Estou com uma pequena dúvida, estou para começar um projeto e preciso entender bem as coisas que envolvem o projeto.

Explicando sucintamente, eu devo criar a interface de um sistema de busca para celular. O sistema de busca já está pronto e rodando em um servidor.

Basicamente tenho que fazer com que o usuário abra o navegador de seu Celular ou PDA, acesse o site do sistema de busca, digite o que deseja pesquisar e então o site irá mostrar os resultados relevantes.

A questão é primeiramente, só é possível fazer isso com J2ME? Lembrando que o sistema de busca não retorna pra o usuário (o celular no caso) o resultado da pesquisa tudo formatado “bonitinho”, o lado do “usuario” ainda teria que tratar as respostas pra mostrar de maneira correta na tela.

Segundo, como seria essa questão de executar um programa j2me no navegador do dispostivo móvel? Pois pelo que li nas apostilas de J2ME, os programas feitos em j2me são rodados independentes, e o que eu preciso é trabalhar tudo em cima de um site. Ou seja, tudo gira em torno da url que o usuario ira digitar e fazer as pesquisas, não haverá programas externos que ele deverá executar. A consulta será toda feita através do navegador.

Não sei se me expressei bem, mas se puderem me ajudar serei muito grato. Qualquer coisa é só perguntar.

Muito Obrigado

Abraço

Caro colega, acho que você precisa saber sobre WML dê uma lida abaixo:

https://portaljava.dev.java.net/files/documents/353/17180/AplicativosWAP-UNIDADE5.pdf

O wswillian tem razão em uma parte, mas eu não entendi uma coisa:

Você precisa usar o Browser do Celular, ou você está querendo saber se é possível que uma aplicação J2ME acesse uma URL já pré-definida e que passe como parâmetro a busca e retorne pra sua aplicação j2me os resultados?

Se a resposta for eu preciso de uma aplicação num browser, então o wswillian está certo. Dê uma olhada no link passado.
Caso contrário, se o que vc quer saber se o que vc está propondo é possível em J2ME, a resposta é sim.
Pra que vc pegue e formate o retorno, a melhor maneira de vc fazer isso é dando uma olhada na GCF(Generic COnnection Framework), que ela traz tudo o que vc precisa pra acessar a sua URL e ter o retorno dela.
Sugiro que faça o retorno como String, que fica mais fácil pra você obter o resultado e gerar com ele uma formatação legal na sua tela.

Observe o tempo pra você implementar isso. ACredito que usando WAP seja menos demorado pra você, se já tiver algum conhecimento em desenvolvimento WEB.

Abraço

Vou tentar ser mais claro.
Oq preciso fazer eh:

O usuario entra num site atraves do celular, digita a consulta, a consulta eh enviada para o servidor, ele retorna a resposta nao formatada, entao a consulta eh formatada e eh passada para o usuario atraves do proprio browser.
Oq nao sei eh como faria essa comunicacao, celular/servidor (wml ou j2me), e a formatacao se pode ser feita em wml ou soh em j2me. E se a resposta pra uma das perguntas eh J2ME, como eu faria essa ligacao entre o browser e o j2me.
Na verdade eh bem parecido com o processo no PC, a real diferença seria a de ser um dispositivo movel.

Abraço

Você já leu o artigo do link que eu lhe passei? Acho que o seu problema é preguiça de ler ou pesquisar as coisas. Aqui ninguem da o peixe não, todos nós lhe ensinamos a pescar. :!:

Calma aí wswillian, fica nervoso com o muleque não! As vezes a gente também não ensina a pescar direito e nem sabe o que o candango quer pescar. rs

felipehummel, a situação é o seguinte.
Tanto em J2me quanto em WAP, você consegue fazer uma aplicação que acesse a sua URL e apresente os dados na Tela pro usuário. Porém a diferença que é WAP você utiliza o browser do Celular, enquanto j2me você obriga o seu usuário a instalar a sua aplicação no seu dispositivo.
Acredito que para o que vc quer, que pelo que entendi é atingir uma grande variedade de dispositivos e usuários, use wap mesmo, que é mais fácil de fazer, mas só tem um problema. O Custo do seu serviço em WAP é maior.

Acho que você deveria procurar ler o artigo que o wswillian te passou, e além disso ler um artigo básico sobre j2me pra que você entenda e possa decidir qual seria a melhor solução pra você resolver o seu problema.

Abraço

Beleza?

Heheuhe, eu li o artigo… relaxa cara =)

Acho que o stryder pegou a idéia.
Dei uma olhada no artigo mas não fiquei mt seguro em relação ao WAP.
Ele é capaz de enviar e receber dados através de formularios certo? Mas ele seria capaz de receber por exemplo um vetor de strings do servidor, o vetor com as respostas, e apartir dele gerar uma resposta para o usuario?

Dei uma olhada na apostila e parece que a tecnologia WAP mudou bastante, eu ainda achava que era basicamente um html simples e que não era possível fazer coisas mais avançadas. (ledo engano, me desculpem! :lol: )

E outra coisa, o custo a q vc se refere, é em relacao ao fato de que para usar o browser vc precisa estar o tempo todo conectado? Enquanto na aplicacao j2me ele soh acessaria a internet pra enviar e receber informações?

Mt obrigado pelas respostas!

Prometo que mantenho vcs informado quanto tiver algo concreto hehehe

Abraço!

Vamos por pontos:

[quote]Mas ele seria capaz de receber por exemplo um vetor de strings do servidor, o vetor com as respostas, e apartir dele gerar uma resposta para o usuario?
[/quote]
Mesmo se em WAP você não conseguir pegar um Vector, o que impede que o seu Servlet ou sei lá o que vc está usando no servidor, envie a informação, já mastigada, ou seja, no caso do WAP, o que vc deveria fazer é gerar uma página de resposta, com as formatações usando o objeto response, assim como é na programação web normal.

Sim. Com j2me o seu controle da conexão e da quantidade de bytes trafegados é maior, já que vc só tem que trafegar a sua requisição e a sua resposta, enquanto no WAP, você precisa trafegar páginas inteiras e prontas, o que aumenta consideravelmente a quantidade de informação.

Procure ler mais artigos sobre as duas tecnologias, pois elas tem seus pontos positivos e negativos e você precisa saber onde estão os pontos mais favoráveis pra você e seus usuários.

Mantenha-nos informados sim!
Abraço.