Estou me preparando ITIL v3.
Alguém conhece um bom material de estudos sobre o assunto?
tbm queria saber sobre cursos e provas em Goiânia.
Estou com um pouco de dificuldades. O conteúdo é denso. Se algum tiver dicas sobre as metodologias de estudo, serão bem vindas.
[quote=misterzire]Eu matriculei no www.tiexames.com.br .
Baixa a aula gratis e avalie se vale a pena pagar pelo curso.
[/quote]
bem interessante. Vou fazer o que sugeriu.
Olhem só… tenho anos de experiência com tecnologias, mas somente agora tenho buscado sobre certificações.
Estamos vivendo um boom de “manuais e certificações de boas práticas” tais como:
COBIT : boas práticas para governança empresarial voltadas à TI
ITIL : boas práticas para a definição de processos dentro do departamento de TI
CMMI : boas práticas para diagnosticar níveis de maturidade em processos ou áreas trabalho
PMBOK : boas praticas para gerenciamento de projetos
Existe algum manual orientado à testes?
Fiquei nessa dúvida e acho que isso seria bem difícil de se produzir tendo em vista que para cada segmentação do ciclo de vida de software podem ter métodos diferentes de produção, mesmo seguindo o ITIL, que poderiam dificultar estabelecer um padrão absoluto de testes.
Estou com um pouco de dificuldades. O conteúdo é denso. Se algum tiver dicas sobre as metodologias de estudo, serão bem vindas.
[/quote]
Tem essa apostila produzida pela Escola Superior de Redes que aborda ITILv3:
[/quote]
Em Goiânia não conheço. Em junho deste ano eu fiz o preparatório para certificação ITIL na BlueStar. Só não posso dizer que foi excelente, mas foi legal a troca de experiências e suficiente para que eu acertasse 35 de 40 questões no exame Foundation.
Luiz, o exame é muito tranquilo, eu acho que o treinamento é um investimento desnecessário, tendo em vista a dificuldade da prova. Quando eu fiz essa prova, tinha 19 anos e acertei 95% das questões. A versão que fiz foi a v2.
Vou além: não sei qual é o seu objetivo em relação ao ITIL, mas muito cuidado com todos esses manuais de boas práticas. Na minha pouca experiência, vi muitos problemas na adoção desses frameworks, somente por serem considerados “boas práticas”.
Tome cuidado e pondere sempre antes de implementar algo desse tipo, seja na sua equipe, seja em algum cliente.
[quote=Vina]Luiz, o exame é muito tranquilo, eu acho que o treinamento é um investimento desnecessário, tendo em vista a dificuldade da prova. Quando eu fiz essa prova, tinha 19 anos e acertei 95% das questões. A versão que fiz foi a v2.
Vou além: não sei qual é o seu objetivo em relação ao ITIL, mas muito cuidado com todos esses manuais de boas práticas. Na minha pouca experiência, vi muitos problemas na adoção desses frameworks, somente por serem considerados “boas práticas”.
Tome cuidado e pondere sempre antes de implementar algo desse tipo, seja na sua equipe, seja em algum cliente.[/quote]
Entendo.
Eu fiz computação, mas não vi com tantos detalhes.
eu leio e releio, e até entendo, mas quanto aos nomes dos metodos, funções e processos…
eu to apanhando a beça.
Luiz, ITIL não tem nada a ver com a Ciência da Computação. Ela aborda a gerência de recursos de TI, então os assuntos abordados são muito mais próximos da Administração. Inclusive, em muitas empresas que adotaram esse framework, os papéis de gerentes são para pessoas com graduação ou pós graduação em Administração.
[quote=Vina][quote=Luiz Augusto Prado]
Entendo.
Eu fiz computação, mas não vi com tantos detalhes.
eu leio e releio, e até entendo, mas quanto aos nomes dos metodos, funções e processos…
eu to apanhando a beça.
[/quote]
Luiz, ITIL não tem nada a ver com a Ciência da Computação. Ela aborda a gerência de recursos de TI, então os assuntos abordados são muito mais próximos da Administração. Inclusive, em muitas empresas que adotaram esse framework, os papéis de gerentes são para pessoas com graduação ou pós graduação em Administração.[/quote]
A Gestão Empresarial era uma das disciplinas da CC (vista como um todo). A ITIL é para os serviços que a IT oferece. Algo abstrato e específico, mas parece seguir uma lógica semelhante.