gostaria muito da ajuda de vocês, estou com uma baita encrenca
Desenvolvi um programa que gera um relatorio em pdf usando o ireport, porém ao rodar pelo .jar ele nao gera o arquivo e não abre o relatorio
alguém poderia me ajudar por favor!!
Primeiramente, execute o jar pelo prompt, desta forma vai verificar qual a saída no console, e desta forma será mais fácil de encontrar o problema.
J
jmmenezes
Você colocou todas as bibliotecas do jasper (e suas dependências) no classpath da aplicação ???
Você esta carregando o arquivo .jasper (compilado) adequadamente ?
Poste o código que não funciona e o erro se estiver ocorrendo que fica mais facil…
snowblacksoul
Jmmenezes!
O código está funcionando blz!!
Se eu rodar pelo netbeans, tranquilo, gera o arquivo,mas quando chamo pelo cmd ele nao faz nada!!!
J
jmmenezes
snowblacksoul:
Jmmenezes!
O código está funcionando blz!!
Se eu rodar pelo netbeans, tranquilo, gera o arquivo,mas quando chamo pelo cmd ele nao faz nada!!!
Então deve ser problema de biblioteca mesmo.
Você verificou se todas as libs do jasper e dependências estão no classpath ???
snowblacksoul
estao sim!! se não tivesse nao ia funcionar com o netbeans
J
jmmenezes
Depende… se você criou um .jar e quer chamar a partir dele… ou as libs tem de estar no classpath da máquina ou senão tem de especificar no manifest…
Tenta rodar na mão com java -classpath especificando as libs e no final o nome do jar…
Você deve colocar as libs e dependências do jasper reports…
No caso do jasper na versão que eu utilizo são estas:
jasperreports-4.7.0.jar
jasperreports-applet-4.7.0.jar
jasperreports-fonts-4.7.0.jar
jasperreports-javaflow-4.7.0.jar
As dependências vai depender muito do que seu relatório faz…
Você pode baixar o jasper e colocar todas as dependências…
Em linux você pode usar esse script aqui que fiz (ou portar ele para batch em windows… não é dificil, mas agora estou sem tempo para fazer isso):
#!/bin/sh
criarLibPath(){CP=""if[-d"$1"/Libs];thenforain"$1"/Libs/*;doCP="$CP":"$a"donefiif[-d"$1"/LibsExtra];thenforain"$1"/LibsExtra/*;doCP="$CP":"$a"donefiif[-d"$1"/LibsHibernate];thenforain"$1"/LibsHibernate/*;doCP="$CP":"$a"donefiif[-d"$1"/LibsJasper];thenforain"$1"/LibsJasper/*;doCP="$CP":"$a"donefi}INSTALLED_JAVA_HOME=/opt/Java/jre1.6.0_31
APP_DIR=/home/user/app
# Verificar java if[-d"$JAVA_HOME"-a-x"$JAVA_HOME/bin/java"];thenJAVACMD="$JAVA_HOME/bin/java"elif[-d"$INSTALLED_JAVA_HOME"-a-x"$INSTALLED_JAVA_HOME/bin/java"];thenJAVACMD="$INSTALLED_JAVA_HOME/bin/java"elseJAVACMD=java
fi
criarLibPath"$APP_DIR"TMP_CP=$CP$JAVACMD-Xms64m-Xmx256m-cp"$CP"MainClass
PS: Fiz pequenas modificações no script por questões de privacidade.
snowblacksoul
Estou fazendo agora pelo eclipse
O Erro que está dando é o mesmo quando rodo pelo cmd
ribclauport
Veja que as classe não estão sendo encontradas, provavelmente a versão do Ireport do Netbeans, não é a mesma do Eclipse!!!
Você tem que ver em qual versão do Ireport foi compilado seu relatório!!!
snowblacksoul
OK VOU FAZER O TESTE AGORA
snowblacksoul
continua com o mesmo erro!!!
nao sei mais o que faço
ribclauport
A aplicação usa banco de dados?, Voce está rodando no eclipse?
Se conseguir mandar a aplicação para mim, posso te ajudar, mas se tiver banco dae tem que ver…