ISO 8583 & jPOS

Alguem tem ou sabe me dizer onde posso encontrar documentação sobre ISO-8583 e jPOS?

Informações sobre o jPos você encontra no próprio site: www.jpos.org

Já sobre a ISO-8583, a última informação que tive sobre isso (há uns bons 5 anos, então pode estar errada) é que pra ter a documentação oficialmente, você tem que pagar. E na época não era barato não.

[quote=fenrir]
Já sobre a ISO-8583, a última informação que tive sobre isso (há uns bons 5 anos, então pode estar errada) é que pra ter a documentação oficialmente, você tem que pagar. E na época não era barato não.[/quote]

Ainda não é, mas normalmente essa informação é solicitada apenas por empresas grandes (se você trabalha em uma empresa grande pode até ser que alguém esteja com uma cópia do standard na gaveta, juntando poeira :stuck_out_tongue: ), por isso eles podem cobrar.
Vá até http://www.iso.ch para solicitar a sua cópia, ou então veja se aquela cópia escaneada que está rodando por aí na Internet não está com páginas (ou mesmo partes) faltando ou erros de OCR.

Sai mais barato você comprar a documentação do jPos.

De qualquer maneira, uma vez eu li a documentação do ISO-8583 e na prática as empresas que adotam esse formato acabam usando várias “extensões” a ele, ou porque os campos predefinidos na documentação não se aplicam ao Brasil, ou então o cara que definiu o formato da mensagem aqui no Brasil não teve acesso ao documento original ou então não entendeu direito as descrições dos campos*, e acabou definindo seus próprios campos.

(* Há muita terminologia financeira que é difícil de entender mesmo.)

Por isso é melhor realmente pegar a documentação do jPOS, já que você na prática vai precisar apenas dos conceitos (mapas de bits e outras coisas), e dos campos que você precisa e que já estão definidos na documentação das empresas que estão trocando informações entre si usando o formato ISO-8583.

E, diga-se de passagem, esses usos do ISO só fazem dar dor de cabeça, nã, era melhor mandar em CSV.

Olá

1. Se o outro lado espera ISO, não é possível mandar CSV

2. A documentação do ISO 8583 é paga e precisa ser comprada no site deles

3. Esta documentação vendida é muito maior do que a normalmente usada no Brasil pelas empresas de cartão de crédito (que usam o chamado ISO Redecard)

4. Quem já usou o JPos, por favor dê aqui suas opiniões sobre ele. Há uns 3 ou 4 anos atrás tentei estudá-lo (sem comprar os Docs) e não fiquei muito feliz.

[]s
Luca

É, só que eles não precisavam usar ISO, usam por costume errado, já que querem usar o formato (que é tosco, perto do que já se pode fazer com XML hoje) inventando um padrão novo pro padrão.

Tô usando aqui e ele resolveu um bocado dos problemas :slight_smile:

Olá

Mas e o legado? O ISO é um formato bem compacto. O problema no Brasil é que seu uso ficou meio bagunçado devido às customizações. Mas o ISO Redecard virou quase um padrão.

Entre servidores já se usa CSV. Um exemplo é o servidor da Netset (empresa que trabalha o Samuel Mota). XML é considerado muito verboso mas apesar disto nós o usamos no Banco Postal entre o cliente Swing e o Servlet. Isto nos deu agilidade de desenvolvimento porque é mais rápido depurar XML do que o ISO 8583 trocado com o switcher (foi preciso construir juma ferramenta só para este fim)

[]s
Luca

Pois é, iso é compacto, mas é também uma penúria :frowning:

Veja se isto ajuda em relação à documentação do jPos:
http://jpos.org/doc/javadoc/index.html

Ola. Estou com jPOS-EE rodando na minha empresa controlando as transações entre os POS e o Autorizador, mas estou com uma dúvida de arquitetura… Eu recebo essas transações por 2 empresas mas não sei qual a melhor forma de tratar como receber. O antigo funcionário desenvolveu que cada empresa tinha uma porta, que acessava apenas 1 canal e depois tratava na minha classe JAVA para autorizar ou não acesso e se iria para o banco novo ou o banco antigo. Pois bem… eu recebi uma tarefa que era decidir qual era a melhor forma de num futuro muito próximo eu ter mais redes recebendo como VISA, MASTER, AMERICA e ETC… Hoje cada um teria uma porta e 1 canal e eu trato na classe JAVA, mas será que é melhor não seria tratar essas autorizações nos canais? Eu vi que no JPOS ele tem esses canais, mas estou aprendendo como manipulá-los mas eu tenho rede própria e redes que não existem canais no jpos então tenho que implementar esses canais… Se alguém puder me ajudar na parte da arquitetura e na parte de onde estudar aprender a controlar e implementar os canais vou ficar muito agradecido… Estou com a documentação original do JPOS 1.6.7 e uso o JPOS 1.7.0 que suporta todas minhas necessidades.