iReport - Dificuldades para abrir relatório a partir da classe java

Pessoal, boa tarde.

Sou iniciante em java e desenvolvi um relatório utilizando o iReport para a minha fábrica a partir de uma query em um banco de dados que está configurada no arquivo jasper.

Eu preciso criar uma rotina que abra o relatório dentro de um aplicativo java para enviar o relatório por e-mail em determinados horários para determinados destinos, o que será feito schedulando a tarefa para abrir o aplicativo. Então o aplicativo precisa gerar o .pdf quando aberto e enviar o e-mail, nada mais.

Pesquisei no fórum mas tenho dúvidas e meu código java não funciona (ainda tenho dificuldades com os conceitos básicos da linguagem):

• Será necessário criar uma connectionfactory para passar a conexão com o banco de dados como parâmetro para o jasper, mesmo esta ja estando configurada no momento da criação do relatório dentro do ireport?

Segue o meu código:

/*
 * To change this template, choose Tools | Templates
 * and open the template in the editor.
 */
package relatorio_atrasospedidos;

import java.sql.Connection;
import java.util.HashMap;
import net.sf.jasperreports.engine.JRException;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperExportManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperFillManager;
import net.sf.jasperreports.engine.JasperPrint;

/**
 *
 * @author Fernando
 */
public class Relatorio_AtrasosPedidos {

public JasperPrint gerarRelAtrasos() throws Exception {
        JasperPrint rel = null;
        try {
            String arquivoJasper = "AtrasoPedidos.jasper";
            rel = JasperFillManager.fillReport("AtrasoPedidos.jasper", new HashMap());
            JasperExportManager.exportReportToPdfFile(rel, "Atrasos.pdf");
        } catch (JRException e) {
            e.printStackTrace();
        }
        return rel;
    }

/**
     * @param args the command line arguments
     */
    public static void main(String[] args) {
        // TODO code application logic here