Invocar método estático usando objeto null

Métodos estáticos podem ser invocados tanto usando o nome da classe quanto usando um objeto.

Classe.meuMetodoEstatico(); // usando o nome da classe

Classe classe = new Classe();
classe.meuMetodoEstatico(); // usando um objeto

E uma coisa que achei curioso quando descobri, mas que faz sentido, é que mesmo o objeto sendo null é possível invocar o método estático sem dar NullPointerException porque o binding de métodos estáticos é feito pelo nome da classe já que métodos estáticos não precisam da classe instanciada.

Mas no IntelliJ, quando tenta invocar um método estático de um objeto null ele lança um inspection warning afirmando que essa invocação irá produzir NullPointerException:

Mas nesse exemplo, não produziu: intellij3

Sim, eu sei que não tem por que invocar um método estático usando um objeto null. É melhor usar o classe. Mas fiquei curioso em saber se existe algum cenário que invocar um método estático num objeto null lança NullPointerException. É possível? Ou será que é um erro do IntelliJ mesmo?

Eu tô usando a última versão do IntelliJ Ultimate (2018.3.5).

É só um warning do IntelliJ, até porque não faz o menor sentido você querer usar uma referencia nula para invocar um método.
Ou você faz um import estático e chama o método diretamente, ou usa a sintaxe <TipoDeDado>.<nomeDoMetodo>.

Sim, como falei, eu sei que é um warning do IntelliJ. Mas diferente dos outros que dizem que uma coisa “PODE” acontecer, esse warning tá afirmando que o NullPointerException VAI acontecer (“will produce NullPointerException”). O que me deixou curioso se existe alguma situação em que invocar um método estático de um objeto null pode causar realmente um NullPointerException ou se é um erro do IntelliJ mesmo.

É ÓBVIO que dá pra usar import estático ou o nome da classe, eu sei. É só uma curiosidade que me surgiu.

Interessante, é um erro do IntelliJ mesmo. Possivelmente ele não checa se o método é estatico e então coloca o warning