IOException - erro de compilação misterioso

[code]import java.io.*;

class A
{
public void process() { System.out.print(“A,”);}
}

class B extends A
{
public void process() throws IOException{
super.process();
System.out.print(“B,”);
throw new IOException();
}

public static void main(String[] args){
	try{ new B().process(); }
	catch(IOException e){ System.out.println("Exception");}
}

}
[/code]

Ao compilar esse código, o seguinte erro é gerado:

java:10: process() in B cannot override process() in A; overridden method does not throw java.io.IOException public void process() throws IOException{ ^ 1 error

Porém, eu não entendi qual o problema. O erro diz que “o método sobreescrito NÃO joga uma IOException”. Mas ele faz exatamente isso! Quem não joga uma IOException é o método da classe pai (A neste caso)

Obrigado! :wink:

Amigo você não pode sobrescrever um método que não lança exceções com uma exeção verificada…dê uma lidinha nas regras válidas de sobrescrita…

Pelo que to vendo o codigo que vc passou nao compila…vc nao pode lançar uma exceçao maior que a do método herdado…

isto funciona

import java.io.*;   

class A   
{   
    public void process() throws IOException { System.out.print("A,");}   
}   

class B extends A   
{   
    public void process() throws IOException{   
        super.process();   
        System.out.print("B,");   
        throw new IOException();   
    }   

public static void main(String[] args){   
        try{ new B().process(); }   
        catch(IOException e){ System.out.println("Exception");}   
    }   
}  

se um método na superclasse não lançar exceções verificadas o msm método não pode lançar exceções verificadas na subclasse

Essas regrinhas são fogo… vmsb11, a explicação para isso é por causa do polimorfismo também?

creio que sim TiagoTC, uma das regras para declarar exceções tem alguma relação com o polimorfismo
por exemplo se um método da superclasse lançar uma exceção verificada do tipo X, o método da subclasse só poderá lançar uma exceção do tipo X ou Y(desde que Y seja um subtipo de X),
por exemplo

//criando uma classe de exceção X
class MyException extends Exception { }

//criando uma classe de exceção Y extendendo X
class MySubException extends MyException { }

class Animal {
   //este método pode lançar uma exceção verificada X
   public void falar() throws MyException { }
}
public class Cachorro extends Animal {
  //aqui eu só poderia lançar uma execeção verificada Y desde que Y extenda X na superclasse
  //reparou que MySubException estende MyException
  public void falar() throws MySubException { }
   //aqui tb funcionaria porque eu estou lançando a msm exceção que no método da superclasse
   //public void falar() throws MyException { }
   //aqui tb funciona porq eu estou tentando lançar uma exceção não verificada
   //public void falar() throws NullPointerException { }

}

só ressaltando exceções verificadas são aquelas que herdam da classe Exception e exceções não verificadas são aquelas que herdam das classes Error e RuntimeException
editando
corrigi um pequeno erro do código acima.

Sim mas na classe cachorro ele poderia lançar um MyException tb, assim como MySubException.

sim, eu no código comentado tb ta dizendo isso.

vmsb no caso do NullPointerException funcionaria pq?

ela extende RuntimeException que extende Exception e pela regra as classes que extendem a classe RuntimeException são exceções não verificadas ai eu acho que o compilador internamente consegue separar oque é exceções verificadas e não verificadas.

hum ok, entao nao tem nada haver com hierarquia mesmo n…

entao se a superclass assina um método com exceçao verificada, a subclass pode assinar com qualquer nao verificada?

Exatamente! Para provar, olhe esta frase:

“The overriding method CAN throw any unchecked (runtime) exception, regardless of whether the overridden method declares the exception.”

:slight_smile:

O que acontece é que as RuntimeException não são conhecidas em tempo de compilação, se fosse necessário trycatch pra todas elas, seu código ficaria todo entre trycatchs.
http://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/java/lang/RuntimeException.html

Vejas as classes que extedem RuntimeException: ArithmeticException, NullPointerException, ArrayStoreException, IndexOutOfBoundsExceptions.
Imagina usar trycatch pra acessar um objeto que poderia lançar uma NullPointerException, trycatch pra um cálculo simples, trycatch pra acessar e escrever num Array e por aí vai…