iReport - Percentual em uma Tabela Cruzada (Crosstab)

Olá Pessoal , esse é meu primeiro post … :lol:

Vamos lá… Eu tenho um Relatório que vai ser gerado em Excel , esse relatório esta sendo desenvolvido no iReports , nele contem
um Relatório principal com um sub-relatório , dentro do sub-relatório eu tenho uma Tabela Cruzada ou Crosstab

Agora a minha dificuldade esta sendo gerar um percentual em cima do total(linhas) e do total(colunas) que seria Total_Geral

Será que alguém pode me dar um Help … lembrando que faz uns 15 dias que eu estou mexendo com iReports :slight_smile:

Vlw

Crie uma variável.
O tipo dela deve ser o tipo dos valores que vão ser somados (Variable Class)
Você quer uma soma, então escola “Sum” em Calculation.
Em Variable Expression vc vai colocar a expressão que vai ser usada para obter o valor de cada registro.
Se vc quer somar uma coluna que mostra o campo $F{preco} por exemplo, na Variable Expression vc vai colocar $F{preco}, ou seja, vc quer que some todos os campos preco.

[]´s

Ok david , isso eu já tenho, o total por coluna e o total por linha.
Agora eu preciso inserir uma porcentagem no meu total por coluna .

Imagine o Seguinte Cenário:
Pergunta , Respostas , Curso, Desc_Resposta , Eu tenho o total de Respostas por Curso(linha) e Por Des_Resposta(coluna), e preciso saber quantos responderam tal pergunta em cima do Total Geral de respostas … entendeu :smiley:

Caso sua variável seja integer, vc coloca isso em um campo dinâmico para cada linha da tabela.

100 * $F{quantRespostas}.doubleValue() / $V{total}.doubleValue()

[]´s

Mesmo assim não funciona ela da uma mensagem dizendo que o campo field não pode ser double, e não gera o relatorio … :?:

Estou tentado fazer assim mas ele gera com uns valores nada ver :

Lá onde add novas medidas , criei uma nova e coloquei

($V{PORCENTAGEM_LINHA}.divide( $V{PORCENTAGEM_COLUNA},0,0)).multiply(new BigDecimal(100.0d))

… mas mesmo assim não esta funcionando!!! :frowning:

Bem pessoal depois de muito quebrar a cabeça cheguei nas seguinte conclusões:

- Não é possivel ter um relatorio em excel que te traga um calculo de porcentagem, em cima de um valor total(linhas e colunas) e junto com isso, separar os relatório por abas no excel.

- Na versão 3.0.0 é possivel ter o calculo de porcentagem , lá em add novas medidas ele tem isso pré-definido(bahh) porem
se você assim como eu precisa ter um relatório por aba no excel … esquece essa medida vai dar pau.

- As outras versões 3.7.2 e 3.7.5 , tem todas essas opções (quebrar relatório por aba etc) porem bugam quando insere a medida para calcular a porcentagem.

Ou seja ou funciona uma coisa ou outra.
Caso alguem já tenha conseguido isso postem ai , porque eu (depois de quase 2 semanas quebrando a cabeça) desisti…

Vlw :wink: