Ireport - Criação de template

Boa tarde,

Estou com a seguinte situação: Na empresa em que trabalho tem vários sistemas que utilizam o Ireport.
Até aí tudo bem . :smiley:
O problema é que gostaria de criar algo parecido com um template, ou seja, que tenha um cabeçalho e um rodapé e que os sistemas chamassem esse template que teria um parâmetro para receber o nome do .jasper do ‘corpo’ do relatório.
Assim teria na empresa certeza que todos os relatórios teriam a mesma ‘cara’.
Bom criei um relatório com cabeçalho e um rodapé que tem a logo da empresa, um parâmetro chamado nomeSistema, nomeRelatorio e um parâmetro chamado rodapé .
Como sou novata no uso do ireport, gostaria de saber qual a melhor forma de tratar esse parâmetro de corpo, ou se existe uma outra solução para o meu dilema. :?:

Utilizo a versão: iReport 3.0.0

grata,

Renata

Renata,

Você pode tratar esse corpo do relatório usando subreport, na chamada do subreport você passa esse parametro que você criou com o nome do relatório “.jaspe”.

No sistema você pode criar uma classe de enumaração com os nomes do seu relatório, e toda vez que for chamar um relatório vc chama essa classe para passar para o parêmetro do iReport.
Uma outra forma também seria criar um arquivo properties e mapear lá os nomes dos relátorios para serem passados como parâmetro para o iReport.
Vai depender também se sua aplicação é web ou desktop para escolher a melhor forma.

Se não estiver muito claro mande mais detalhes do que está utilizando p/ eu tentar detalhar mais…

T+

Obrigada por me ajudar !!!

Mas ainda não entendi isso certinho …
Que tipo de detalhe … :?:
Pois ainda tenho duvidas :cry:

No meu arquivo de template não tem nada que use conexão com o banco.
Já na parte que vai ser o corpo ou seja os sub relatórios eu tenho que usar uma conexão.
Quando mando pegar a conexão do template e o ireport não gera nada : paginas geradas = 0.