Ita

Então pessoal, fiquei 2 dias inteiros pesquisando sobre diversas coisas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, sei que dá pra mim entrar lá como civil, então, eu ainda tenho 14 anos, mas pretendo começar a estudar forçado até meus 17 anos para entrar nessa escola, para fazer Engenharia da computação, se eu não conseguir passar pretendo fazer Sistemas de informação na USP, Unicamp, Unesp, Unifesp ou Ufscar.

Então pessoal, queria recomendações de livros para esse vestibular, livros de exatas principalmente, livros de português e inglês também ajudaram bastante.

[]'s,
Nicolas_f.

[quote=Nicolas_f]Então pessoal, fiquei 2 dias inteiros pesquisando sobre diversas coisas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, sei que dá pra mim entrar lá como civil, então, eu ainda tenho 14 anos, mas pretendo começar a estudar forçado até meus 17 anos para entrar nessa escola, para fazer Engenharia da computação, se eu não conseguir passar pretendo fazer Sistemas de informação na USP, Unicamp, Unesp, Unifesp ou Ufscar.

Então pessoal, queria recomendações de livros para esse vestibular, livros de exatas principalmente, livros de português e inglês também ajudaram bastante.

[]'s,
Nicolas_f.[/quote]

Independente de por onde estudar, pegue as provas de anos anteriores para resolver! Essa é uma grande dica!

[quote=Guerr@][quote=Nicolas_f]Então pessoal, fiquei 2 dias inteiros pesquisando sobre diversas coisas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, sei que dá pra mim entrar lá como civil, então, eu ainda tenho 14 anos, mas pretendo começar a estudar forçado até meus 17 anos para entrar nessa escola, para fazer Engenharia da computação, se eu não conseguir passar pretendo fazer Sistemas de informação na USP, Unicamp, Unesp, Unifesp ou Ufscar.

[]'s,
Nicolas_f.[/quote]

Independente de por onde estudar, pegue as provas de anos anteriores para resolver! Essa é uma grande dica![/quote]

@Guerr@

Sei disso, mas eu não sei quais livros estudar, pois não tenho muitas pessoas próximas a mim para me recomendarem livros de boa qualidade para esse vestibular, se você souber alguns livros de exatas e de português para me recomendar, ficarei grato.

Para matemática eu recomendo a coleção “Fundamentos de Matemática Elementar”. Para química eu Recomendo a coleção do Autor Ricardo Feltre. Recomendo também que aprenda cálculo diferencial e integral, pelo menos o básico, pois este é de grande ajuda nas provas.
Abraço e bons estudos

@matheuslmota

Obrigado pelas recomendações.

Talvez ajude.

Além do estudo tradicional, recomendo que vá conhecer o curso “Matemática Aplicada à Vida” do Professor Aguinaldo Prandini Ricieri (ITA).

Tem gente que torce o nariz para o curso dele, mas como eu já terminei esse curso posso dar o meu testemunho dizendo que a viagem vale a pena. O curso é uma viagem no tempo e provê um aprendizado denso, muito denso. É diversão garantida.

Mesmo que não possa fazer o curso oficial ou não seja interessante pra você nesse momento (os dois primeiros módulos abordam Cálculo Diferencial, Integral e Variacional), atualmente há módulos intermediários que abordam a Matemática dos vestibulares, revisão de Cálculo Diferencial e Integral para os alunos que não frequentam o curso oficial e são destinado a alunos de faculdade que estão acabando com os nervos. É muito divertido e tenha certeza de que você aprenderá muitas coisas interessantes por lá.

Normalmente esses cursos intermediários são ministrados em 05 sábados ou 05 domingos e custam por volta de R$300,00. Os módulos do curso oficial estão saindo por volta de R$1300,00.

Para melhorar a explicação, segue um descritivo que fiz há muito tempo (não oficial, mas tem outras coisas por lá. É difícil arrumar tempo para escrever algo por lá, os blogueiros que me desculpem).

http://www.zanata.inf.br/index.php?option=com_content&view=article&id=131:horarios-de-palestras-e-cursos&catid=47:miscelanea&Itemid=58

Outra coisa, siga o conselho dos colegas acima.

O Eduardo Guerra é formado pelo ITA e sabe o que está dizendo (sabemos disso pois isso consta de todas as revistas Mundo J).

Eu não tive a oportunidade de frequentar uma Universidade pública como os nossos colegas, mas acabei com a minha frustração ao participar do curso que mencionei e, estando ao lado de ex-alunos de renomadas universidades que se impressionavam a cada aula, acabei percebendo que estava em boas mãos.

Aos 14 anos de idade, pare, respire e aja com calma. Nada de se aforbar e estude sem ansiedade. Você tem tudo para conseguir alcançar esse objetivo. Só vai com calma.

Boa sorte!

@zanata

Obrigado mesmo pela resposta, gostei muito.

Também não comentaram o óbvio: fazer uma curso especializado para ITA. No RJ existe o Roquete, Ponto de Ensino e Elite. Alias, existe Elite em vários lugares. SP e São José dos Campos tem o Poliedro. No Ceará tem o Farias Brito e etc. O que o Guerra comentou é importante, estudar as provas antigas. Não existem livros específicos para as provas. O segredo é estudar os conceitos em alguns livros e depois exercitar bastante. Por isso as provas antigas são uma boa. A prova do ITA é igual correr uma maratona, vc tem que treinar muito, fazendo muito exercicio, de forma que na hora da prova, é provável que vc já conheça os exercícios ou já tenho feito alguns muito parecido. Se na hora da prova vc tiver que pensar em como resolver a questão, não da tempo para fazer ela toda. Vc tem que fazer as questões quase que por reflexo condicionado. Então é assim que todos os cursinho especializados trabalham.

Dicas de livros de matemática que acho bons são os livro do Iezzi. Em cada volume ele aborda um tema de matemática e possui vários exercícios, acho que inclusive ele coloca as resoluções. Me lembro que para física tinha na época de curso um livro russo com uns problemas cabeludos também, acho que o autor é o Timochenko. Os livros do Iezzi vc encontra fácil nos sebos da vida.

Bons estudos.

É virtualmente impossível entrar no ITA sem fazer um desses cursos especializados. Além disso, um bom colégio ajuda demais.

Um colega meu é formado lá mas só entrou lá porque fez um desses cursos (na verdade foi ministrado pelo próprio colégio, que no ano dele conseguiu emplacar uns 15 aprovados), e obviamente, tinha muita vontade de estudar, tal como você provavelmente deve ter.
(Não se esqueça que a lingua portuguesa tem bastante peso nesse vestibular, mas a parte de gramática se não me engano - então acho que há umas duas ou três coisinhas erradas no seu post - parece ser uma vírgula a mais :slight_smile: , dá ainda tempo de consertar :slight_smile: ) Mas obviamente você tem de aprender muito bem física, matemática, química e outras coisas.

Olhe provas de concursos passados e suas respectivas resoluções. Você vai ver que há muita coisa que você realmente não vai aprender no ensino médio (porque não estão mesmo no currículo oficial), então você precisa aprender por conta mesmo.

Põe maratona nisso. As provas deixam você moído (obviamente, se você está no nível necessário para poder passar, ou pelo menos na lista de espera. - se você não sabe nada, você só fica esperando bater o horário para poder ir embora.). Portanto, é necessário:
a) Ser esforçado e fazer muitos exercícios,
e
b) Ser suficientemente inteligente e criativo para conseguir resolver alguns exercícios que aparecem e que você não treinou.

A parte b) é uma questão pessoal (nem todo mundo nasceu com a estrela), então concentre-se na parte a), que com isso é possível lidar com bastante esforço.

(Em particular ele conheceu muita gente que tinha problema com a parte a) - a do esforço - e que não conseguiu se adaptar ao primeiro e segundo anos, porque esses anos costumam ser meio tediosos para esse pessoal muito inteligente. )

Então vamos ser futuros colegas no ITA! E vc será meu bixo (devido aos dois anos de diferença, tenho 16)! hehe

Antes que me entenda mal, bixo é a denominação que eles dão aos calouros.

Também estou estudando que nem um cavalo para o Vestibular do ITA. Sim, estou estudando e muito nas férias, principalmente nos finais de semana, apesar de ainda estar trabalhando na parte da manhã.

Até pensei em não lhe passar as dicas que vou dar agora, pelo fato de arranjar mais concorrente, mas acho que não é dessa maneira que se evolui.

Bom, lhe mandarei MP (agora sairei), indicando os sites que uso, material que comprei, e tudo mais, sendo suficiente para se preparar para o ITA/IME/EN/AFA/Olimpiadas, etc. Basta ter tempo, dinheiro para comprar alguns livros, vontade e determinação.

E aconselho que dê uma lida nesse tópico que criei:

Obrigado a todos.

Se for possível, gostaria de mais recomendações.

[quote=zanata]Talvez ajude.

Além do estudo tradicional, recomendo que vá conhecer o curso “Matemática Aplicada à Vida” do Professor Aguinaldo Prandini Ricieri (ITA).

Tem gente que torce o nariz para o curso dele, mas como eu já terminei esse curso posso dar o meu testemunho dizendo que a viagem vale a pena. O curso é uma viagem no tempo e provê um aprendizado denso, muito denso. É diversão garantida.

Mesmo que não possa fazer o curso oficial ou não seja interessante pra você nesse momento (os dois primeiros módulos abordam Cálculo Diferencial, Integral e Variacional), atualmente há módulos intermediários que abordam a Matemática dos vestibulares, revisão de Cálculo Diferencial e Integral para os alunos que não frequentam o curso oficial e são destinado a alunos de faculdade que estão acabando com os nervos. É muito divertido e tenha certeza de que você aprenderá muitas coisas interessantes por lá.

Normalmente esses cursos intermediários são ministrados em 05 sábados ou 05 domingos e custam por volta de R$300,00. Os módulos do curso oficial estão saindo por volta de R$1300,00.

Para melhorar a explicação, segue um descritivo que fiz há muito tempo (não oficial, mas tem outras coisas por lá. É difícil arrumar tempo para escrever algo por lá, os blogueiros que me desculpem).

http://www.zanata.inf.br/index.php?option=com_content&view=article&id=131:horarios-de-palestras-e-cursos&catid=47:miscelanea&Itemid=58

Outra coisa, siga o conselho dos colegas acima.

O Eduardo Guerra é formado pelo ITA e sabe o que está dizendo (sabemos disso pois isso consta de todas as revistas Mundo J).

Eu não tive a oportunidade de frequentar uma Universidade pública como os nossos colegas, mas acabei com a minha frustração ao participar do curso que mencionei e, estando ao lado de ex-alunos de renomadas universidades que se impressionavam a cada aula, acabei percebendo que estava em boas mãos.

Aos 14 anos de idade, pare, respire e aja com calma. Nada de se aforbar e estude sem ansiedade. Você tem tudo para conseguir alcançar esse objetivo. Só vai com calma.

Boa sorte!

[/quote]

Muito interessante, vou começar engenharia agora e estou com muito temor de não conseguir acompanhar a molecada vindo agora do colegial + ritmo de vestibular, etc…pq eu me formei no ensino médio em 2002 e estudando em escola pública a noite, ou seja, de ensino não tinha nada.

Apesar disso sempre fui bom aluno, cheguei a estudar para escolas militares e obtive nota de aprovação para a EPCAR, mas não fiquei entre as 70 vagas destinadas para aquele ano (2003) fiz um Senai de eletrônica também, apesar de não lembrar de mais nada, acredito que facilite um pouco quando a memória reativar aquela informação.

A questão é que para encarar um curso desses tem que ter base, por mais que eu esteja fora de forma, tendo a base, com algum estudo as coisas vão voltando, para isso um curso auxiliar como esse seria de grande valia.

Sabe se tem algum começando por agora amigo? Os cursos são em SP né?

Eu passei um monte de material/links/dicas de livros destinados a vestibulares militares e olimpíadas para o Nicolas_f. Se alguem estiver interessado, manda MP.

Valeu Luiz.

[quote=Nicolas_f]Valeu Luiz.
[/quote]

Não faça engenharia da computação ou ciências da computação, faça física , matemática, engenharia-elétrica ou administração mas se quiser depois faça uma pós-graduação, lhe garanto que vai se dar bem melhor, isso vai lhe dar base para seguir na área sobre qualquer situação.

Olá …
vou fazer a prova do ita esse ano ainda to meio perdida mais já começei a fazer provas antigas
será q seria possivel me mandar esses materiais tbm ? obg

tem um amigo meu q faz curso no Poliedro à quase dois anos ja ra entrar em Engenharia da computação… tem q estudar mesmo, é só ver na página de aprovados deles, de mil o poucos inscritos, são cento e alguma coisa selecionados (desculpe pela falta de numeros exatos)

[quote=Marcelo Lauter][quote=Nicolas_f]Valeu Luiz.
[/quote]

Não faça engenharia da computação ou ciências da computação, faça física , matemática, engenharia-elétrica ou administração mas se quiser depois faça uma pós-graduação, lhe garanto que vai se dar bem melhor, isso vai lhe dar base para seguir na área sobre qualquer situação.

[/quote]

Sem querer trollar, mas que garantia é essa? Vem da onde?
Quer dizer que o cara faz ITA, a melhor engenharia do hemisfério sul, 5 anos ralando, e sai sem base?

Quanto ao tópico, não existe mesmo passar sem Poliedro, Etapa, Elite ou afins. Só se for muito gênio… Poliedro aprova por volta de 40 por ano aqui em SJC.