J2EE pode ter interface gráfica (GUI) não Web (JSP)?

Olá para todos.

Bom, até agora, todos os trabalhos que fiz em java foram sistemas para Intranet com interface Web em J2EE.

Tenho uma dúvida de iniciante:

É possível ter uma interface não Web, ou seja, com janelas e forms rodando na máquina cliente (acho que isso se chama GUI) e acessando o servidor? Poderia continuar utilizando EJBs e Servlets no Servidor, e só trocar os JSPs pelo aplicativo com interface gráfica?

Caso isso seja impossível, por acaso só é possível utilizar janelas e forms em sistemas em J2SE (Standard Edition)?

Esse negócio de J2SE e J2EE me confundiu pra caramba.
Conto com a ajuda de vocês.

Perfeitamente.
O J2EE emgloba toda a parte de J2SE e incorpora mais algumas outras coisas.
Sobre utilizar EJB e Servlets eu não posso te responder com muita propriedade.

Teoricamente e resumidamente:
“sim, neste caso seu ServiceLocator (que retorna o a interface Local do EJB) deve ser configurado para acessar JNDI que irá localizar o container EJB que contém as implementações da regra de negocio. A partir daí é só usar em qualquer classe java o ServiceLocator obtendo a classe de implementacao e utilizando-a normalmente.”

mas já aviso, dá um trabalho fud*** configurar tudo isso aí… principalmente se o cara não tem mta pratica… (q infelizmente é o meu caso)

Muita prática…

…não é o meu caso também, hehehe!

Nesse caso, eu não tenho como criar as janelas e forms na IDE J2EE (por exemplo o WSAD), eu teria que criar as janelas e forms por fora, com outra IDE que permita isso? Seriam como dois sistemas distintos, um no servidor e outro no cliente que acessa o do servidor? Porque no caso de um sistema Web é um sistema só, tanto as regras de negócio quanto as páginas JSP que abrem nas máquinas cliente.

Na arquitetura WEB isso é possível pois o serviço web está disponivel em uma máquina que é acessada pelo cliente através do browser.

Tanto as paginas, como os Beans ficam no servidor web.

come on pessoal… isso é só MVC… :yhum:

Desculpe a ignorancia mais :
O QUE É MVC ?

MVC seria uma espécie de arquitetura em camadas.

Arquitetura MVC = Model View Controller

Com q ferramenta/padrão vc implementaria o controle?

De que modo você faria a conexão da View (em JavaDesktop) com o Controlador?

O conceito de MVC é simples quando tudo está no mesmo lugar e pode ser acessado por referencia simples, num sistema distribuido serializado complica um pouco…

Com q ferramenta/padrão vc implementaria o controle?

De que modo você faria a conexão da View (em JavaDesktop) com o Controlador?

O conceito de MVC é simples quando tudo está no mesmo lugar e pode ser acessado por referencia simples, num sistema distribuido serializado complica um pouco…[/quote]

ahm… enjoy:

http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=MVC+tutorial&meta=

hehe, 103.000 tutoriais encontrados :slight_smile:

eu refinei um pouco a busca
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=MVC+tutorial+java+-web&btnG=Pesquisar&meta=

retornaram somente 5.620… qdo vc exclui ‘web’ fica um pouco mais complicado… concorda?