Introdução de Ruby para programadores Java

Olá

Ruby for the Java world

[]s
Luca

Opa legal. Sem dúvidas, passar de Java pra Ruby é muito fácil.

Oi AgSilva. Eu não sei se é tão fácil assim.

Na faculdade tive contato com java, contato superficial quando comparado com programadores profissionais(como você, imagino). Esse contato me rendeu além de conhecimento alguns hábitos(bons?). Ainda na faculdade resolvi utilizar php, a escolha da linguagem é livre, tive algumas surpresas. Apesar de estar escrevendo com php o meu código era parecido com código java. Utilizo parecido para não utilizar idêntico. PHP não vai além de java, pra falar a verdade php não vai além de quase nada (recomendo python), mas enfim, imagine ruby, que de acordo com o tutorial:

Acho que só isso define pelo menos algum nível de dificuldade maior que fácil. Tudo bem que a média/maioria dos programadores vai utilizar ruby com OO, mas ainda existe um desafio ai. Imagine agora dominar, e bem, todos os macetes sintaticos que a linguagem oferece, isso é penoso! Eu ainda não uso lambda em python!

Acredito que toda linguagem tem uma “cara”, entender isso e fazer tão bem quanto é o desafio.

Intuito_de_desviar_o_tópico = false;

Se alguem tiver algum interesse em python, que é muito legal também:
http://www.razorvine.net/python/PythonForJavaProgrammers
Basicamente são links para a documentação oficial.

Inté e boa semana.

[quote=faq]Oi AgSilva. Eu não sei se é tão fácil assim.

Na faculdade tive contato com java, contato superficial quando comparado com programadores profissionais(como você, imagino). Esse contato me rendeu além de conhecimento alguns hábitos(bons?). Ainda na faculdade resolvi utilizar php, a escolha da linguagem é livre, tive algumas surpresas. Apesar de estar escrevendo com php o meu código era parecido com código java. Utilizo parecido para não utilizar idêntico. PHP não vai além de java, pra falar a verdade php não vai além de quase nada (recomendo python), mas enfim, imagine ruby, que de acordo com o tutorial:

Acho que só isso define pelo menos algum nível de dificuldade maior que fácil. Tudo bem que a média/maioria dos programadores vai utilizar ruby com OO, mas ainda existe um desafio ai. Imagine agora dominar, e bem, todos os macetes sintaticos que a linguagem oferece, isso é penoso! Eu ainda não uso lambda em python!

Acredito que toda linguagem tem uma “cara”, entender isso e fazer tão bem quanto é o desafio.[/quote]

Pra dizer aquilo, eu tirei por base alguns conhecimentos óbvios em Java, como OO. Verdadeiramente há diferenças entre Java e Ruby. Para esta última existem os closures, os getters/setters na verdade podem ser escritos através de attribute readers e writers, etc. Mas tudo isso, é guardado na memória em uma só leitura.

Acho que o que eu mais frizei dizendo isso foi: Java é OO. Ruby também. Logo é mais difícil você passar de uma linguagem procedural pra Ruby, ou mesmo começar com Ruby.

PS.: Pode me chamar de Alex. :stuck_out_tongue:

[quote=faq]Intuito_de_desviar_o_tópico = false;

Se alguem tiver algum interesse em python, que é muito legal também:
http://www.razorvine.net/python/PythonForJavaProgrammers
Basicamente são links para a documentação oficial.

Inté e boa semana.[/quote]

Python? Eca! :smiley: Ruby faz o que Python faz e bunitu! :smiley:

Pior que Python só Perl :twisted:

[quote=renato3110][quote=faq]Intuito_de_desviar_o_tópico = false;

Se alguem tiver algum interesse em python, que é muito legal também:
http://www.razorvine.net/python/PythonForJavaProgrammers
Basicamente são links para a documentação oficial.

Inté e boa semana.[/quote]

Python? Eca! :smiley: Ruby faz o que Python faz e bunitu! :smiley:

Pior que Python só Perl :twisted: [/quote]

tambem acho. Aquilo eh horrivel.

[quote=renato3110]
Python? Eca! :smiley: Ruby faz o que Python faz e bunitu! :smiley:

Pior que Python só Perl :twisted: [/quote]

Eu aprendi a gostar de Perl. Não é tão ruim assim depois que você o conhece melhor.

Pra mim coisas como Perl e Python é legado. O que me irrita eh esses caras ficarem empurrando guela abaixo uma ferramenta como se você tivesse que usá-la simpesmente “por amor”, como eles fazem. São uns religiosos, como o nome diz, Perl mongers…

Ah, e pior que Perl, só Shell Script!!! Agggghh :thumbdown:

Eu nao gosto de perl, mas como ele ja me salvou de uma encrenca VIOLENTA, nao vou falar mal dele. Soh de python.

Acho que todo mundo ja foi salvo por shell script ou perl pelo menos uma vez na vida.

Python ja me salvou inumeras vezes tambem, jmp. E coisa pra falar mal de Python nao falta, mas ate ai, nao eh igual com todas as linguagens?

Eu curto Python, e em se tratando da linguagem e sintaxe, eu acho muuuuito melhor que ruby.

Mas já adotei o groovy como minha linguagem dinamica oficial! Querer usar todas é meio que morte.

Com certeza. Ainda hoje em dia, os caras do outro lado, não cansaram de falar que Java é lento.

:?

Java não é tão lento quanto antes. Mas não dá, não dá e não dá pra comparar com aplicações nativas…

EDIT: Se o BlogLines fosse nativo, não precisava iniciar a JVM. Não precisava aqui e ali esperar o JIT. Grrrrr!!!

Tá certo que dizer “Java é lento” como se fosse inviável, impensável é besteira, mas dizer que ele é a maravilha, que é idêntico a aplicações nativas, isso eu também acho besteira.

a ladainha de sempre para convencer a tipagem dinamica. e nao convence.

Comentário ridiculo. Ele deve usar o notepad para programar. Isso no eclipse voce escreve assim:

XMLP# # = pers#.getP#  CONTROL1

Onde # é CONTROL ESPACO para ele dar o autocomplete. e Control1 para ele colocar o casting. Ah! esqueci que em ruby voce nao vai conseguir fazer isso ja que a IDE nao saber qual é o tipo da sua variavel…

Alem disso, desde quando digitar menos é código melhor? Vamos programar em perl entao…

Ruby pode ser muito legal, mas nao tente mostrar que TUDO nele é melhor… em especial a parte de tipagem dinamica e o carater verborragico do java. O pessoa de ruby é pior que o de Java nesse fanatismo, ta louco…

cada linguagem tem o seu lugar. ruby tambem tem o seu, mas nao venha me convecer de usar em todos os lugares e que é só vantagem…

Olá

Só para jogar mais lenha na fogueira:
Web development strategies in dynamically typed languages do Rubynizado Bruce Tate.

Ele fala mal do JSP que eu também nunca fui fã, aborda as vantagens do uso de templates, diz que com Ruby é muito mais fácil escrever componentes web e fala da sua esperança que o lançamento do JRuby possa juntar o melhor dos dois mundos.

[]s
Luca

Realmente, RHTMLs são bem mais entendíveis do que JSPs.

Na verdade acho muito estranho essa história de Ruby x Java, pra mim elas não tem a mesma dimesão. Ruby não tem como “tomar o lugar” do Java.

Na verdade meu interesse por Ruby surgiu em procurar uma alternativa melhor para arquivos BAT/Shell Script e na parte de Web, para PHP.

Acho que não devemos pensar em Ruby, como um C# (muita guerra com este último). Devemos tirar o máximo proveito que Ruby nos fornece. Se não vamos utilizar a linguagem como centro do projeto, que pelo menos abusemos do JRuby.

Esse pessoal mais barulhento está forçando MUITO a barra. Os exemplos e situações aprensentados são em sua maior parte ridículos. Um exemplo é que sempre citam EJB como se todos os desenvolvedores fossem obrigados a usá-lo até nas coisas mais simples.

Vou traçar um paralelo aqui, esse pessoal do Ruby parece aqueles fanáticos do Linux que a cada ano repetem “esse é o ano do Linux no desktop”, isso já há dez anos. E nunca admitem uma coisinha errada naquele sistema, Linux é sempre tudo de bom e Windows é sempre tudo de ruim.