Ireport

Boas pessoal,

estou com um problema com o ireport.
Estou a usar o JavaBeans como datasource e quando eu coloco a Factory class; o Static method e selecciono o Array of JavaBeans e pressiono test para testar a comunicação com as minhas classes ele da-me um erro the classPath . alguem aqui ja teve este erro ?

aonde posso configurar o classpath para as minhas classes no ireport ?

Obrigado desde ja !

um amigo me enviou esta ajuda muito boa

Este tutorial tem o objetivo padronizar uma instalação de um J2SDK.

Siga os passos abaixo:

Baixar uma versão do J2SDK
Vá em http://java.sun.com/j2se/1.4/download.html, aconselho baixar a versão mais atual.

Instalar a J2SDK
Dê um duplo clique no arquivo baixado e a instalação terá início. Sugiro instalar a SDK em um diretório padrão, por exemplo X:AplicJavaj2sdk1.4.2_02. Também recomendo evitar espaços nos nomes.

Alguns programas podem apresentar erros, infelizmente não encontrei um padrão, só sei que alguns dão erro. De agora em diante, install_dir será utilizado como referência ao diretório de instalação da j2sdk.

Definir a JAVA_HOME
JAVA_HOME é uma variável de ambiente utilizada por diversos programas para encontrar o diretório onde a jdk foi instalada.
Para instalá-la, faça:
No Win98:
Abra e edite o arquivo autoexec.bat (normalmente em C:) e inclua:
set JAVA_HOME=“install_dir”;

No WinME:
Vá em Executar no Menu Iniciar e execute o seguinte: msconfig
Vá na aba Ambiente e adicione a variável:
JAVA_HOME=“instal_dir”

No Win2k / WinXP:
Clique com o botão direito no ícone Meu Computador, vá em Propriedades, selecione a gua Avançado, clique em Variáveis de Ambiente e adicione uma nova Variável de Sistema denominada JAVA_HOME com o valor “install_dir”

Configurar o Path:
Setar o Path permitirá que tu possas chamar o java a qualquer momento sem ter que especificar o diretório onde o programa está. Ou seja, podes digitar javac Teste.java ao invés de C:AplicJavaj2skd1.4.2_02injavac Teste.java.
Para configurar o Path, faça isso:
Win98:
No autoexec.bat, localize a variável PATH e adicione:
“;install_dirin”

WinME:
Vá em Executar no Menu Iniciar e execute o seguinte: msconfig
Na Aba Ambiente, procure pela variável Path e acrescente:
“;instal_dirin”

Win2k e WinXP:
Clique com o botão direito no ícone Meu Computador, selecione Propriedades, vá na guia Avançado, clique em Variáveis de Ambiente, localize a variável PATH e adicione “;install_dirin”

Não esqueça de incluir o ‘;’, pois ele é utilizado como separador de valores pelo Windows. Isso é válido para todas as versões do Windows.
Detalhes importantes:
Algumas APIs não estão incluídas no J2SE e portanto não estarão nas bibliotecas instaladas com o pacote. Se tu precisares usar algo que não pertença vai ser necessário definir a variável CLASSPATH, que o jdk utiliza para procurar classes que não se encontram em seu diretório padrão. Não esqueça de colocar um .; antes do valor do diretório do pacote .jar, por exemplo:CLASSPATH=".;%CATALINA_HOME%libservlet.jar;", pois isso faz a diferença.
Para criar a variável CLASSPATH, siga os passos:
Win98:
No autoexec.bat, se já existir o CLASSPATH, adicione o diretório onde as classes se situam, se não, inclua a linha:
set CLASSPATH=“diretório do pacote .jar”

WinME:
Vá em Executar no Menu Iniciar e execute o seguinte: msconfig
Na Aba Ambiente, procure pela variável CLASSPATH (crie, se não existir) e inclua o caminho do diretório onde estão os pacotes .jar.

Win2k e WinXP:
Clique com o botão direito no ícone Meu Computador, selecione Propriedades, vá na guia Avançado, clique em Variáveis de Ambiente, localize (crie, se não existir) a variável CLASSPATH e adicione o caminho do diretório onde estão os pacotes .jar.

Vale lembrar que a linguagem Java é Case Sensitive, ou seja, maiúsculas e minúsculas fazem a diferença. Portanto, preste atenção nos nomes e escreva-os corretamente.

Não esqueça de sempre incluir um ; no final das variáveis.

Para testar, abra um console do MS-DOS e teste os comandos “java -version” e “javac -help”. Se ambos funcionarem, as variáveis foram inseridas com sucesso.

Tutorial confeccionado por Renato Pereira Back, utilize e distribua este tutorial o quanto quiser, colabore para a comunidade Java.

Copyright © por Portal Java - A maior comunidade Java do Brasil Todos os direitos reservados.

Publicado em: 2003-12-01 (18202 vizualização(ões))

espero que tenha ajudado
Lindberg