IReport-Imagem no Header e Relatório Complexo

Sou novato com o iReport(usei iText no passado, mas foi só), tó lendo o tutorial do furutani(um tanto antigo), e tenho duas perguntas(uma fácil e
uma complexa) sobre iReport 3.0:

1)Como insiro uma imagem como cabeçalho no iReport(terá cerca de 800x200 ficará no topo do
relatório)?
2)Essa é mais f… é sobre como montar uma pesquisa complexa:

O o usuário digita o número de uma fórmula numa página, meia dúzia de dados, e aperta “gerar Relatório”.No Relatório haverá esses dados digitados, mas os referentes a fórmula digitada buscada no Banco.Mas não são os dados do BD que irão para a tela(a não ser dois únicos campos que vem direto do BD),e sim o resultado do processamento desses dados.Vou dar um exemplo que é melhor:

Exemplo de tabelas:
Formula(id,nome,desc,indices,pesos) e Valor_Indice(id_indice,data,valor)

Exemplo de registros:
Formula(11,“Fórmula do Pão”,"(((0.4*(TrAt/TrAn))+(0.6*(FbAt/FbAn)))-1);",“Tr,Fb”,“0.4,0.6”);

Valor_Indice(“Tr”,01/2001,1.2901);
Valor_Indice(“Tr”,11/2008,9.9113);

Quando uma fórmula é digitada(EX.: 11 do meu post anterior),o sistema localiza o registro dessa fórmula, seleciono o campo índices e pesos da fórmula e localizo esses índices na tabela de valor_indice.
Eu pego as datas inicial e final de pesquisa e seus respectivos valores do campo valor da tabela valor_indice e passo a um método java que divide(o valor na data maior sobre a menor) e multiplica pelo respectivo peso para obter o valor final do índice e passo a outro método, que calcula o valor da fórmula no periodo.