Isso serve pra que?

Colegas, desculpem pela ignorancia.

Mas pedi para o NetBeans criar uma “Classe de entidade de banco de dados” para economizar digitação, esperava que ele iria gerar uma classe baseada na tabela que eu selecionei e gerar todos os getters e setters necessários, isso realmente aconteceu como esperado ! Beleza !

No entanto, ao declarar cada um dos atributos aparece o seguinte:

    @Id
    @Column(name = "mo_moID", nullable = false)
    private Integer momoID;

Alguém sabe me dizer o que são essas linhas começando com @ e qual a utilidade ?

Obrigado.

[]s

Hibernate Annotations
@Id mostra que o atributo vai ser um campo id no banco
@Column name(nome da coluna no banco)nullable(se pode ser null ou não)

Mark_Ameba

Obrigado pela explicação… se puder responder mais uma: como eu não conheço e não uso Annotations, poderia tirar isso da minha classe ?

Ou melhor, se eu criar a mesma classe na mão e consequentemente sem essas linhas, tudo funcionará normalmente ?

Obrigado.

[]s

Boa noite, se você não estiver usando hibernate annotations para salvar no banco de dados pode tirar, você vai usar o que para persistir ?

[]'s

Estou fazendo tudo na unha mesmo… ou melhor quase tudo, porque estou usanto o NetBeans principalmente para criar as interfaces gráficas.

Não sei como chamar isso… mas, no ponto que estou, criei uma classe UsuarioDAO que faz a persistência.

Nessa classe tenho métodos como esse:

    public static void insereUsuario(Usuario user){
        try {
            conecta();  
            stp = conn.prepareStatement("Insert into Usuario values(? , ?, ?, ?, ?)");
            
            stp.setString(1,null);
            stp.setString(2, user.getUsusLogin());
            stp.setString(3, user.getUsusPassword());
            stp.setString(4, user.getUsusNome());
            stp.setString(5, String.valueOf(user.getUspeId().getPepeID()));
            
            stp.executeUpdate();
            conn.commit();
            
        } catch (SQLException ex) {
            try {
                conn.rollback();
            } catch (SQLException e) {
                e.printStackTrace();
            }
            ex.printStackTrace();
        }
    }

Que por exemplo inclui um registro novo na tabela.

Existem outros métodos nessa classe para fazer update e delete, outro que retorna um List de Usuarios e outro que localiza um único usuário, esses dois ultimos através de Select…
Ou seja, nessa classe estão meus SQL´s.

Inclusive postei uma outra dúvida, mas não obtive resposta então se puder me ajudar: é sobre a parte onde coloquei o rollback, tive que colocar entre try/catch, senão não compilava, eu fiz certo ou tem outra maneira pra fazer isso ? Lembrando que preciso utilizar a conexão com setautocommit(false).

Obrigado.

[]s

cara que estranho porque eu tenho um exemplo aqui de rollback e não precisei colocar em um try catch não… verifica se você etá importando o Connection de java.sql…

[]'s

O cara me desculpa tem que fazer o try catch sim, eu nao reparei meu método está lançando para cima a exceção você está certo…
pode fzer o try catch sim

editado****

a outra maneira sem otry catch seria lançar a exceção no método tipo:

public static void insereUsuario(Usuario user) throws SQLException{
}

[]'s

Zeed01

Porque você não aproveita, e aprende a utilizar o hibernate.
Seria bem interessante.

Assim vc não vai chegar muito longe, amigo…

Que eu saiba, versão 5.5.1 e 6.0, n sei das outras, e n precisa instalar plugin.

:thumbup:

[quote=berdamc]Já sei usar o hibernate, só n quero ficar criando coisa que podem ser criadas automaticamente.
Pra que criar a roda.

Além do mais vc não respondeu a minha pergunta.[/quote]
1 - Não respondi sua pergunta porque não uso Netbeans.
2 - Não respondi sua pergunta porque o post não foi pra você. Se você ler bem vai ver que a primeira linha diz Zeed01, e pelos outros post dele, da pra perceber que ELE não conhece hibernate. :shock:

Galera, o primeiro carinha ali que postou falou que ele criou a classe de entidade do banco de dados pelo prórpio netbeans.

Vcs lembram que versão que faz isso, e se é preciso instalar algum plugin, ou isto é padrão do netbeans???

Já sei usar o hibernate, só n quero ficar criando coisa que podem ser criadas automaticamente.
Pra que criar a roda.

Além do mais vc não respondeu a minha pergunta.