[quote=zanata]Talvez ajude.
Além do estudo tradicional, recomendo que vá conhecer o curso “Matemática Aplicada à Vida” do Professor Aguinaldo Prandini Ricieri (ITA).
Tem gente que torce o nariz para o curso dele, mas como eu já terminei esse curso posso dar o meu testemunho dizendo que a viagem vale a pena. O curso é uma viagem no tempo e provê um aprendizado denso, muito denso. É diversão garantida.
Mesmo que não possa fazer o curso oficial ou não seja interessante pra você nesse momento (os dois primeiros módulos abordam Cálculo Diferencial, Integral e Variacional), atualmente há módulos intermediários que abordam a Matemática dos vestibulares, revisão de Cálculo Diferencial e Integral para os alunos que não frequentam o curso oficial e são destinado a alunos de faculdade que estão acabando com os nervos. É muito divertido e tenha certeza de que você aprenderá muitas coisas interessantes por lá.
Normalmente esses cursos intermediários são ministrados em 05 sábados ou 05 domingos e custam por volta de R$300,00. Os módulos do curso oficial estão saindo por volta de R$1300,00.
Para melhorar a explicação, segue um descritivo que fiz há muito tempo (não oficial, mas tem outras coisas por lá. É difícil arrumar tempo para escrever algo por lá, os blogueiros que me desculpem).
http://www.zanata.inf.br/index.php?option=com_content&view=article&id=131:horarios-de-palestras-e-cursos&catid=47:miscelanea&Itemid=58
Outra coisa, siga o conselho dos colegas acima.
O Eduardo Guerra é formado pelo ITA e sabe o que está dizendo (sabemos disso pois isso consta de todas as revistas Mundo J).
Eu não tive a oportunidade de frequentar uma Universidade pública como os nossos colegas, mas acabei com a minha frustração ao participar do curso que mencionei e, estando ao lado de ex-alunos de renomadas universidades que se impressionavam a cada aula, acabei percebendo que estava em boas mãos.
Aos 14 anos de idade, pare, respire e aja com calma. Nada de se aforbar e estude sem ansiedade. Você tem tudo para conseguir alcançar esse objetivo. Só vai com calma.
Boa sorte!
[/quote]
Muito interessante, vou começar engenharia agora e estou com muito temor de não conseguir acompanhar a molecada vindo agora do colegial + ritmo de vestibular, etc…pq eu me formei no ensino médio em 2002 e estudando em escola pública a noite, ou seja, de ensino não tinha nada.
Apesar disso sempre fui bom aluno, cheguei a estudar para escolas militares e obtive nota de aprovação para a EPCAR, mas não fiquei entre as 70 vagas destinadas para aquele ano (2003) fiz um Senai de eletrônica também, apesar de não lembrar de mais nada, acredito que facilite um pouco quando a memória reativar aquela informação.
A questão é que para encarar um curso desses tem que ter base, por mais que eu esteja fora de forma, tendo a base, com algum estudo as coisas vão voltando, para isso um curso auxiliar como esse seria de grande valia.
Sabe se tem algum começando por agora amigo? Os cursos são em SP né?