[quote=renatams]Obrigada por me ajudar !!!
Mas ainda não entendi isso certinho …
Que tipo de detalhe … :?:
Pois ainda tenho duvidas 
No meu arquivo de template não tem nada que use conexão com o banco.
Já na parte que vai ser o corpo ou seja os sub relatórios eu tenho que usar uma conexão.
Quando mando pegar a conexão do template e o ireport não gera nada : paginas geradas = 0.
Quando tento por no detail do meu template um subrelario abri uma tela com as seguintes opções:
Criar um novo relatório ? Essa opção eu posso utilizar pois os relatório que irá compor o corpo já existe.
Usando um relatório existente ? Aqui não posso passar uma parâmetro
Just create de supreport element ? Usei essa opção e na abas de propriedades eu coloquei assim:
Na aba de subrelatorio estou usando o $P{REPORT_CONNECTION} para usar a aconexão do relatório.
Na aba subrelatorio Outro ? uso uma string como expressão: $P{SUBREPORT_DIR} + $P{NOMERELATORIO}
Ele compila sem erro . mas quando vou executar usando conexão ativa o ireport aparece
Preenchendo relatório …
Região: português (Brasil)
Fuso Horário:
Padrão Tempo de execução do preenchimento do relatório: 500. (páginas geradas: 0 )
Ele não gera nada, agora se executar, o template sem corpo funciona e se gerar o corpo sem template funciona e ele mostra os registro vindo do banco.
:idea: Uma luz por favor !!! Não sei onde estou errando.
grata,
Renata
[/quote]
Olá xará! 
Então, se eu entendi direito, vc tem um jasper que vc chama de template que tem o cabeçalho e o rodapé, tudo padronizadinho e ai, onde seria o corpo do relatório vc chama outros jaspers usando subrelatório, né? Achei legal a idéia, fica sempre padronizado.
Bom, seu problema está que se chama só o template funciona e se chama só o jasper do corpo do relatório tb funciona. Não funciona quando chama os dois juntos. Bem, esse problema é característico quando por algum motivo o relatório principal (o seu template) está deixando de enviar algo necessário ao subrelatorio (seu corpo).
Bem, não entendi direito como vc fez, mas vamos lá, eu faço assim:
- adiciono um component subreport no relatório principal
- vou nas propriedades dele
- na aba subreport, no campo connection/data source expression coloque $P{REPORT_CONNECTION}
- na aba subreport (other), na subreport expression eu passo o caminho do relatório que deverá ser chamado e se tiver algum parâmetro que vc precise passar pro corpo (como algo que possa ser usado nos filtros, etc…) vc passa ali na subreport parameters.
É bem simples e me parece que foi justamente o que vc fez. Eu desconfio que o seu problema esteja no caminho do sub-relatório.
Parece que vc passa isso: $P{SUBREPORT_DIR} + $P{NOMERELATORIO}
Tente colocar isso ai pra imprimir em algum canto do seu relatório template, para que vc possa visualizar se ele está montando o caminho certo.
Bem, tente ai, qq coisa vc grita denovo.
Boa sorte!